Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5 Plus vs Galaxy J7 Prime: quem vence essa batalha?

Motorola e Samsung se enfrentam frente a frente no comparativo entre o Moto G5 Plus e o Galaxy J7 Prime. Confira!

moto g5 plus vs Samsung galaxy j7 prime
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Samsung e Motorola são duas grandes marcas presentes no mercado que estão sempre inovando e trazendo boas tecnologias para seus smartphones. E, mais uma vez, as duas estão dando o que falar com seus intermediários, o Galaxy J7 Prime e o Moto G5 Plus.

No geral, os dois aparelhos são muito bons e possuem seus pontos negativos e positivos. Mas, se você chegou até aqui, é porque está em dúvida entre estes dois celulares intermediários, certo? Então, confira nosso comparativo abaixo e descubra quem vence a batalha: Moto G5 Plus ou Galaxy J7 Prime?

 

Leia também: Moto G5 Plus vs Moto G4 Plus: veja as diferenças neste comparativo

 

 

Motorola Moto G5 Plus

Moto G5 Plus

Samsung Galaxy J7 Prime

Galaxy J7 Prime

Tela

5,2" Full HD

5,5" Full HD

Processador

Qualcomm Snapdragon 625 Octa core (2GHz)

Exynos 7870 octa core (1,6Ghz)

Memória RAM

2GB

3GB

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

TV digital

Sim

Não

NFC

Sim

Não

Câmera frontal

5MP

8MP

Câmera traseira

12MP

13MP

Filma em

4K

Full HD

Bateria

3.000 mAh

3.300 mAh

Moto G5 Plus ganha em processamento e Galaxy J7 Prime, na multitarefa

Equipado com o Qualcomm Snapdragon 625 octa core de 2GHz, o Moto G5 Plus possui um tempo de resposta mais rápido ao abrir aplicativos, como redes sociais e alguns jogos. Mas, isso não quer dizer que o Exynos 7870 octa core de 1.6GHz do Galaxy J7 Prime vai te deixar na mão.

Bom, vamos explicar. Em alguns testes de benchmark, o celular Motorola sai à frente, mas apenas por questão de segundos. Os dois conseguem abrir a mesma quantidade de aplicativos com fluidez, e a única diferença fica por conta do tempo de abertura.

Uma explicação para o Moto G5 Plus se sobressair, apesar das especificações, é o fato de vir com um Android mais "puro". Ou seja, ele não possui tantos aplicativos pré-instalados e o próprio sistema pesa muito menos. Com isso, ele consegue ter uma melhor desenvoltura ao abrir vários aplicativos, um atrás do outro.

O Galaxy J7 Prime vem com um sistema mais modificado. Sua interface é própria dos celulares Samsung, além de vir com aplicativos pré-instalados que acabam atrasando o seu desempenho.

Apesar dos dois aparelhos possuírem processadores bem parecidos, o celular da Samsung vem com uma vantagem em cima do Motorola. Seus 3GB de memória RAM proporcionam um melhor desempenho ao trabalhar com vários aplicativos pesados abertos ao mesmo tempo, na multitarefa.

Resumindo: os dois celulares se compensam. O Galaxy J7 Prime, apesar de não ter um processador tão rápido, possui uma memória RAM que consegue mandar bem em tarefas do dia a dia. Já o Moto G5 Plus tem capacidade um pouco mais baixa, mas em compensação o seu processador é mais rápido.

Ambos possuem o Android como sistema operacional

Tanto o Galaxy J7 Prime quanto o Moto G5 Plus vêm com o sistema Android, mas em versões diferentes. A do Motorola é a 7.0 Nougat, a mais recente (até o momento), enquanto a do Galaxy J7 Prime é a anterior, a 6.0 Marshmallow.

É bom lembrar que o sistema operacional não pode ser visto como uma diferença entre os dois aparelhos, pois ambos são capazes de atualizar sempre que a marca liberar a versão mais nova.

Smartphones com 32GB de armazenamento

Ponto para os dois aparelhos no quesito espaço interno. Tanto o Samsung Galaxy J7 Prime quanto o Moto G5 Plus são celulares com 32GB de armazenamento, sendo possível salvar muitas fotos, vídeos e músicas sem se preocupar com o espaço.

Mas, se isso ainda não é o suficiente, os dois aparelhos conseguem aumentar sua capacidade com a ajuda de um cartão de memória, vendido separadamente.

Fique conectado o dia todo no Moto G5 Plus e no Galaxy J7 Prime

Para quem procura por aparelhos que possuam baterias que duram o dia inteiro de uso moderado, podemos adiantar que os dois mandam muito bem.

O Moto G5 Plus vem com uma capacidade de 3.000mAh, contra 3.300mAh do Galaxy J7 Prime. Pode parecer que o celular da Samsung vai ficar mais tempo ligado, mas é importante levar em consideração que a tela dele é maior, fazendo com que o gasto de energia aumente. Com isso, os dois ficam com uma duração bem parecida.

Uma vantagem do Moto G5 Plus é o seu carregador TurboPower que, em apenas alguns minutos, é capaz de carregar o suficiente para aguentar mais algumas horas de uso. É um ótimo recurso para quem não tem tempo de ficar esperando o aparelho completar sua carga.

Moto G5 Plus ganha na câmera traseira, e o Galaxy J7 Prime, na frontal

Começando pela câmera principal, mesmo com uma resolução um pouco menor, de 12MP contra 13MP do Galaxy J7 Prime, o celular Motorola tem maior facilidade de focar nos objetos, principalmente na hora de capturar vídeos, além de manter as cores mais equilibradas, obtendo registros mais nítidos e vivos.

O seu diferencial fica por conta da abertura de f/1.7. Com ela, você vai conseguir capturar mais luz na hora de tirar suas fotos, principalmente em ambientes com pouca luminosidade.

E não para por aí. O sensor do Moto G5 Plus possui um flash LED duplo, que também ajuda no balanceamento das cores, além de ter, também, um duplo foco automático.

Já a câmera do Galaxy J7 Prime não fica para trás. Com uma abertura de f/1.9, ela consegue se virar bem em locais com luz. À noite, ela não se sai tão bem quanto a câmera do Moto G5 Plus, podendo aparecer pequenos ruídos nas fotos dependendo do ambiente.

Quando o assunto é a câmera frontal, tanto o Galaxy J7 Prime quanto o Moto G5 Plus vão te atender muito bem na hora de tirar boas selfies para postar nas redes sociais, por exemplo. Mas, o Galaxy J7 Prime sai na frente.

O celular da Samsung vem com resolução de 8MP e com alguns diferenciais, como a abertura de f/1.7 e o flash frontal que, juntos, vão deixar suas fotos claras e nítidas mesmo em ambientes escuros, sendo uma ótima opção para quem procura por um celular bom para selfies.

 Câmera frontal de 8MP do Galaxy J7 Prime

Agora, se você não precisa de tantos recursos, o Moto G5 Plus não vai te deixar na mão. Com uma câmera frontal de 5MP e abertura de f/2.2, suas fotos durante o dia vão ficar boas, mas à noite pode ser que não saiam tão nítidas. Para amenizar isso um pouco, este Motorola possui flash virtual, que pode servir como um grande amigo para tirar selfies em locais com pouca luz.

Quando mudamos o assunto para filmagem, mais uma vantagem para o Moto G5 Plus. Ele consegue gravar imagens com resolução 4K, contra a Full HD do Galaxy J7 Prime.

Ambos possuem telas Full HD, mas com tamanhos diferentes

Se você está à procura de um celular com tela grande, o Galaxy J7 Prime é a melhor opção. Com 5,5 polegadas Full HD, você vai conseguir ver suas séries favoritas, jogar e mexer nas redes sociais em um display com tamanho agradável.

Também com resolução Full HD, o Moto G5 Plus possui a tela um pouco menor, de 5,2 polegadas, mas continua sendo um bom tamanho para você mexer tranquilamente nos seus aplicativos.

Quando comparamos a qualidade das telas, o Moto G5 Plus oferece cores mais vivas e fiéis por conta da tecnologia IPS, enquanto o J7 Prime vem com LCD comum. Ou seja, ambas possuem boas telas, com tecnologias parecidas, mas a tela do Galaxy J7 Prime não mostra cores tão vivas e nítidas. Mas, na prática, esse é um detalhe quase imperceptível aos olhos entre os dois modelos.

No assunto design, os dois mandam muito bem

Os dois celulares são parecidos e possuem um ar mais sofisticado. O Galaxy J7 Prime vem com acabamento em metal escovado e bordas arredondadas, enquanto o Moto G5 Plus chega com metal no centro da sua traseira e acabamento em alumínio.

Uma das características em comum dos dois aparelhos é que eles são celulares dual chip, ou seja, tanto o Moto G5 Plus quanto o Galaxy J7 Prime possuem três slots localizados ao lado do aparelho, sendo dois deles para SIM cards diferentes, e um para cartão de memória.

Além disso, tanto o Moto G5 Plus quanto o Galaxy J7 Prime possuem sensor de impressão digital. Uma vantagem do celular da Motorola é que o seu leitor pode ser usado como os botões digitais que vem na tela e, assim, esses podem ser desativados, tendo um maior aproveitamento do display.

Leitor de impressão digital do Moto G5 Plus

Ah, e uma outra vantagem do Moto G5 Plus é ser um celular com TV digital, ou seja, você vai ser conseguir assistir seus programas favoritos até mesmo fora de casa.

Moto G5 Plus vem com giroscópio e NFC

Tecnologias a mais em um celular são sempre bem-vindas, não é mesmo? E o Moto G5 Plus não decepciona nesse quesito.

Para quem adora games de realidade aumentada, o Motorola é uma ótima opção, pois é um celular com giroscópio. Ou seja, é possível trazer o "mundo virtual" para o real, algo que acontece em alguns jogos como em Pokémon Go.

E não para por aí. O Moto G5 Plus também vem com NFC, uma tecnologia que te dá a liberdade de pagar algumas compras, por exemplo, apenas encostando o seu celular na máquina de cartão. Além disso, se você tiver outros aparelhos que possuam essa mesma tecnologia, como notebooks ou televisores, é possível transferir vários conteúdos entre eles.

E aí, já descobriu quem vence a batalha?

Com um placar acirrado, podemos dizer que o Moto G5 Plus é o vencedor. Com um processador que consegue manter um bom desempenho, ele ainda possui TV digital, NFC, giroscópio, leitor de impressões digitais, tela Full HD e boas câmeras, principalmente quando falamos da principal. O Moto G5 Plus consegue mandar muito bem na maioria dos quesitos, além de ser um aparelho mais novo e que já chega de fábrica com a versão mais recente (até o momento) do Android, a 7.0 Nougat.

Mas, se você gosta mesmo é dos smartphones Samsung, o Galaxy J7 Prime continua sendo uma boa opção, ainda mais para quem curte tirar muitas selfies. Além de vir com flash frontal na câmera da frente, ele possui uma boa memória RAM, de 3GB, que quando combinada ao processador, não vai te decepcionar, além de vir, também, com leitor de impressão digital e tela Full HD.

Veja os preços do Moto G5 Plus e do Galaxy J7 Prime:

 

 

Leia também: Galaxy J7 Prime vs Galaxy A7 2016: encontre o melhor smartphone Samsung para você

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone