Mão segurando iPhone preto com número 15 na tela e teclado ao fundo

iOS 15: tudo sobre a nova atualização do iPhone

iOS 15, nova atualização do iPhone, tem várias melhorias, novas ferramentas e privacidade reforçada

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O iOS 15, nova versão do sistema operacional para iPhones, finalmente foi liberado pela Apple. O lançamento aconteceu no dia 20 de setembro, e a plataforma já está presente na nova linha de smartphones da empresa, o iPhone 13, que ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

A nova atualização do iOS reforça recursos de privacidade do usuário. Traz também customizações de notificações e novas ferramentas. Algumas delas são a possibilidade de reconhecer textos em fotos ou mesmo assistir conteúdos de vídeo junto aos amigos com o FaceTime.

Reunimos todas as principais novidades do iOS 15 para você. No final do post, você ainda pode conferir se o seu celular está na lista de aparelhos que receberão a nova atualização do iPhone.

Para tirar melhor proveito dos recursos do iOS 15, veja quais são os melhores iPhones para comprar em 2021. Em setembro, a Apple também anunciou sua nova geração de smartphones, e nós já te contamos tudo sobre o iPhone 13.

iOS 15 terá Facetime aprimorado

Mulheres fazendo chamada de vídeo em iPhone com iOS 15
iOS 15 contará com FaceTime aprimorado (Foto: Divulgação/Apple)

O FaceTime é o aplicativo de vídeo-chamadas da Apple e recebeu melhorias no iOS 15. A empresa implementou áudio espacial. Assim, a voz de quem está falando na chamada está mais localizada. Ou seja, se ela está mais à esquerda do celular, por exemplo, o som sairá mais à esquerda no outro celular. Isso promete melhorar a percepção de localização.

Outra melhoria é que agora o app suporta o "modo retrato" nos vídeos. Portanto, será possível desfocar o fundo e manter apenas a pessoa em foco no iOS 15. Além disso, a Apple disponibiliza agora visualização em grade e diferentes modos do microfone, com isolamento de voz para redução de ruídos ao fundo.

Atualização iOS 15 vai liberar FaceTime no Windows e Android

Outra novidade do iOS 15 é que o FaceTime também poderá ser usado no Windows e Android. Para isso, o app criará um link da chamada. Com esse link, os usuários poderão acessá-la direto do navegador.

iOS 15 com Shareplay no FaceTime

Três iPhones com iOS 15 lado a lado com conteúdos de vídeo na tela
Nova atualização do iOS trará o SharePlay no FaceTime. (Foto: Divulgação/Apple)

Durante a pandemia, a busca por serviços de compartilhamento de conteúdo cresceu bastante. Por isso, a Apple lançou o SharePlay, uma nova forma de compartilhar o seu filme, série ou música preferida pelo FaceTime. No iOS 15, você pode fazer chamadas com os amigos e compartilhar conteúdos da Apple TV, Disney+, HBOMAx, Twitch, NBA, ESPN+ e até TikTok.

O vídeo será sincronizado entre todos os participantes. Uma pequena tela continuará mostrando o rosto de cada um. Assim, você pode ver a reação do seu amigo durante aquele susto em um filme de terror, por exemplo, ou aquela risada durante um episódio da sua série favorita.

iOS 15 tem mais controle sobre notificações

Dois iPhones com o que devem ser as notificações do iOS 15 na tela
iOS 15 terá customização de notificações (Foto: Divulgação/Apple)

Se você tem problemas em focar no trabalho ou estudos por causa das notificações do seu iPhone, o iOS 15 vai te ajudar. A nova atualização iOS permite que os usuários personalizem os altertas. Eles poderão ativar modos pré-definidos sugeridos pela empresa ou mesmo criar os seus próprios.

Os modos personalizados de notificação serão compartilhados entre dispositivos Apple. Então, se você ativar o modo "Trabalho", por exemplo, seu Apple Watch também mudará para ele automaticamente. Será possível até criar telas iniciais personalizadas que mostrem apenas alguns apps. Também há modos de "Exercício", "Jogos", "Leitura" e "Carro", para quando estiver dirigindo. A ideia é "diminuir a tentação" de mexer no iPhone e aumentar o foco nas atividades do dia a dia.

Notificações redesenhadas

Amostra de como deve ser notificação do iOS 15 em tela de iPhone preto
O iOS 15 terá notificações redesenhadas. (Foto: Divulgação/Apple)

Ainda falando sob as notificações, elas foram redesenhadas no iOS 15. Agora, os ícones dos apps estão maiores. Fotos de contatos foram adicionados para ilustrar melhor quem está enviando uma mensagem.

A nova atualização iOS usará inteligência artificial para "filtrar" as notificações menos importantes. Depois, vai entregá-las em um momento mais oportuno do dia, definido pelo usuário. Por exemplo, depois do horário de trabalho. Esse filtro também colocará as notificações e mensagens mais importantes no topo baseado nas interações do usuário com os aplicativos.

Melhorias na privacidade

Tela de iPhone preto com nova atualização do iOS mostrando relatório de privacidade dos apps
Mais privacidade será um dos focos da Apple no iOS 15. (Foto: Divulgação/Apple)

O iOS 15 ganhou várias melhorias em relação à sua privacidade. O aplicativo de email, por exemplo, irá esconder o endereço de IP e a localização do usuário. Ele também bloqueará serviços que avisam se o usuário abriu ou não uma mensagem.

Todos os aplicativos agora têm um relatório de privacidade. Eles darão mais detalhes sobre as empresas que estão "rastreando" o uso do app em questão. Neste relatório, também constará todas as permissões que o aplicativo tem para acessar recursos.

Outra melhoria é na Siri, a assistente de voz da Apple. Ela irá fazer o processamento de informações localmente, não usando a nuvem. Isso deixa a assistente mais rápida, podendo ser usada até sem conexão com a internet, além de aumentar a privacidade do usuário. Veja as nossas dicas de como usar a Siri.

Sistema de herança

Um novo conceito será adicionado no iOS 15. É o "Sistema de Herança". Ele é exatamente o que o nome diz. O dono do iPhone poderá definir um contato para ser o seu herdeiro. A pessoa em questão poderá solicitar acesso aos dados do dispositivo via iCloud.

Isso será útil para quando o usuário principal esquecer a senha e precisar recuperar o acesso, por exemplo, ou até em casos mais extremos, como se ele vier a falecer. Neste caso, o contato de herança poderá acessar os seus dados salvos.

Filtragem de SMS

Outro recurso interessante do iOS 15 é a filtragem de mensagens SMS, que chegará especialmente no Brasil. O usuário pode classificar as mensagens de acordo com conteúdo e destinatário. Dessa forma, o próprio sistema fará o filtro do que é mais importante, semelhante ao que acontece em um serviço de email, por exemplo.

As mensagens poderão ser organizadas em três pastas: promoções, transações e lixo. Este recurso já estava disponível na Índia no iOS 14, mas chegará também ao Brasil no iOS 15. Por enquanto, apenas os dois países terão acesso ao recurso, já que o uso de SMS é maior neles.

Leitura de textos com câmera do iPhone

Amostra do que deve ser sistema de leitura em fotos em tela de iPhone preto com iOS 15
A nova atualização do iPhone trará leitura de textos na câmera. (Foto: Divulgação/Apple)

A câmera do iPhone terá uma função de reconhecimento de textos nas fotos no iOS 15. A Apple chamou o recurso de Texto ao Vivo. Isso significa que o usuário poderá tirar a foto de um livro, por exemplo, e tudo o que estiver escrito será traduzido para o formato de texto, semelhante ao que o Google Lens oferece.

Esse recurso vai levar ao usuário a possibildiade de fazer ligações para números de celular e enviar e-mails para contatos de forma simples: basta tirar a foto de uma placa com um número de telefone ou endereço de e-mail para o celular automaticamente planejar a ligação ou mensagem para ele, por exemplo.

É possível ainda traduzir textos de outros idiomas nas fotos. O recurso estará disponível em sete línguas diferentes: português, inglês, chinês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Spotlight buscará fotos com base em informações internas

Tela de iPhone preto com iOS 15 mostrando uso do recurso de informações internas de fotos
O Spotlight será aprimorado no iOS 15. (Foto: Divulgação/Apple)

Semelhante ao que acontece no Google Fotos, agora os donos do iPhone poderão buscar as fotos de acordo com seus conteúdos no iOS 15. O Spotlight recebeu melhorias para busca de conteúdos dentro da imagem, mostrando informações sobre locais famosos ou até mesmo sobre artistas, por exemplo.

O aplicativo de galeria também mostrará imagens antigas com uma trilha sonora da Apple Music. De acordo com a empresa, o recurso Memory Mixes é uma forma de resgatar "memórias" do usuário com uma curadoria especial, e que faça ele reviver a trilha sonora apropriada de momentos que estão armazenados na galeria

Novos recursos de mapa e transporte

O Apple Mapas tem agora uma nova cara de navegação. O app traz mais detalhes sobre os lugares e novas formas de explorar o mapa. É possível ter o visual mais preciso de pontos turísticos em 3D, ruas, rodovias, bairros, prédios e praças. O aplicativo também conta com integração com o sistema de transporte público para indicar rotas e horários de ônibus e metrôs.

Outras novidades do iOS 15

  • Safari: com novo design, navegador tem nova barra de abas agrupadas. Elas podem ser mudadas ao deslizar para esquerda ou direita.
  • iCloud+: sistema de armazenamento na nuvem da Apple ganhará uma versão premium com mais recursos no iOS 15, incluindo ferramentas focadas em segurança e privacidade;
  • Find My: o sistema de busca de aparelhos perdidos da Apple agora funciona mesmo se o iPhone estiver desligado, além de ter suporte com novos dispositivos;
  • HomeKit: o gerenciamento de aparelhos inteligentes da Apple será aprimorado no iOS 15 e ganhará integração com a Siri;
  • Translate: app de tradução da Apple está mais fluído no iOS 15 e ganhará recurso de tradução ao vivo;
  • Acessibilidade: novas funções de acessibilidade e melhorias no que já existe foram implementadas no iOS 15, minimizando distrações e aumentando as customizações;
  • Aplicativo de Saúde: o aplicativo de saúde trabalhará com compartilhamento de dados e tem novas métricas para os relatórios de exercícios no iOS 15;
  • Siri: assistente de voz da Apple agora tem uma integração maior com os AirPods, falando ao usuário quais notificações estão pendentes na tela do iPhone;
  • App de notas e tempo: os aplicativos de notas e de tempo foram redesenhados no iOS 15 para ficarem mais claros quanto as informações, além de poderem ser customizados pelos usuários.

Update com menos espaço disponível

O tamanho das atualizações sempre foi um problema nos dispositivos iOS, especialmente nos mais antigos que acumulam mais updates. A falta de espaço em aparelhos até então impedia a instalação de updates de versão. Felizmente, a Apple anunciou que é possível instalar a nova atualização do iPhone via Software Update mesmo em smartphones com menos espaço disponível.

A empresa ainda não detalhou como isso será possível, já que atualizações de sistema são bem robustas. Mas a atualização tem um tamanho para cada modelo de iPhone, e o espaço necessário pode variar por dispositivo.

iPhones que vão receber atualização

Conforme anunciado pela Apple, diversos iPhones de gerações anteriores receberão o iOS 15. Toda a linha da nova geração da Maçã também virá com o iOS 15 de fábrica. Confira os modelos que recebrão a atualização:

  • iPhone 6s e 6s Plus;
  • iPhone SE e SE 2ª geração;
  • iPhone 7 e 7 Plus;
  • iPhone 8 e 8 Plus;
  • iPhone X;
  • iPhone XR;
  • iPhone XS e XS Max;
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
  • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max;
  • iPhone 13., 13 Mini 13 Pro e 13 Pro Max.

Saiba também quais são os smartphones da lista acima que estão entre os melhores modelos de iPhones baratos.

iOS 15: download

Se o seu iPhone é um dos listados acima e é compatível com o iOS 15, o download e atualização para o novo sistema operacional é muito simples. Segundo a Apple, o passo a passo é muito simples e rápido.

Passo 1. Conecte seu iPhone à internet em uma rede Wi-Fi;

Passo 2. Acesse os Ajustes do celular;

Passo 3: Clique em Geral e encontre "Atualização de Software";

Passo 4: Aqui, vão aparecer duas opções. Você pode escolher ficar com o iOS 14 e receber apenas as atualizações importantes ou baixar a última versão do iOS;

Passo 5: Clique em Instalar e espere que o seu dispositivo comece a receber o iOS 15.

Veja ofertas de iPhones compatíveis com o iOS 15: