Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é FaceTime?

App permite fazer videoconferências no iPhone (iOS).

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O FaceTime é um aplicativo exclusivo dos aparelhos com sistema iOS, como iPhones e iPads, que possibilita a realização de chamadas de áudio e, principalmente, de vídeo.

Desenvolvido pela própria Apple, o software está disponível para aparelhos com iOS 4 ou superior, além de estar presente no Mac OS X 10.6.6 ou superior.

Uma boa conexão à internet é fundamental para o funcionamento do app, de modo que ele funciona com o aparelho conectado a redes Wi-Fi ou 3G e 4G. Conexões mais fracas não são suportadas e o aplicativo não inicia as chamadas.

Para o uso na conexão Wi-Fi, é necessário ter:

  • iPhone 4 ou superior;
  • iPad 2 ou superior;
  • iPad mini ou iPod Touch da 4ª geração ou superior.


Se o uso for realizado com um plano de dados móveis, é necessário ter ao menos um iPhone 4s ou um iPad de terceira geração.

Para que serve o FaceTime?

O aplicativo FaceTime, assim como similares que realizam chamadas de vídeo, é muito mais útil do que se imagina. Além de possibilitar a visualização da imagem da pessoa com quem se está falando, o app é muito utilizado para videoconferências com três ou mais pessoas na mesma ligação.


Para os aparelhos que apresentam o sistema iOS 12, lançado em dezembro de 2018, a função está disponível para conferências de até 12 pessoas, simultaneamente na mesma chamada. É uma ótima opção para quem precisa estar em videoconferências, principalmente no trabalho.

Como ativar o FaceTime?

Antes de utilizar o aplicativo, é necessário conferir se ele está ativado no seu sistema. O processo é simples e rápido, basta seguir os passos abaixo:

  • Navegue até Ajustes;
  • Ligue a "chave" FaceTime;
  • Confira o ID Apple do login, que funciona como um e-mail de contato;
  • Caso o ID Apple não apareça, toque em Usar ID Apple para FaceTime;


Se este procedimento for feito no iPhone, o número de celular é associado de maneira automática ao aplicativo;
Em um Mac, basta entrar em "Preferências" e clicar em "Adicionar E-mail para vincular outro e-mail ao FaceTime".

Quais são as funções presentes no FaceTime?

O aplicativo do FaceTime é repleto de funções interessantes que podem ser acessadas a qualquer momento. Confira abaixo algumas delas.

Câmera

Você consegue alterar a câmera que está sendo utilizada na chamada a qualquer altura da ligação. Assim, é fácil alternar entre a câmera frontal e a traseira do seu aparelho (desde que ele seja um iPhone ou iPad).

Essa função é muito interessante, já que geralmente a câmera frontal é utilizada para conversar com alguém "cara a cara", simulando um encontro presencial com a pessoa presente na chamada. Já a câmera traseira é muito utilizada para quando queremos mostrar alguma coisa para a outra pessoa na linha. Como é a câmera traseira que está filmando, nessa situação, fica muito mais fácil controlar aquilo que está sendo visto pelo nosso contato.

Microfone

Entre os outros botões na tela durante uma videochamada no FaceTime está o botão "mudo", que silencia o seu microfone. Quando ativado, o seu contato da chamada não escutará nada do que está sendo falado. É muito útil quando você precisa realizar algum tipo de interrupção rápida na chamada sem, necessariamente, finalizar a ligação.

Interface

Quando fazemos uma ligação pelo FaceTime, a imagem da pessoa com quem estamos falando fica maximizada na tela. Já a nossa imagem é apresentada em uma miniatura. O que pouca gente sabe é que você pode mudar a posição dessa miniatura na tela, simplesmente arrastando-a para outro canto.

Qualidade da chamada

Para uma chamada de boa qualidade, é fundamental que ambos os contatos estejam conectados em uma rede de boa velocidade. Como muita gente utiliza do recurso de Wi-Fi, certifique-se de que ambos estão próximos do modem que emite o sinal. Quanto menor for o sinal de internet, menor será a qualidade da chamada.

Se o vídeo estiver com uma boa qualidade, mas a imagem não, provavelmente você está com algum problema de iluminação. Para isso, basta se deslocar para algum local que ilumine o seu próprio rosto, fazendo com que o seu contato consiga enxergar com mais facilidade.

Caso o problema seja com o áudio, procure algum lugar mais silencioso e sem interferências. Um sinal baixo de internet também pode fazer com que a qualidade do áudio caia.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone