Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto X Play vs Xperia M4 Aqua: qual smartphone octa core comprar?

Veja tudo sobre o Sony Xperia M4 Aqua e Motorola Moto X Play e descubra o melhor smartphone para você.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você quer um celular com eficiente desempenho, sem se preocupar, por exemplo, com o aparelho travando caso você abra um aplicativo mais pesado ou alguns apps ao mesmo tempo?

Se a resposta for sim, você está no lugar certo. Aqui a gente vai comparar dois smartphones com boa performance: o Moto X Play e o Xperia M4 Aqua. E aí, qual pode ser o melhor aparelho para você? Veja o nosso comparativo e descubra:

 

Moto X Play

Motorola Moto X Play

Xperia M4 Aqua

Sony Xperia M4 Aqua

Tela

5.5 polegadas Full HD

5 polegadas HD

À prova d'água

Não

Sim

Processador

Octa core Qualcomm Snapdragon 615

Octa core Qualcomm Snapdragon 615

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 32GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Sistema operacional

Android 5.1

Android 5.0

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

21MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

3.630mAh

2.400mAh

Moto X Play tem tela com melhor resolução

Aqui temos duas opções de celulares com tela grande. Enquanto o Sony Xperia M4 Aqua tem tela de 5 polegadas, o Moto X Play foi além, e conta com tela de 5.5 polegadas.

É bom você levar em consideração esses tamanhos de tela. Vai ser interessante para assistir a vídeos? Vai ser mais confortável para ler textos longos? Sim! Mas também pode ser um pouco complicado segurar os smartphones, principalmente o Moto X Play, somente com uma das mãos. Outro ponto, em relação a um smartphone de 5.5 polegadas, é na hora de guardar no bolso. Pode ser que parte do smartphone fique sobrando para fora do bolso. Mas tudo é questão de costume.

Um ponto interessante do Moto X Play é a resolução da tela, melhor que a resolução presente no display do Xperia M4 Aqua. O smartphone da Motorola conta com tela de 5.5 polegadas e resolução Full HD (1920x1080 pixels). Já o M4 Aqua tem resolução HD (1280x720 pixels).

Xperia M4 Aqua é um celular à prova d'água

Para o Moto X Play, a Motorola investiu em uma tecnologia capaz de proteger o smartphone contra exposição moderada à água. Isso pode ser muito útil, por exemplo, se você sem querer derrubar um copo d'água sobre o aparelho. Mas atenção: o Moto X Play não foi feito para você mergulhar o smartphone, ou seja, ele não é à prova d'água.

Já no Xperia M4 Aqua você vai ter essa vantagem, porque ele é um celular à prova d'água e também protegido contra poeira. Com o M4 Aqua, você pode levá-lo para até 1,5m de profundidade, por até 30 minutos, em água doce.

Empate técnico no desempenho

Não vai ser pelo desempenho que você vai descobrir qual o melhor smartphone, já que os dois contam com especificações bem semelhantes. Olha só:

Na memória RAM, os smartphones contam com 2GB. Até aí tudo igual. Partimos para o processador: nesse quesito, os dois smartphones apresentam o processador octa core Qualcomm Snapdragon 615. O jeito, então, é partir para a velocidade do processador, e nesse ponto quem saiu (um pouco) na frente foi o Moto X Play, que conta com 4 núcleos de 1.7GHz + 4 núcleos de 1.0GHz. Enquanto isso, o M4 Aqua tem 4 núcleos de 1.5GHz + 4 núcleos de 1.0GHz.

Um diferencial do Moto X Play é o armazenamento interno, que pode ser bacana principalmente se você usa vários apps e precisa de boa capacidade para deixar tudo armazenado. Os dois smartphones contam com 16GB de armazenamento, o que já é bem interessante. Acontece que o Moto X Play permite expandir essa capacidade, por meio de um cartão de memória, para até 128GB. Com o Sony M4 Aqua, você também pode usar cartão de memória, mas a capacidade máxima é de 32GB.

E fique de olho nesta dica: você sabia que há outras versões do Moto X Play e também do M4 Aqua? Pois é: você pode também encontrar o Moto X Play com armazenamento de 32GB. Enquanto isso, o Sony Xperia M4 Aqua tem versão com armazenamento menor, de 8GB.

Já existem vários smartphones da Motorola com 4G, e a fabricante não deixou de fora essa conectividade no Moto X Play. Mas, nesse quesito, a Sony também mandou bem, com a presença do 4G no Xperia M4 Aqua.

Vale lembrar, ainda, que os smartphones contam com outros recursos úteis, como o NFC, que permite compartilhar conteúdos com outros aparelhos compatíveis, e sem precisar usar fios. E como era de se esperar, aqui temos duas opções de smartphones com Android. Enquanto o Moto X Play conta com a versão 5.1 Lollipop, o M4 Aqua ganhou a versão 5.0.

E tem mais pontos em comum nos dois aparelhos, como o fato de serem celulares dual chip. Assim você pode aproveitar as vantagens de diferentes operadoras em um só smartphone.

Na câmera, ponto para o Moto X Play!

Vamos começar pela câmera do Xperia M4 Aqua, que é, sim, de qualidade. Vários smartphones da Sony, aliás, contam com tecnologias usadas nas tradicionais câmeras digitais da fabricante. Então você pode esperar do M4 Aqua um bom aparelho para fotografar.

A câmera principal desse celular tem resolução de 13MP e vem com o Modo Auto, capaz de reconhecer até 52 cenários diferentes, selecionando a configuração ideal para a sua foto. Isso vai ser bem prático, né? E o smartphone ainda filma com a câmera traseira em Full HD.

E a câmera frontal não ficou para trás. Com resolução de 5MP, é uma opção interessante de smartphone para selfies. Ah, e como você pode fotografar até debaixo d'água, vai dar para fazer registros bem divertidos.

Porém, os 21MP de resolução do Moto X Play impressionam. A Motorola investiu no flash duplo com temperatura de correção de cor, que deixam as fotos bem nítidas. Além de filmar em Full HD, a câmera também é capaz de produzir vídeos em câmera lenta. E ainda há outros recursos, como o Modo Noturno, que permite fotografar com qualidade mesmo com baixa luminosidade, e Panorama, ideal para registrar vários detalhes de uma paisagem, por exemplo.

Na câmera frontal do Motorola Moto X Play, você também vai encontrar a mesma resolução do M4 Aqua, de 5MP.

Bateria é um dos destaques do Moto X Play

Você sabe que a duração real da bateria vai depender do uso que você fizer do aparelho. Acontece que, para a bateria, o Moto X Play se destaca, com capacidade de 3.630mAh. Segundo a Motorola, a duração pode chegar a 36 horas! Mas vale lembrar que isso é uma estimativa, e há outros fatores para você levar em consideração, como uso de apps mais pesados e a intensidade do sinal.

Enquanto isso, a capacidade da bateria do Sony Xperia M4 Aqua é de 2.400mAh. Apesar de ser uma capacidade menor, você pode usar o Modo Stamina, que desativa o Wi-Fi quando a tela está desligada e também limita a performance do hardware. Ao realizar esse processo, a bateria pode ter duração de até 2 dias, de acordo com a fabricante.

E agora: qual o melhor smartphone para você?

Depois de você saber todas as semelhanças e diferenças, deu para descobrir qual a melhor opção? Se no desempenho os smartphones são bem semelhantes, o jeito é partir para outras informações.

O Moto X Play destaca-se pela duração da bateria, mas também tem como destaque a resolução de tela Full HD (em um display de 5.5 polegadas). E se você quer muito, mas muito espaço mesmo de armazenamento, pode usar um cartão de memória de até 128GB nesse smartphone.

Mas uma tela de 5.5 polegadas você já considera grande demais? Nesse caso, o M4 Aqua continua sendo um celular com tela grande, mas com 5 polegadas pode ser mais confortável, principalmente quando você for usar o smartphone com apenas uma das mãos. E se você gosta de se aventurar por aí, não se esqueça de que o aparelho da Sony é à prova d'água.

 

E nem só celular tem aqui no Zoom. Aproveite para conferir muitos outros produtos. Assim você pode comparar os preços e mandar bem na hora da compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone