Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é USB-C?

USB-C é um conector menor e mais prático, além de ser mais rápido na hora de transferir arquivos. Saiba mais sobre ele!

O que é USB-C
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

No início de 2015 rolou a tradicional feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES), e um dos maiores destaques foi o anúncio oficial do novo USB 3.1 com conector Tipo-C, ou apenas USB-C. O novo padrão nada mais é do que uma evolução do USB como nós já conhecemos.

Agora menor e sem um lado determinado para encaixe, as USB Type-C prometem facilitar o nosso dia a dia e ainda deixar a transferência de dados e o carregamento dos gadgets mais rápido. Até já tem alguns produtos no mercado com o plugue. Mas se você ainda não está muito por dentro do que é o padrão USB Tipo-C, confira as 3 principais vantagens e facilidades da conexão:

1. Cabo conectado na primeira tentativa? Só com o USB Type-C

O USB-C não tem um lado específico de encaixe, nem do cabo e nem do próprio conector. Isso quer dizer que o plugue vai entrar de primeira, sem que você precise olhar para a porta.

2. Velocidade na transferência de arquivos e no carregamento de aparelhos

Uma das principais características do USB-C é ser 3.1 e, portanto, oferecer (pelo menos na teoria) o dobro da velocidade de um USB 3.0. O USB Type-C, por exemplo, transfere até 10GB por segundo, o que é um resultado muito bom para os padrões atuais.

Além disso, o USB-C também recebe e envia energia elétrica, podendo chegar, a princípio, a até 100 Watts (20V), que é suficiente para carregar aparelhos maiores como um notebook.

3. USB Tipo-C por toda a parte: em laptops, celulares, pen drives...

Mais uma novidade é que a porta USB-C é menorzinha. Ela tem mais ou menos o mesmo tamanho de uma micro USB, e isso quer dizer que é possível equipar desde celulares até notebooks ultrafinos com uma entrada USB Type-C.

Veja preços de celular:

E não para por aí, porque o USB Tipo-C pode estar não só em diferentes equipamentos, como também chegou para se tornar um padrão universal, substituindo HDMI e VGA, por exemplo. Assim, você só vai precisar se preocupar em ter um tipo de cabo. Bem mais prático, né? Isso sem falar que a porta é retrocompatível, e para plugar um aparelho que tenha USB 3.0 ou 2.0, basta investir em um adaptador.

Achou o USB-C futurista? Então, fique sabendo que diversos aparelhos já contam com o novo padrão, como é o caso dos smartphones Nexus 5X e Nexus 6P, dos Microsoft Lumia 950 e Lumia 950 XL, e ainda dos MacBooks 12'' lançados em 2015.

 

Muitos outros aparelhos com o novo USB-C devem chegar ao mercado nos próximos meses. E você pode acompanhar tudo aqui no Zoom e, claro, comparar os preços de diversos produtos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone