Logo Buscapé
Logo Buscapé

O que é jailbreak? Se você tem um iPhone, provavelmente já ouviu falar esse nome. Trata-se do famoso desbloqueio do celular da Apple. É uma prática que é feita desde a primeira versão do celular, e mesmo com a Apple sempre corrigindo as brechas do seu sistema, hackers conseguem achar vulnerabilidades para continuar atualizando o jailbreak.

Apesar de parecer vantajoso para muitos usuários ter mais acesso ao sistema, fazer jailbreak no iPhone nem sempre é uma boa opção. O Buscapé preparou um artigo completo para te contar a história desse procedimento, o que é jailbreak e quais os riscos que esse processo traz. A propósito, não recomendamos que se faça esse tipo de desbloqueio, nem qualquer outra ação que vá contra recomendações oficiais das fabricantes.

Veja também: Como fazer transferência com o Airdrop, a ferramenta do iPhone

A propósito, você está em busca de um aparelho novo? Dê uma olhada na nossa lista de melhores celulares de 2021.

O que é Jailbreak?

Jailbreak nada mais é que uma exploração em brechas no código do iOS (sistema operacional da Apple) para permitir que o usuário acesse todos os arquivos do sistema, dessa maneira você pode instalar aplicativos que não estejam na loja da Apple, por exemplo.

Esse “hack” já é antigo e foi criado ainda no primeiro iPhone, lá em 2007. Na época, o celular só tinha 16 aplicativos e contava com uma personalização de sistema muito limitada, por isso alguns usuários foram atrás de achar as brechas no código, o que também permitiu o desbloqueio do aparelho de operadora, já que o iPhone foi lançado com um acordo de exclusividade com a AT&T.

Além do iPhone, é necessário instalar o Cydia, uma central de aplicativos que não estão na loja da Apple, ou até estão, mas com modificações.

Posicionamento da Apple sobre o Jailbreak

O iOS 14 é o sistema mais recente da Apple e já possui versões de Jailbreak para ele. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Obviamente, o jailbreak no iPhone é algo ilegal, mas é difícil para a Apple combater por completo a prática, já que são milhares de hackers no mundo todo estudando o sistema do iPhone e procurando pelas brechas. Dessa forma, não recomendamos que se tente fazer o procedimento, sob o risco de ter brechas de segurança em seu smartphone.

Leia mais: Como restaurar iPhone

A fabricante constantemente atualiza o seu SO para corrigir essas falhas, por isso acaba sendo um jogo de bate e volta com os hackers, que a cada atualização da empresa precisam novamente dar um jeito de criar uma nova versão do jailbreak, que consiga fazer o desbloqueio mesmo com os novos níveis de segurança.

Veja também: tudo sobre a última atualização do iPhone

Jailbreak é reversível?

Sim, o Jailbreak é reversível, então se você fizer no seu celular e se arrepender, basta usar o iTunes para um “reset” do aparelho, fazendo-o retornar às configurações de fábrica, e assim ficar com o sistema original novamente.

Saiba mais: recursos do iPhone que você não conhecia

Em alguns casos, atualizar o iPhone também faz com que o sistema seja removido, pois como dissemos, a Apple constantemente está enviando correções para as falhas encontradas pelos hackers.

Riscos em usar o Jailbreak

Apps que é possível baixar com Jailbreak. (Imagem: Divulgação/Medium/viniciuskmax)

A principal vantagem do jailbreak no iPhone é te dar liberdade para customizar o seu aparelho como preferir, ou mesmo instalar aplicativos que não estejam disponíveis na App Store, mas obviamente o “desbloqueio” possui os seus pontos negativos e riscos.

Ao instalar o jailbreak no iPhone, você pode sofrer com instabilidades no sistema, que vão desde pequenos bugs até alguns travamentos. Claro que os desenvolvedores do desbloqueio também trabalham nisso, mas é algo que pode acontecer.

O celular acaba ficando comprometido com atualizações da própria Apple, já que em muitas versões do jailbreak, ele nem as recebe. Outro ponto importante é que os apps instalados de outras lojas que não seja a App Store podem não ter passado por verificações de segurança, então você estará dando acesso completo a aplicativos não confiáveis, ou sem procedência legal.

Por último, mas não menos importante, a Apple não oferece suporte a celulares com Jailbreak, então ao fazer o procedimento, você estará abrindo mão da garantia da fabricante, que inclusive é muito elogiada mundo afora.

Confira ofertas de iPhone abaixo:

Em busca de um iPhone? Receba notificações quando ele chegar no valor que deseja pagar. Crie um Alerta de Preço! (veja abaixo como fazer esse procedimento).

Leia mais artigos sobre iOS e iPhone:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!