O que é smartphone?

Descubra o que é smartphone e entenda como é possível ter várias funcionalidades em um só aparelho

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Já faz um tempo que os smartphones invadiram o mercado e passaram a fazer parte do dia a dia de quase todo mundo. Mas você realmente sabe o que é smartphone? Em tradução literal, significa "telefone inteligente". Atualmente, eles contam com inúmeros recursos, ao contrário dos celulares antigos, que só serviam para realizar e receber chamadas e SMS.

Nesse artigo, vamos te ajudar a descobrir o que é smartphone e para que serve. Além disso, você vai aprender a escolher um novo modelo e também descobrir quanto tempo dura um smartphone!

Diferentes pessoas segurando smartphones
O que é smartphone? (Foto: Shutterstock)

Entenda, de um jeito prático, o que é smartphone

Como falamos, o smartphone é um telefone inteligente. Ele conta com muitas funções, sendo vários aparelhos em apenas um. Mas as pessoas menos familiarizadas com tecnologias podem se perguntar para que servem os smartphones?

Eles não são apenas um celular. Contam com câmeras fotográficas e filmadoras de alta definição, players de músicas, vídeos e estações de rádio. São praticamente computadores portáteis. O smartphone consegue todos estes recursos graças ao seu processador, às memórias (RAM e interna) e aos seus sistemas operacionais.

Mulher com camisa listrada com smartphone no ouvido
Descubra o que é smartphone. (Foto: Shutterstock)

Falando em sistemas operacionais, hoje existem dois que dominam quase 100% do mercado. São eles: o iOS, dos celulares iPhone, e o Android, dos smartphones da Samsung, Motorola, LG e muitos outros fabricantes. Já falando sobre os processadores, há inúmeras opções no mercado. Elas chegam a ter até oito núcleos e velocidades incríveis de processamento. São os cérebros dos celulares. Influenciam não só na velocidade, mas até mesmo na autonomia da bateria.

Em relação as memórias, existem duas que impactam diretamente na qualidade do aparelho. A primeira é a memória RAM, que executa as ações dadas pelo processador. Essas ações são executadas mais rápido de acordo com a quantidade de RAM.

A segunda é a memória interna, que pode ser chamada também de armazenamento interno. É a responsável por armazenar os seus dados e arquivos pessoais no aparelho, como fotos, músicas, vídeos, aplicativos e muito mais. Agora que já sabe o que é smartphone, saiba mais sobre as suas características.

E como é a conectividade dos smartphones?

Para que o smartphone consiga atingir todo o seu potencial, uma coisa é fundamental, a conexão com a internet. Atualemente, eles contam com o suporte à rede sem fio, Wi-Fi. Isso permite que você acesse a internet desde que tenha sinal liberado em algum lugar. Pode ser na sua casa, no escritório ou em locais públicos, como restaurantes.

Mão segurando celular com símbolo de 5G em 3D
Conectividade dos smartphones como 5G (Foto: Shutterstock)

Mas, para outros locais onde você não tem acesso à rede sem fio, é fundamental contar com um pacote de dados. Este tipo de conexão é possível graças à rede 4G, que está presente na maioria dos celulares do momento. Mas ainda melhor e mais rápido (mais de 20x) que o 4G, é o novo tipo de conexão, o 5G.

Mesmo ainda não estando disponível no Brasil em sua plenitude, já contamos com alguns modelos com esta tecnologia. Eles saem na frente quando a tecnologia for liberada aqui. Algumas operadoras, inclusive estão disponibilizando uma prévia do 5G. É uma espécie de "5G improvisado", por meio de frequências do 4G, conhecido como DDS. Desta forma, não é alcançado uma qualidade igual ao 5G puro, mas dá para ter uma ideia do que está por vir.

Smartphones e seus variados recursos

Câmera

Cada vez mais avançadas e com mais recursos (HDR, abertura de lente e pós processamento), as câmeras dos celulares hoje, são muitas vezes, melhores até mesmo que câmeras fotográficas. Muitas vezes mesmo!

Foto de um celular com três câmeras
Câmera é uma das ferramentas mais usadas nos celulares (Foto: happycreator/Shutterstock)

Elas contam com até quatro sensores: um principal, um macro, dedicado para fotos com o foco próximo a lente, uma ultra-wide, ideal para fotos de paisagens e de grandes grupos e uma teleobjetiva, usada no modo retrato. Hoje em dia, encontramos modelos com até mesmo mais de 100 MP de resolução.

Saiba mais sobre as câmeras de celular, lendo nosso artigo sobre os tipos de sensores e conheça as melhores câmeras de celular do momento.

Qualidade da tela

O tamanho da tela, que antes era tido como um dos principais pontos para escolher um celular, hoje é uma questão de "gosto". Tem quem prefira telas maiores e tem quem opte por menores. Contudo, o que realmente faz uma tela ser boa é a a tecnologia empregada e a sua resolução.

Mão segurando celular desbloqueado
Tela é aspecto muito relevante do smartphone (Lukmanazis/Shutterstock)

As melhores tecnologia usadas hoje são as de OLED e AMOLED. Elas entregam imagens com contrastes intensos, cores com mais vida e pretos ainda mais profundos. Mas encontramos ainda muitos modelos de LED e LCD. Saiba ainda mais, conhecendo as diferenças entre AMOLED e IPS LCD.

Já em relação à resolução, os melhores modelos contam com resolução QHD+ e Full HD+. Mas ainda são encontrados modelos com tecnologia Full HD e HD+. Lembrando que, quanto melhor a resolução e a tecnologia da tela, você terá uma melhor experiência para assistir filmes e séries. E também poderá curtir mais se quiser aproveitar jogos.

Recursos e conectividade

A questão da conectividade é importante. Há vários tipos de conexões. Uma delas é o Bluetooth. A cada versão, ele vem com mais avanços, como possibilidade de se conectar a mais de um dispositivo. Já NFC é um sistema de conexão por aproximação. Ele é usado, por exemplo, para fazer pagamentos. Os mais recentes possuem a tecnologia 5G que, como já falamos, é mais econômica e até 20 vezes mais rápida que a 4G.

Memória RAM e armazenamento interno

Atualmente, os modelos premium contam com até 12 GB de memória RAM. Em smartphones gamer, podem até passar disso. Mas a maioria dos modelos disponíveis ficam em uma faixa entre 4 GB e 6 GB. Já em relação ao armazenamento interno, alguns modelos top de linha chegam aos 512 GB. A maioria, contudo, fica entre 64 GB e 128GB. Há modelos de várias marcas que possuem entrada para cartão de memória para expandir mais ainda.

Quanto tempo dura um smartphone?

Dizer quanto tempo dura um smartphone de forma exata, é muito difícil. Muitas coisas impactam sobre a sua vida útil. Mas, se em média eles têm um ano de garantia, pelo menos este período é garantido que ele vá durar. Com bom uso, ele pode durar muito mais. Temos que ter apenas alguns cuidados antes de comprar um. É preciso saber, por exemplo, quando ele foi lançado. Um celular lançado há muitos passa a não ter mais suporte de atualizações, o que afeta a sua vida útil.

Duas pessoas colocando celulares em uma lixeira de reciclagem
Quanto tempo dura um smartphone (Foto Shutterstock)

Depois de comprado, devemos também ter muitos cuidados, como um uso correto do aparelho, evitando o seu uso durante carregamento, por exemplo. Isso pode diminuir o ciclo da sua bateria. Ela pode durar de um até 5 anos, dependendo do tipo de uso e do modelo. Outros cuidados são evitar quedas, usar capas e películas para proteger o seu dispositivo.

Acerte na escolha do seu smartphone

Muitas marcas oferecem opções de smartphones, desde os mais básicos até modelos com muita tecnologia. Na hora da pesquisa, analise todas as características e encontre o aparelho com recursos que você realmente vai usar. Algumas dicas importantes:

  • Pensar e avaliar o seu tipo de uso
  • Qual o seu foco principal em um smartphone (câmera, bateria, jogos, tela),
  • Qual sistema operacional você prefere
  • Quanto você está disposto a gastar

Agora que você já sabe o que é smartphone, para que serve e quanto dura, veja artigos do nosso site para conhecer o melhor smartphone de 2021, o melhor custo-benefício, os modelos bons e baratos, e os melhores intermediários.

Descubra ainda as diferenças entre celular básico, intermediário e top de linha. Abaixo, confira algumas dicas de smartphone da Apple, Samsung e Xiaomi, algumas das fabricantes mais populares do país. A propósito, se a dúvida for em qual fabricante apostar, avaliamos as marcas de celulares aqui.

Agora que já sabe o que é um smartphone, confira uma dica para economizar na hora de comprar um modelo novo. Crie um alerta de preço que nós te avisamos quando ele ficar mais barato!