Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é Force Touch e 3D Touch?

Tecnologias Force Touch e 3D Touch reconhecem a pressão do toque em telas touchscreen e trackpads.

Force touch, 3D touch
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Apesar de não ser exatamente uma novidade, a tecnologia que reconhece a intensidade do toque em telas touchscreen e trackpads ficou mais evidente depois do anúncio dos iPhones 6s e 6s Plus, e acabou deixando muita gente curiosa sobre o que é Force Touch, 3D Touch, se tem diferença entre eles, ou qual é o melhor.

Então, vamos começar deixando claro que Force Touch e 3D Touch não são sinônimos, mas têm basicamente a mesma finalidade: entender diferentes níveis de pressão exercidos sobre telas sensíveis ao toque, como as de relógios inteligentes e smartphones, e também de trackpads de notebooks.

Com isso, são oferecidas mais funções, com novas possibilidades de uso dos aplicativos, além das que já são conhecidas quando a gente toca em um ícone ou desliza uma página no celular, por exemplo.

Trazendo para o dia a dia, o recurso Peek e Pop, da série 6s do iPhone, ilustra bem o que a tecnologia 3D Touch (e a Force Touch também) é capaz. Com o Peek, ou seja, um toque mais leve, você tem uma prévia de um e-mail ou do seu álbum de fotos em uma parte do display, por exemplo. E para abrir o aplicativo ou o e-mail em tela cheia, é só clicar com um pouco mais de força (Pop).

 

Leia também: iPhone 6s x iPhone 6: veja o que mudou na nova versão

Force Touch foi introduzido no Apple Watch e em MacBooks

Alguns produtos da própria Apple trouxeram o Force Touch antes mesmo do 3D Touch do iPhone. O Apple Watch e alguns modelos de MacBook lançados em 2015, por exemplo, trazem a tecnologia na tela e no trackpad, respectivamente.

Primeiro celular a reconhecer intensidade do toque foi o Huawei Mate S

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a Apple não foi a primeira a anunciar um celular com sensibilidade à pressão. Um pouco antes do lançamento dos iPhones 6s e 6s Plus, a chinesa Huawei apresentou o Mate S, um top de linha da marca com Force Touch, que, infelizmente, não deve chegar ao Brasil.

Nomeado pela Apple, 3D Touch é basicamente o Force Touch aprimorado

Tudo bem, não vamos tirar o mérito da Apple pelo 3D Touch, que realmente promete ser melhor que o Force Touch. É que o 3D Touch reconhece mais níveis de intensidade de toque, além de um mais leve e um mais forte.

O 3D Touch também é, a princípio, mais sensível que o Force Touch, e você não vai precisar fazer tanta força para que o dispositivo entenda a diferença entre as pressões exercidas.

A tendência é que cada vez mais dispositivos venham com esse tipo de tecnologia. Mas, claro, para que o Force Touch ou o 3D Touch funcionem, é preciso que desenvolvedores trabalhem para implementar as funcionalidades nos aplicativos, o que pode tornar o dia a dia mais prático, e jogar em tablets e celulares, ainda mais divertido.

Agora, é bom lembrar que cada aplicativo vai responder de maneira diferente às intensidades de toque. Claro que algum padrão deve ser estabelecido, mas isso não garante que não vamos ter que nos acostumar com as individualidades de uso de cada aplicativo.

 

Como você já está por dentro das tecnologias Force Touch e 3D Touch, continue no Zoom, saiba mais sobre outros assuntos, veja diversos produtos e compare os preços.

 

Leia também: iPhone 6s Plus vs iPhone 6 Plus: conheça as diferenças entre eles

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone