O que é ebook

Saiba mais sobre livros digitais e veja como fazer um e-book

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabe o que é ebook (ou e-book ou eBook)? Não é novidade para ninguém que o mundo se digitalizou nos últimos anos. Inúmeros apps surgiram facilitando todos os nossos afazeres e trazendo atividades cotidianas para dentro dos nossos dispositivos eletrônicos. O mesmo aconteceu com os livros. O ebook, ou eletronic book, é a tradução em inglês para livro digital. Ou seja, nada mais é do que um livro que pode ser lido em computadores, celulares e tablets, dispondo de uma leitura simples aos olhos, com fonte e estilo adaptáveis às preferências do leitor.

Mas não foi só o crescimento do digital que facilitou o desenvolvimento dos ebooks. Eles carregam uma série de vantagens, sendo a maior delas a facilidade de publicar um livro quando se é um autor independente. Isso acontece principalmente pelo custo do livro impresso, que é alto e demanda de um investimento inicial.

Publicar um ebook, por outro lado, é simples e barato. Não há preocupação com o número de cópias a serem feitas e nem o número de leitores consumidores da sua história. Basta escrever e publicar! Agora que você já sabe o que é ebook, entenda abaixo os motivos para baixar

O que é ebook: as vantagens

Agora que você sabe o que é ebook, entenda os motivos para baixá-los

Depois de entender o que é ebook, você precisa saber que, por serem mais baratos de se produzir, eles geralmente têm um valor mais baixo para os consumidores. Além desse benefício, é importante frisar, para quem pretende comprar um ebook, que seus arquivos não costumam ser pesados, então é possível ter inúmeros títulos baixados no seu dispositivo sem preocupação com espaço. Essa dica é valiosa para quem vai viajar ou precisa trabalhar e estudar fora, e pode se livrar de carregar tanto peso na mala.

O que é ebook: saiba tudo sobre livros digitais (Foto: Shutterstock)
O que é ebook: saiba tudo sobre livros digitais (Foto: Shutterstock)

Os ebooks também são bastante interativos. O leitor pode adaptar a fonte e o seu tamanho, dependendo do dispositivo que optou por fazer sua leitura. A cor do fundo também pode mudar! Além disso, caso o leitor queira fazer anotações, marcar páginas e destacar trechos do livro, pode realizar tudo sem medo. Os programas para ler estes tipos de livro oferecem suporte para anotações de maneira prática. Também é possível pesquisar partes do texto ou ver a definição das palavras no dicionário usando a lupa ou selecionando a palavra desejada.

Para fechar as inúmeras vantagens é importante destacar que os ebooks são ecologicamente corretos. Não é necessário derrubar nenhuma árvore para lermos nossos livros preferidos. O planeta agradece!

O que é ebook: dicas para fazer o seu

Como fazer um ebook

Para começar a criar seu próprio ebook, são necessárias ferramentas muito básicas: um computador, algum programa básico de edição de texto e acesso à internet. Depois de estabelecidas as ferramentas, é indispensável pensar na importância de tornar seu produto o mais profissional possível. Para isso, então, é interessante começar se perguntando qual tema será abordado no seu ebook. Uma dica é pensar nos conhecimentos que você tem e, a partir deles, escolher um tema que seja atrativo para o público, ao mesmo passo que você consiga abordar de maneira plena.

É natural que você tenha vontade de escrever sobre vários temas, mas tente escolher um segmento. Normalmente, assuntos mais específicos têm menos concorrência e ainda permitem que você aborde grande parte de suas particularidades. Depois disso, coloque os conteúdos em tópicos, para mantê-los o mais organizados possível. E aí, isso tudo feito, chega a hora de escrever!

O que é ebook: aprenda como fazer o seu (Foto: Shutterstock)
O que é ebook: aprenda como fazer o seu (Foto: Shutterstock)

Algumas dicas são válidas na hora de escrever seu conteúdo, como: lembrar sempre das regras ortográficas e gramaticais; usar uma linguagem adequada ao seu público; ser objetivo, mas abordar o assunto de maneira completa; ter cuidado com expressões usadas como gírias e regionalismos, porque podem segmentar muito para quem lê, além de deixar seu texto informal demais.

Depois de escrever tudo que deseja, é momento de formatar seu material. Há algumas ferramentas específicas para a produção de ebooks e formatação de textos que podem te ajudar nessa missão. São elas:

Quando revisar todo seu material, a preocupação final deve ser a plataforma que você deixará seu ebook disponível. É importante escolher um local próprio para a distribuição e venda de produtos digitais. Assim, você pode contar com vários recursos e ferramentas que facilitam no uso do seu produto, otimizando a experiência dos seus leitores. Ah, e não esqueça de divulgar bastante nas suas redes sociais depois de publicado! Abaixo, uma lista de plataformas para publicação de ebooks:

Apps para ler livros online

Depois de saber o que é ebook, veja aplicativos para baixar seus favoritos

1) Kindle

Sendo o mais famoso dos amantes de literatura, o Kindle possui diversos recursos e funções. O app traz milhares de ebooks gratuitos, incluindo alguns clássicos como "A Volta ao Mundo em 80 Dias" e "Dom Casmurro". Além disso, o programa está disponível para Android, iOS, Windows e Mac. Com o aplicativo você tem acesso a todo o catálogo de livros digitais da Amazon no seu próprio dispositivo, sem precisar adquirir o aparelho Kindle. Todas as opções para baixar estão disponíveis nesse link.

2) Bluefire Reader

O Bluefire Reader é um leitor de ebooks para Android, iOS e Windows (link para baixar aqui). Um dos pontos positivos deste app é que ele não está atrelado a nenhuma loja de venda de ebooks. Sendo assim, usuário pode escolher onde prefere comprar, o que garante muitas e variadas opções. Além disso, o programa tem interação com o Facebook e permite algumas ações como, por exemplo, publicar alguma citação interessante na sua rede social.

3) iBooks

Atualmente o iBooks começou a vir pré-instalado em iPhones com iOS 8, no Mac com OS X Yosemite e em todos os Ipads. O app serve como ebook e também trabalha com documentos em PDF. Com um um funcionamento excelente e o padrão de qualidade da Apple, o iBooks garante ao usuário o poder de escolher o tipo de estante virtual que deseja utilizar para abrigar seus livros, além de dizer qual o tema das páginas, o modelo de visualização, e organizar os livros como desejar na sua estante virtual, criando quantas categorias quiser!

Se você quer saber ainda mais sobre apps e ferramentas para ler seus ebooks preferidos, clique aqui e leia também este outro artigo! Agora que você sabe o que é ebook e como produzir o seu, veja algumas ofertas de e-readers e tablets abaixo para melhorar sua experiência com dispositivos nos quais a leitura é melhor.

Veja mais: os tablets mais vendidos do Zoom

Se você quer economizar na compra do seu e-reader ou tablet, crie um alerta de preço no Zoom, que te avisamos quando ele estiver mais barato. Não perca essa chance! Dê um Zoom e fique por dentro de tudo! Confira abaixo como fazer: