Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é VoLTE?

Veja como funciona e quais as vantagens do VoLTE, ligações de voz por 4G.

o que é volte
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A internet 4G trouxe uma evolução nas chamadas de voz com a tecnologia VoLTE, ou Voice over LTE, que pode ser traduzido com "voz sobre LTE". Seu objetivo principal é melhorar a qualidade de ligações realizadas por meio das rede móveis de quarta geração.

Atualmente, a maior parte dos smartphones com 4G já são compatíveis com o recurso, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. A seguir, entenda o que é o VoLTE e o que é preciso para usar a tecnologia.

 

Como funciona o VoLTE

O primeiro passo para entender o VoLTE é saber que chamadas de voz e dados passam por diferentes redes e protocolos. As chamadas de voz usam as redes GSM e WCDMA, enquanto a internet 3G e 4G usam as redes HSPA e LTE.

Com o VoLTE, todas as chamadas por voz realizadas pela internet em celulares com 4G passam a ser reconhecidas como dados de navegação, e assim trafegam pela rede LTE, no lugar da GSM (ligações normais) ou HSPA (internet 3G).

A vantagem é que suas ligações pela internet passam a contar com a maior velocidade e estabilidade da rede 4G, como se fosse um streaming de vídeo, por exemplo.

Lembrando que, ao fazer chamadas pela internet, você não gasta seu plano de celular ou paga as taxas de longa distância. Além disso, nos smartphones compatíveis, você também pode usar o VoLTE em chamadas realizadas pela rede Wi-Fi, ou seja, sem gastar o plano de internet.

Resumindo, com o VoLTE, você tem chamadas de voz pela internet com melhor qualidade, menos chances de travamentos e sem gastar nada além do seu plano de dados 4G, ou nem isso, caso o celular esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Smartphones compatíveis com o VoLTE

Smartphones compativeis com o VoLTE

Como não é uma tecnologia tão recente, já que começou a ser disponibilizada pouco depois da chegada do 4G, a maior parte dos smartphones 4G são compatíveis com o VoLTE, principalmente modelos intermediários e avançados lançados a partir de 2017 no Brasil.

Quais operadoras são compatíveis com o VoLTE e quais regiões do Brasil

Por enquanto, apenas as operadoras Vivo e TIM oferecem o VoLTE no Brasil, e mesmo assim não é em qualquer região.

Para ter o serviço disponível, o primeiro passo, claro, é o sinal de internet 4G disponível. Além disso, é preciso que a cidade já tenha desativado o sinal de TV analógica, que usa a mesma frequência. Depois disso as operadoras podem começar a oferecer o serviço.

Cada vez mais regiões passam a contar com essas chamadas de voz por 4G, com novas atualizações das empresas. Por isso, o ideal é que você entre em contato com a sua operadora para confirmar a disponibilidade do VoLTE na sua região.

Chamadas por voz também podem ser feitas através da rede 3G

Um aviso importante: mesmo sem o 4G ou o VoLTE, as chamadas de voz pela internet podem ser feitas pela rede 3G ou Wi-Fi. A diferença é que, dependendo do sinal, a qualidade pode não ser a mesma.

Para fazer uma ligação por VoLTE, os dois smartphones precisam ter acesso ao recurso. Caso contrário, a chamada por voz vai ser realizada pela rede 3G.


Com informações de Android Authority, Finder, Techopedia e AndroidPIT


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone