Foto mostra pessoa sorrindo com Motorola Edge 20 junto à orelha

Motorola Edge 20 é bom? Conheça o novo celular ultrafino

Motorola Edge 20 combina recursos premium com preço mais em conta que a versão Pro; veja ficha técnica

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Motorola Edge 20 é o novo celular da Motorola, lançado com o Motorola Edge 20 Pro e o Motorola Edge 20 Lite. O aparelho traz diversas especificações premium, como a câmera com lente teleobjetiva e zoom de 30x. Ele ainda conta com a tecnologia Ready For Wireless, para projetar o conteúdo do smartphone em telas maiores.

Com design elegante, o smartphone tem apenas 6,99 mm de espessura, sendo um dos mais finos da atualidade. Além disso, é uma opção mais em conta em relação ao modelo Pro. O Motorola Edge 20 foi anunciado no dia 29 de julho e teve pré-venda iniciada no Brasil em 18 de agosto, pelo preço de R$ 3.999. A seguir, você vai conhecer todos os detalhes da ficha técnica do smartphone.

Design

Esse é um dos grandes destaques do Motorola Edge 20, que é um dos celulares mais finos do mundo. Ele tem espessura de apenas 6,99 mm e também é bem leve, com peso de 163 gramas. A Motorola afirma, inclusive, que esse é o primeiro modelo 5G com design ultrafino do Brasil.

Imagem mostra Motorola Edge 20 em frente e verso
Motorola Edge 20 é um dos celulares mais finos do mundo

O smartphone está disponível nas cores branco e preto, com um acabamento elegante em polímero (um tipo de plástico). Além disso, ele acompanha capa protetora, fones de ouvido e carregador Turbo. Suas dimensões são de 16,34 cm de altura e 76,1 cm de largura.

Um dos destaques do design do Motorola Edge 20 é o botão lateral interativo. Além de funcionar como leitor de impressões digitais, ele também permite acessar uma janela de atalho com seus apps preferidos. O celular ainda tem um botão exclusivo para a Google Assistente.

Tela

O Motorola Edge 20 tem uma tela de alta qualidade, com painel OLED, que oferece cores mais nítidas. O display tem 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e tecnologia HDR10+, que ajuda a melhorar as imagens.

Parte frontal do Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 tem 6,7 polegadas e resolução Full HD+

Um dos destaques da tela é a taxa de atualização de 144 Hz. Essa característica faz com que o smartphone atualize as imagens mais rápido, deixando as transições mais suaves. Por isso, costuma ser ótima para jogos ou filmes.

Vale ressaltar que o Motorola Edge 20 e o Motorola Edge 20 Pro são os primeiros modelos da fabricante a vir com essa frequência. Aliás, um ponto positivo é que essa taxa de atualização é adaptativa e muda conforme o que for exibido na tela, para economizar a bateria do telefone.

Câmera

A linha Edge 20 trouxe diversas tecnologias voltadas para fotografia. Por isso, o Motorola Edge 20 vem com um conjunto de câmera traseira tripla, com sensor principal de 108 MP. Ele ainda tem uma lente híbrida ultra-wide e macro de 16 MP. Há também uma teleobjetiva de 8 MP, com estabilização óptica.

O smartphone tem zoom óptico de 3x e zoom digital de 30x. Um dos destaques é a tecnologia Ultra Pixel, que combina nove pixels em um para produzir fotos mais nítidas. O Motorola Edge 20 também oferece diversos recursos para fotografia, como o Modo Retrato com HDR, o Night Vision, para fotografar à noite, e Modo Pro, entre outros.

Parte traseira do Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 oferece muitos recursos para fotografia 

Em relação aos vídeos, o smartphone grava em 4K e tem recurso de super câmera lenta, com 960 frames por segundo. Além disso, ele tem uma ferramenta de Captura Dupla, para gravar vídeos ou tirar fotos com as duas câmeras ao mesmo tempo, e de Áudio Zoom, que minimiza o som ambiente e captura apenas o áudio desejado.

Para selfies, o Edge 20 vem com câmera frontal de 32 MP e abertura de lente f/2.2. O aparelho utiliza inteligência artificial para melhorar as fotos, sem que o usuário precise fazer alguma ação. A câmera de selfies também grava vídeos em 4K, a 30 fps.

Desempenho e bateria

O Motorola Edge 20 vem com processador Snapdragon 778G, um octa-core de 2,4 GHz, otimizado para jogos. Ele trabalha com memória RAM de 8 GB. Essas especificações são suficientes para rodar aplicativos e games, além de lidar bem com multitarefas.

Em relação ao armazenamento, o smartphone conta com 128 GB. O valor permite guardar uma boa quantidade de apps e arquivos, mas vale ressaltar que não é possível expandir via cartão de memória.

Imagem mostra parte frontal e lateral do Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 tem autonomia de bateria de 4.000 mAh 

O Edge 20 roda Android 11, que é mais recente, em uma versão mais pura e sem modificações. A Motorola ainda oferece a interface My UX, com alguns recursos exclusivos, como gestos para realizar ações, aplicativos específicos e customizações. A fabricante ainda promete duas atualizações de sistema e updates de segurança pelos próximos dois anos.

Além disso, o Motorola Edge 20 tem bateria de 4.000 mAh, que aguenta mais de um dia de uso, segundo a fabricante. O smartphone tem carregamento TurboPower 30 W e oferece oito horas de uso com apenas 10 minutos na tomada.

Ready For

Assim como os outros lançamentos da linha Edge 20, o Motorola Edge 20 tem o recurso Ready For, que é exclusivo da fabricante. A tecnologia, que estreou no Moto G100, permite compartilhar o conteúdo do smartphone com outras telas.

Até então, tudo era feito por meio de um cabo, mas o novo celular pode se conectar com outros dispositivos sem usar fios. Além disso, ele traz a função Ready For PC. Com ela, é possível acessar os apps do celular e os arquivos do computador na mesma tela.

Lançamento e preço

O início da pré-venda do Motorola Edge 20 foi em 18 de agosto, com preço de R$ 3.999. Esse é o modelo com valor intermediário na linha Edge 20, que também conta com o Motorola Edge 20 Lite, o mais barato, e o Motorola Edge 20 Pro, o mais poderoso. O smartphone deve competir com outros modelos premium, como Galaxy S21, iPhone 12 e Xiaomi Mi 11.

Se você ainda tem dúvidas sobre a compra do dispositivo, pode aproveitar para conhecer os melhores smartphones da Motorola, como o Motorola Edge Plus, lançado em 2020 e que deve ter queda de preço com os novos lançamentos. Para quem busca um aparelho da marca, mas quer economizar, a dica é conferir os celulares Motorola mais baratos.

Dê uma olhada também na nossa seleção de melhores smartphones de 2021, com opções de diversas fabricantes.

Conheça também os demais aparelhos da linha Motorola Edge 20:

Ficha técnica do Motorola Edge 20

  • Tela: 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels), painel OLED, taxa de atualização de 144 Hz e tecnologia HDR10+
  • Processador: Dimensity 800U octa-core de até 2,4 GHz, com GPU Adreno 642L
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB, sem possibilidade de expansão
  • Câmera traseira: 108 MP + lente híbrida ultra-wide e macro de 16 MP + teleobjetiva de 8 MP
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2)
  • Sistema operacional: Android 11
  • Bateria: 4.000 mAh, com carregamento rápido de 30 W
  • Conectividade: Wi-Fi 6, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.2, GPS e NFC
  • Dimensões e peso: 163,4 x 76,1 x 6,99 mm e 163 gramas
  • Cores: preto e branco