MeWe: o que é e como funciona a rede social que preserva seus dados

A MeWe não armazena nem divulga informações pessoais e não exibe anúncios. Saiba como ela funciona e conheça produtos para usá-la

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Estar na internet é estar exposto? A MeWe é uma rede social que veio para contrariar essa ideia. Descrita como a rede "anti-Facebook", a MeWe não acessa nem compartilha as informações privadas dos usuários. Em sua política de privacidade, ela afirma que não usa tecnologia de reconhecimento facial. A plataforma também não funciona com algoritmos que comandam a distribuição de conteúdo.

Outro diferencial é que a interface da MeWe não apresenta banners, anúncios ou propagandas de produtos. Com esse posicionamento, a rede estadounidense criada em 2012 tem chamado a atenção da mídia e ganhado novos usuários, que querem ter mais controle sobre os conteúdos que compartilham e consomem.

Você deve estar se perguntando: como assim? Como essa empresa fatura? E como funciona essa rede? Nesse artigo, você vai ler os seguintes tópicos sobre a MeWe. Caso queira seguir direto para um deles, basta clicar no link correspondente. No fim do texto, vamos indicar celulares e tablets para usar a plataforma!

  • MeWe: o que é?
  • Usando a MeWe: do download a outros recursos
  • MeWe x Facebook: principais diferenças
  • Celulares e tablets para usar a MeWe

MeWe: o que é?

Ícone da MeWe para download na biblioteca de aplicativos do celular.
A MeWe é uma rede social gratuita que promete preservar os dados dos usuários e não exibir anúncios (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A MeWe é uma rede social gratuita criada nos Estados Unidos em 2012, que garante não acessar as informações pessoais dos usuários e nem exibir anúncios. A proposta de interatividade é semelhante à do Facebook, mas a MeWe se posiciona como oposição à rede de Mark Zuckerberg. Com uma política de preservação dos dados dos usuários, a MeWe se declara a nova geração das redes sociais.

E a filosofia está conquistando o público. Após denúncias de violação de privacidade, interferência em processos eleitorais e censura de conteúdos por parte do Facebook, a MeWe está ganhando usuários preocupados com a segurança e a liberdade de consumo de informação.

Valores da MeWe

  • Declaração de direitos de privacidade clara e simples
  • Oposição à prática de monitoramento de dados adotada pela concorrência
  • Zelo pela segurança da informação dos usuários
  • Não adoção de recursos de reconhecimento facial
  • Disseminação orgânica do conteúdo publicado, sem interferência de algoritmos
  • Exposição do conteúdo em ordem cronológica
  • Não exibição de anúncios
  • Lucro proveniente da compra de serviços adicionais da plataforma, como a versão Pro do MeWe

Usando a MeWe

Como baixar MeWe

A MeWe chegou ao Brasil e 2016 e está disponível para download nas lojas dos sistemas iOS e Android. O processo para baixar o aplicativo da rede é simples:

  • Passo 1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular - App Store para iPhone e Play Store para celulares Android
  • Passo 2. Busque por "MeWe Network" e clique no primeiro resultado
  • Passo 3. Clique em "instalar", "obter" ou "download"
Print da MeWe para download na Google Play Store, a biblioteca de aplicativos.
O MeWe está disponível para download na App Store e na Play Store (Foto: Reprodução/Google)

Como acessar a MeWe pelo navegador

Print da tela inicial da MeWe no navegador do desktop.
Para usar a MeWe pelo navegador, basta acessar o site mewe.com (Reprodução/MeWe)

É só abrir o seu navegador e acessar mewe.com. Se já tiver um perfil na rede, clique em "login de membro". Se não, leia o tópico a seguir: vamos te ensinar a criar seu perfil na MeWe.

Como criar um perfil na MeWe

  • Passo 1. Acesse o MeWe.com ou abra o aplicativo baixado no celular. Preencha os campos com seu nome, sobrenome e um endereço de e-mail, para o qual a rede vai enviar uma mensagem de verificação.
  • Passo 2. Acesse o e-mail, abra a mensagem do MeWe e dê confirmação solicitada.
  • Passo 3. Em seguida, faça login para começar a usar a rede.
  • Passo 4. Ao se inscrever, a rede pede autorização para usar as agendas de contatos vinculadas ao e-mail ou ao número do celular.
  • A plataforma oferece a possibilidade de convidar amigos para a rede ou buscar usuários entre seus contatos
Print da tela inicial da MeWe para desktop, com um retângulo vermelho destacando a área para criar o perfil do usuário.
A MeWe solicita poucas informações para criar seu perfil (Foto: Reprodução/MeWe)
Print da busca por contatos na MeWe.
A MeWe pede permissão para convidar seus contatos do e-mail ou do celular para a rede (Foto: Reprodução/MeWe)

Configurando seu perfil da MeWe

Clique no botão redondo com sua inicial no canto superior direito para abrir um menu. A partir dele, você poderá executar ações como selecionar uma imagem de perfil.

Print do menu da MeWe com as opções "Meu perfil" e "Configurações" destacadas em vermelho.
Acessando o menu de configurações do perfil da MeWe, você pode selecionar preferências de privacidade e de conteúdo do feed (Foto: Reprodução/MeWe)

Clicando em "Configurações", você poderá selecionar:

  • suas opções de privacidade;
  • visibilidade dos contatos;
  • e quem pode ou não enviar convites e mensagens.

Você também poderá selecionar "Preferências do feed" e definir quais publicações e comentários devem estar fixados no topo do feed. Essas configurações funcionam de maneira semelhante no Facebook.

Principais recursos da MeWe

As possibilidades de uso da MeWe são semelhantes às do Facebook, como seguir páginas e pessoas, bloquear contatos e definir quem pode visualizar suas publicações. Ao criar uma conta, o usuário pode restringir os contatos que visualizam suas publicações em “Meus Contatos” - “Close Friends” (amigos próximos), ou optar por publicações abertas.

A MeWe dispõe dos mesmos recursos de mídia do Facebook: você pode postar textos, fotos, vídeos, GIFs, enquetes e até mensagens de voz. O maior diferencial é que a rede não funciona à base de algoritmos de ranqueiam e privilegiam conteúdos, ou seja: você visualiza conteúdos no seu feed de forma orgânica e cronológica, por ordem de postagem.

Também é possível criar e participar de grupos, privados ou públicos, segmentados por temas variados. Para buscar grupos sobre temas do seu interesse, basta usar a barra de pesquisa no alto da página.

Já o bate-papo funciona individualmente ou em grupos, e permite enviar texto, voz, imagens, arquivos e até a criação de chat ssecretos, recurso também oferecido pelo Instagram. De acordo com a MeWe, a troca de mensagens entre os usuários é criptografada de ponta a ponta e a empresa não tem como decifrar o conteúdo.

Outro destaque é o "My Cloud", um serviço de nuvem com 8 GB de armazenamento que centraliza tudo que o usuário posta na rede. Assim, a ferramenta pode facilitar a exclusão ou o compartilhamento de arquivos.

Recursos adicionais da MeWe

O acesso básico à Mee Wee é gratuito, mas há ofertas de planos mais completos. É com a venda desses recursos adicionais que a empresa lucra. A versão MeWe Pro custa US$ 4,99 (cerca de R$ 26) por mês e oferece, entre outras funcionalidades, 100 GB de capacidade de armazenamento e chamadas ilimitadas de voz e vídeo. É possível fazer um teste grátis por 30 dias.

Print da homepage da MeWe, com as áreas "Chats" e a barra de pesquisa destacadas em vermelho.
A MeWe oferece recursos semelhantes aos do Facebook, como publicações multimídia e chat (Foto: Reprodução/MeWe)

MeWe x Facebook: principais diferenças

Sabendo que o modelo de negócio do Facebook é baseado na monetização, é evidente que ele oferece mais recursos voltados para resultados, como possibilidade de patrocinar posts e relatórios de métricas das postagens. As reações aos posts, como "curtir" ou "amei", também são recursos exclusivos do Facebook. Por outro lado, o MeWe tem o recurso de postar um áudio gravado na linha do tempo.

No entanto, as diferenças mais gritantes entre as redes são a popularidade e a política de privacidade. O Facebook tem cerca de três bilhões de usuários no mundo. A MeWe tem aproximadamente 1,5 milhão de usuários no Brasil, o que torna o país seu segundo maior mercado após os Estados Unidos. No entanto, o número bem menor de participantes em relação ao Facebook pode dificultar a criação de uma rede de contatos.

Quanto à política de privacidade e ao modelo de financiamento, o Facebook lucra a partir dos anúncios das empresas, para as quais plataforma envia relatórios detalhados sobres as atividades dos usuários e suas preferências. A MeWe, por sua vez, não armazena dados ou registros das atividades dos usuários, nem exibe anúncios de qualquer tipo.

Outras redes na área

Além da MeWe, outras redes sociais surgiram para tornar o cenário mais competitivo. O Clubhouse é uma rede exclusiva para conversas em áudio, saiba tudo sobre ela aqui. O TikTok viralizou entre os mais jovens e lança tendências que invadem até as redes vizinhas. Entenda como o TikTok funciona.

O Kwai veio para competir com o TikTok e promete pagar os usuários, saiba tudo sobre sobre o Kwai aqui. Já o Pinterest é o mais antigo da lista e conquistou seu lugar como espaço para compartilhar pesquisar referências visuais. Entenda como o Pinterest funciona.

Produtos para usar a MeWe

O aplicativo da MeWe é simples, e um aparelho básico dá conta do recado, mas vale ter uma boa câmera para compartilhar fotos e vídeos na rede. Essas são algumas opções de produtos com bom custo-benefício, entre celulares e tablets, para usar a MeWe.

Caso queira mais opções de produtos, você encontra nessa lista de modelos de celular de 2021 bons e baratos . E, se estiver disposto a investir um pouco mais, aqui você encontra modelos de celular intermediários.