Papel de parede para celular grátis: onde baixar e como colocar?

Está em busca de um novo papel de parede para celular grátis? O Zoom te mostra onde encontrar as melhores imagens e como trocar no seu smartphone!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma forma de personalizar seu smartphone e deixá-lo mais bonito é usando um papel de parede para celular. Para quem tem um telefone com uma boa câmera e leva jeito para fotógrafo, uma foto própria é sempre uma boa pedida, afinal, é algo pessoal e que não terá custo também. Dá para usar uma imagem do casal, dos filhos, do animal de estimação ou de algum lugar que você visitou, por exemplo.

No entanto, quem não entende de fotografia pode recorrer à internet para baixar um papel de parede de celular. Nesse caso, as possibilidades são infinitas e vão desde artes e ilustrações até fotos de paisagens ou personalidades famosas. Essa dica também é ideal para quem gosta de trocar o wallpaper do celular com frequência.

Existem diversas formas de encontrar um novo wallpaper de celular, como aplicativos e sites. Em alguns casos, é possível encontrar ainda opções em HD ou animadas. Para te ajudar, o Zoom explica a seguir as melhores formas de encontrar um novo papel de parede de celular e como colocá-lo no seu telefone.

Papel de parede para celular é uma boa forma de personalizar o celular de graça (Foto: Kicking Studio/Shutterstock)
Papel de parede para celular é uma boa forma de personalizar o celular de graça (Foto: Kicking Studio/Shutterstock)

Ah, e se você precisa trocar de smartphone, vale dar uma olhada na nossa seleção de melhores celulares de 2021. Caso busque aparelhos mais em conta, temos algumas listas para te ajudar: melhor Samsung barato de 2021; melhor Motorola barato; melhor celular custo-benefício de 2021; smartphone de até 800 reais; e telefone de até 600 reais.

Sites especializados em papel de parede para celular

Plataformas oferecem fotos para tela de celular de graça e no formato certo

Uma boa alternativa para encontrar imagens para tela de celular são os sites especializados em wallpaper de celular. Essas ferramentas oferecem diversas categorias de fotos e já no tamanho ajustado para smartphones. O melhor é que a maioria é gratuita.

Você vai encontrar imagens de cachorros engraçados e gatinhos fantasiados, desenhos que vão de Homer Simpson a anime, heróis e vilões da Marvel e da DC, escudos de times dos mais variados esportes do Brasil e do mundo, games e tudo o que sua imaginação permitir procurar.

Alguns dos sites que valem a pena conferir são o Zedge, o MobilesWall e o Mob.org. Para facilitar, você pode acessar os sites direto do navegador do smartphone. Assim, já faz o download da imagem e coloca como plano de fundo para celular.

Papel de parede para celular: sites têm wallpaper de celular gratuito (Foto: Shutterstock)
Papel de parede para celular: sites têm wallpaper de celular gratuito (Foto: Shutterstock)

Confira outros tutoriais do Zoom para seu celular:

Aplicativos de papel de parede para celular

Apps grátis têm fotos para tela de celular

Os apps são uma boa opção para quem gosta de trocar de papel de parede de celular com frequência. Assim, você já pode deixar o programa instalado no seu smartphone e trocar o plano de fundo com mais facilidade quando quiser. Além de já virem no formato certo para o aparelho, alguns ainda oferecem papeis de parede HD ou animados.

Veja abaixo algumas opções de aplicativos gratuitos com fotos para tela de celular para baixar no celular Android ou iPhone (iOS):

Papel parede para celular grátis no Pinterest

Rede social oferece diversas opções de imagens para tela de celular

O Pinterest é uma rede social visual, de compartilhamento de fotos, que ajuda seus usuários a encontrarem ideias e referências das mais variadas. E, claro, qualquer imagem pode virar um wallpaper de celular que agrade.

Papel de parede celular: Pinterest é uma boa opção para encontrar fotos para tela de celular (Foto: Divulgação/Pinterest)
Papel de parede celular: Pinterest é uma boa opção para encontrar fotos para tela de celular (Foto: Divulgação/Pinterest)

Para baixar, você precisará criar um perfil, mas é possível fazê-lo usando sua conta do Facebook ou do Google. Então, a dica é pesquisar por "papel de parede celular" ou "wallpaper celular". A vantagem é que você encontrará uma série de imagens já no tamanho certo, ou pelo menos aproximado, de uma tela de smartphone, sem a necessidade de realizar cortes e outros ajustes.

Leia também: Aplicativos para cortar vídeo: confira os 4 melhores

Bancos de imagens gratuitos também têm papel de parede para celular

Sites ajudam a encontrar boas imagens para tela de celular

Outra boa fonte de plano de fundo para celular grátis e de fácil acesso são os diversos sites que disponibilizam fotografias profissionais sem cobrar por elas. Você pode ajustar as fotos para o tamanho da tela do seu smartphone ou, na busca, procurar por "wallpaper celular" para ver imagens no tamanho mais apropriado.

Como destaque, citamos os sites Pixabay, Pexels, Unsplash e PXhere. Certamente, alguma foto vai te agradar.

Plano de fundo para celular: bancos de imagens e apps também têm opções de papel de parede de celular (Foto: Shutterstock)
Plano de fundo para celular: bancos de imagens e apps também têm opções de papel de parede de celular (Foto: Shutterstock)

Google Imagens tem boas opções de papel de parede para celular gratuito

Dica simples ajuda a encontrar fotos para tela de celular

Por fim, em uma simples busca no Google Imagens, podemos encontrar uma enorme gama de wallpapers de celular, de basicamente qualquer assunto que você tenha em mente no momento. Uma boa dica é filtrar por imagens de tamanho grande, na aba "Ferramentas". Assim, você garante uma qualidade maior na definição. Vale lembrar que, se sua opção for por uso comercial, é preciso também filtrar por Licenças "Creative Commons" para não ter eventual dor de cabeça com direitos autorais.

Papel de parede para celular pode ser aplicado na tela inicial ou de bloqueio (Foto: Shutterstock)
Papel de parede para celular pode ser aplicado na tela inicial ou de bloqueio (Foto: Shutterstock)

Como colocar papel de parede para celular?

Depois de baixar as imagens para tela de celular, você deve acessar as configurações

Escolheu sua imagem preferida para usar como papel de parede de celular? Agora, a gente te explica como colocar no fundo de tela ou na tela de bloqueio. Ao baixar a foto, ela provavelmente irá para a pasta de downloads – ou outro local que você tenha configurado, caso tenha mexido nesse item do seu aparelho. Caso sua opção seja por uma foto própria, é preciso procurá-la na pasta da câmera.

A opção mais simples é, ao abrir a foto, tocar nas opções dela e selecionar "Definir como papel parede", recurso disponível em basicamente todos os smartphones. Você pode também optar por colocar o papel de parede na tela de bloqueio (e, em alguns casos, em ambas).

Caso queira seguir pelas configurações do celular, no sistema operacional, Android será necessário entrar em Configurações > Papel de parede > Galeria. A partir dali, é só encontrar a imagem desejada em uma das pastas que citamos anteriormente e então apontá-la como novo wallpaper do celular.

Wallpaper celular: ação para trocar imagem no Android (Foto: Arte/Zoom)
Wallpaper celular: ação para trocar imagem no Android (Foto: Arte/Zoom)

No caso do iOS, é necessário entrar em "Ajustes", rolar a tela até "Imagem de Fundo" e, em seguida, "Escolher Nova Imagem de Fundo". Na lista de álbuns, escolha a pasta na qual se encontra sua imagem, toque em Definir e escolha se quer vê-la como tela de fundo, bloqueada ou em ambas.

Papel de parede celular: opção para trocar imagem no iPhone (Foto: Arte/Zoom)
Papel de parede celular: opção para trocar imagem no iPhone (Foto: Arte/Zoom)

Leia também:

Está em busca de algum produto? Quer receber notificações quando ele chegar no valor que deseja? Crie um Alerta de Preço. Veja como no nosso canal do YouTube!