Logo Zoom
Logo Zoom

O Moto G6 Plus é um celular Motorola lançado para renovar a linha de smartphones intermediários da fabricante. Diferentemente do Moto G5 Plus, de 2017, o modelo conta com ficha técnica potente e visual premium.

Além disso, o G6 Plus embarca na tendência de celulares com câmera dupla, que virou febre no mercado de smartphones nos últimos meses. Da mesma forma, a tela alongada, chamada de Max Vision pela fabricante, marca presença no lançamento.

Mas será que você precisa dos novos recursos? Veja a análise a seguir e descubra.

Tela Max Vision proporciona maior imersão

O Moto G6 Plus tem tela de 5,9 polegadas no formato 18:9, o que deixa o telefone mais alto do que o celular de 2017. O painel alongado promete maior imersão e deve agradar quem busca um aparelho para assistir a vídeos ou executar jogos com gráficos mais complexos.

O Moto G5 Plus, por sua vez, fica para trás quando o assunto é inovação. O celular tem um display de 5,2 polegadas no tradicional formato 16:9.

A resolução do Moto G6 Plus é Full HD+ (2160 x 1080 pixels), enquanto a do modelo mais antigo é Full HD (1920 x 1080 pixels). Essas características implicam em uma maior nitidez para as imagens produzidas pelo Moto G5 Plus. Na prática, porém, deve ser difícil notar a diferença, já que os dois telefones tendem a entregar imagens com grande riqueza de detalhes.

Design sofisticado

O Moto G6 Plus chega ao mercado com características visuais que remetem ao Moto X4, smartphone intermediário avançado da Motorola. O telefone tem cantos ligeiramente arredondados e a traseira é revestida por vidro, o que pode atrair marcas de dedos no dia a dia.

Já o Moto G5 Plus tem aparência mais antiga. De acordo com a fabricante, o modelo é construído em alumínio. Um ponto em comum é a câmera saltada, que pode incomodar por ser bastante chamativa.

Por conta da tela, o Moto G6 Plus tem maior altura: 159,9 mm, contra 159,2 mm do G5 Plus. A mudança, porém, não tem tanto impacto na largura, que saltou de 74 mm no modelo de 2017 para 75,5 mm no mais recente. O G5 Plus é mais fino, mas a diferença é pequena: 7,99 mm contra 7,7 mm.

Tanto o Moto G5 Plus quanto o Moto G6 Plus são celulares com leitor de digitais. O componente fica na parte frontal e, no modelo mais recente, está achatado, para ceder espaço à tela.

Os aparelhos também se encaixam na categoria de smartphones resistentes a respingos d'água – característica que não os tornam celulares à prova de mergulhos.

Câmera dupla traz Modo Retrato para modelo intermediário

O Moto G6 Plus tem câmera dupla na traseira. Os sensores de 12 megapixels e 5 megapixels possibilitam fotos com o Modo Retrato – efeito que desfoca o fundo da imagem, deixando um objeto ou pessoa em destaque. A abertura de lente f/1.7 da câmera principal promete boas fotos em ambientes com pouca luz.

Já a câmera do Moto G5 Plus é simples, com sensor traseiro de 12 megapixels e a mesma abertura f/1.7, que deve se sair bem em locais mais escuros.

Para selfies, o Moto G6 Plus traz sensor de 8 megapixels e abertura f/2.2, contra 5 MP e a mesma abertura do G5 Plus. A quantidade de megapixels é proporcional ao tamanho das imagens, o que significa que o G6 Plus, que tem mais megapixels, gera fotos maiores, ideais para os usuários que costumam editá-las, adicionando filtros e efeitos.

Processamento ficou mais rápido no dia a dia

Com o Snapdragon 630, um processador de 8 núcleos e velocidade máxima de 2,2 GHz, o Moto G6 Plus promete um desempenho melhor para rodar apps e jogos. No G5 Plus, o componente é o Snapdragon 625, também octa-core, mas que chega à velocidade de 2 GHz – o que não representa uma performance ruim, mas ainda assim, deve ter um maior tempo de resposta ao abrir programas mais pesados, como o Snapchat, e a câmera do Instagram Stories.

Contudo, o que realmente faz a diferença na performance do Moto G6 Plus é a memória RAM de 4 GB, o dobro da quantidade encontrada na versão de 2017. Em termos práticos, o G6 Plus ganhou muito mais fôlego para executar aplicativos mais pesados e jogos que exigem maior poder de processamento. Na multitarefa, o telefone promete entregar uma experiência sem travamentos.

Mais espaço para guardar arquivos

O Moto G6 Plus conta com o dobro de armazenamento do Moto G5 Plus. São 64 GB no modelo mais recente, e 32 GB na versão de 2017. A capacidade de expansão via MicroSD também aumentou: até 256GB.

Moto G6 Plus sai de fábrica com Android atualizado

O Moto G6 Plus chega com o Android 8.0 (Oreo), versão mais recente do sistema operacional disponibilizada pelo Google, com foco em otimização de bateria e na privacidade do usuário. Por sua vez, o Moto G5 Plus traz Android 7 Nougat. No entanto, o dispositivo está na lista de smartphones que receberão a atualização para o Android O.

Bateria que dura o dia todo

A Motorola promete bateria que dura o dia inteiro – tanto no G6 Plus quanto no G5 Plus. A capacidade é de 3.200 mAh no celular de 2018 e 3.000 mAh na geração de 2017. Os smartphones também contam com a tecnologia de recarga rápida Turbo Power que, segundo a fabricante, proporciona até 6 horas longe das tomadas com apenas 15 minutos de carga.

Vale a pena trocar o Moto G5 Plus pelo Moto G6 Plus?

O Moto G6 Plus recebeu diversas melhorias em tela, memória RAM e processamento. Sem dúvida, promete um desempenho superior ao Moto G5 Plus. A experiência em fotos também deve ter um upgrade com a tecnologia dual camera, o que deve empolgar usuários que estão sempre procurando o que há de mais recente no mercado.

Com a evolução dos recursos do Android e o desenvolvimento de novos apps, a tendência é que os 2 GB de RAM do G5 Plus deixem a desejar muito em breve, o que justificaria a troca de aparelho.

No entanto, se você faz uso básico do smartphone, e não tem pressa em experimentar as novidades da indústria, vale a pena esperar alguns meses para poupar ainda mais o seu dinheiro.

Confira os preços do Moto G6 Plus e do Moto G5 Plus

Confira a comparação dos celulares motorola:


Leia Também: