Mensagens temporárias no WhatsApp; saiba como habilitar o recurso

O novo recurso chegará em breve para os brasileiros; veja como ele funciona

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

O WhatsApp implementou o recurso de mensagens temporárias, função bem interessante e que já é conhecido por quem também usa o Telegram. Como o próprio nome já diz, as mensagens possuirão uma “data de validade” e serão automaticamente deletadas após sete dias, caso o usuário ative a função.

O novo recurso só estará disponível no fim de novembro, mas o próprio WhatsApp já esclareceu algumas dúvidas e até mostrou como será possível ativar o recurso em celulares com Android e iOS.

No fim de novembro a função estará disponível para os brasileiros (Foto: Divulgação/WhatsApp)
No fim de novembro a função estará disponível para os brasileiros (Foto: Divulgação/WhatsApp)

Como funcionam as mensagens temporárias

As mensagens temporárias precisam ser ativadas para cada contato em específico, isso evita que você tenha mensagens deletadas em conversas que não queria que isso acontecesse. Também é possível ativar o recurso em grupos, mas isso só poderá ser feito pelos administradores.

Todas as mensagens enviadas antes da função ser ativada não serão deletadas. Mesmo que o usuário não abra o WhatsApp durante os sete dias, as mensagens serão deletadas se o recurso tiver sido ativado, mas uma pré-visualização delas pode continuar disponível nas notificações do celular, até que o aplicativo seja aberto.

Respostas a mensagens temporárias não são deletadas após os sete dias. As mensagens temporárias podem ser encaminhadas para outras conversas, mas não serão deletadas da conversa em questão. Backups salvam as mensagens temporárias, mas elas são automaticamente deletadas quando eles são restaurados.

Mensagens com arquivos em mídia também são deletadas normalmente, mas se o download automático estiver ativado, o arquivo de mídia continuará na memória do seu celular.

Como ativar as mensagens temporárias

Como dissemos, o recurso só deverá chegar no fim de novembro aqui no Brasil. Para ativá-lo é bem simples: o usuário só precisa abrir a conversa do contato em questão, clicar em seu nome e selecionar a opção “Mensagens temporárias”, ativando ou desativando o recurso.

A função também pode ser ativada por WhatsApp Web da mesma forma. Veja abaixo um vídeo (em inglês) de como ativar o recurso, que funciona para Android e iOS.

É válido lembrar que você não precisará fazer nada para receber o recurso no seu WhatsApp, pois as próprias atualizações automáticas do aplicativo já cuidarão de implementar a função.

Leia também: Celular para jogar Among Us: 5 modelos baratos que rodam o game