Logo Buscapé
Logo Buscapé

O 5G ainda não foi lançado no Brasil, mas várias fabricantes de celulares já estão trazendo modelos com suporte à rede móvel para o país. A Motorola trouxe o Moto G 5G Plus, que é o primeiro modelo da linha Moto G a ter o recurso. Ele chega com preço sugerido de R$ 2.999.

O Moto G 5G Plus também possui conjunto quádruplo de câmera, duas câmeras para selfie, 8 GB de memória RAM e bateria de 5.000 mAh. Se você está interessado no aparelho, veja abaixo a nossa análise completa, bem como sua ficha técnica e melhores preços do mercado.

Ficha técnica do Moto G 5G Plus:

  • Tela: 6,7 polegadas com tecnologia IPS, resolução Full HD+, 90 Hz de taxa de atualização, proporção 21:9 e HDR10
  • Processador: Snapdragon 765 com 5G
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmeras traseiras: 48 MP + 8 MP (ultra-wide) + 5 MP  (macro) + 2 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 16 MP + 8 MP (ultra-wide)
  • Filma em: 4K a 30 FPS
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo de 20W
  • Cores: Azul oceano e Lilás prisma
  • Sistema operacional: Android 10

Leia também: Melhores celulares em 2020: 20 smartphones para comprar no Brasil

Design

Design do Moto G 5G (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G 5G Plus seguiu a tendência de design dos lançamentos mais recentes no mundo dos smartphones e adotou módulo quadrado para o seu conjunto de câmeras. O clássico logo da Motorola foi mantido, afinal já virou marca registrada da empresa, mas o leitor biométrico está localizado na lateral do aparelho.

Esse celular tende a ser ergonômico devido à proporção da sua tela, que a deixa “esticado”. Na parte frontal, a fabricante colocou as câmeras de selfies em pequenos furos na tela, que possui poucas bordas e oferece boa imersão ao usuário.

A fabricante não informa qual o material usado em sua construção e nem se ele é resistente à água. Aqui no Brasil, o celular será vendido em duas cores: azul oceano e lilás prisma.

Tela

Tela do Moto G 5G Plus (Foto: Divulgação/Motorola)

Para quem gosta de aparelhos com telas grandes, o Moto G 5G Plus possui uma de 6,7 polegadas. Ela é feita com a tecnologia LTPS IPS, tem resolução Full HD e recurso de HDR10, que melhora a qualidade das cores e brilho das imagens que são exibidas no painel. Outro ponto importante são os 90 Hz de taxa de atualização, que deixa as imagens mais naturais e fluidas, ótimo para quem gosta de jogar, por exemplo.

A tela tem com proporção 21:9, popularmente conhecida como “proporção de cinema”. Esse formato a deixa “esticada”, favorecendo a ergonomia na hora de segurá-lo e melhorando a experiência dos usuários ao assistir vídeos no aparelho.

Desempenho

O Moto G 5G usa processador da Snapdragon. (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G 5G Plus usa o processador Snapdragon 765G, que é um dos melhores modelos dentro do segmento intermediário. Apesar de não ser considerado topo de linha, seu desempenho é suficiente para rodar praticamente qualquer app ou jogo da Play Store sem problemas de desempenho.

Esse modelo é octa-core, tem 2,3 GHz e suporte às redes 5G, um dos grandes destaques deste aparelho. No momento da publicação desta matéria, as redes 5G ainda não funcionam no Brasil, mas é esperado  que o leilão de frequências aconteça ainda em 2021.

O aparelho da Motorola possui memória RAM para dar e vender. São 8 GB que garantem um desempenho fluido ao celular, sem problemas de travamento ou “engasgo” ao abrir vários apps. O armazenamento interno é de 128 GB, com slot para cartão de memória caso o usuário queira expandir esse espaço.

O Moto G 5G Plus possui suporte a gestos de atalho. (Foto: Divulgação/Motorola)

É válido destacar que ele chega com o Android 10 já instalado de fábrica e também tem suporte aos “Gestos Motorola”. Por exemplo, basta girar o pulso duas vezes para abrir a câmera ou sacudir o celular para ligar sua lanterna.

Câmera

Conjunto de câmeras do Moto G 5G Plus. (Foto: Divulgação/Motorola) 

A Motorola está investindo em bons conjuntos de câmeras para os seus celulares e o Moto G 5G Plus não ficou de fora disso. O sensor principal possui 48 MP, foco automático por detecção de fase e tecnologia quad-pixel. Com essa tecnologia, a câmera principal fica quatro vezes mais sensível à luz, melhorando as fotos tiradas em ambientes com iluminação prejudicada.

Diferença que o recurso quad-pixel faz na iluminação de uma foto. (Foto: Divulgação/Motorola)

A câmera secundária tem 8 MP e é voltada para fotos ultra-wide, cujo enquadramento é maior que o convencional. O terceiro sensor tem 5 MP e lente macro, para fotos ricas em detalhes quando o objeto está bem próximo. A última câmera serve apenas para o efeito de profundidade no modo retrato, desfocando o fundo da foto. O Moto G 5G Plus consegue fazer gravações em 4K a 30 FPS.

Para os usuários que gostam de selfies, o Moto G 5G Plus traz uma grande surpresa: câmera dupla. A principal tem 16 MP e recurso quad- pixel, enquanto a secundária tem 8 MP e lente ultra-wide, então você pode tirar selfies em grupo sem o enquadramento cortar ninguém! O efeito de desfoque também pode ser utilizado nas câmeras frontais.

À esquerda uma selfie com a câmera principal, à direita uma com a ultra-wide. (Foto: Divulgação/Motorola)

Bateria

Com um conjunto de hardware tão bom, a Motorola não poderia vacilar na bateria. A empresa colocou uma de 5.000 mAh, cuja autonomia pode chegar a dois dias de acordo com a fabricante. O celular ainda possui carregamento rápido, suportando carregadores de até 20W, então o usuário não precisa esperar muito tempo para tê-lo carregado novamente.

Custo-benefício do Moto G5 Plus

O Moto G 5G Plus com certeza é um celular que se destaca entre os modelos intermediários da Motorola, mas seu preço acabou surpreendendo (negativamente) os consumidores. Na loja da Motorola ele pode ser encontrado a partir de R$ 2.699, valor que, mesmo sendo alto, ainda é mais barato que qualquer outro modelo 5G no Brasil.

O maior diferencial deste celular é justamente o suporte à conexão 5G, mas nem sequer temos uma data para o sinal entregar em vigor efetivamente no Brasil. Se você quer usar as redes DSS, que são a porta de entrada para o 5G aqui no país, ou deseja comprar o celular e esperar que a tecnologia seja efetivamente implementada, o Moto G 5G Plus é sim uma boa opção, pois é o mais barato com o recurso.

Se o 5G não é o seu intuito, existem aparelhos que custam o mesmo preço e são mais potentes. Por exemplo, pelo mesmo valor é possível comprar o Galaxy S10 Plus, cuja ficha técnica é mais atraente em todos os quesitos.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 12/11/2020. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Buscapé e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Veja as melhores ofertas para o Moto G 5G Plus aqui no Buscapé:

Leia mais: Celular Motorola 2020: os melhores das linhas Moto G, E, Edge e One

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!