Poco X3: veja análise de ficha técnica do celular gamer da Xiaomi

Confira as principais características do celular para jogos da Xiaomi

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Em 2020, a Xiaomi lançou o Poco X3, considerado pela empresa um celular gamer. Ele possui processador otimizado para jogos, tela com 120 Hz de taxa de atualização e uma bateria que entrega até 10 horas de autonomia em jogatinas contínuas.

O celular já está sendo vendido aqui no Brasil e, para muitos, é uma das melhores opções de intermediários para 2021 (veja outras aqui em nosso artigo e também os que estão nessa faixa e que tem boa bateria). O Zoom preparou uma análise completa da ficha técnica do Poco X3, que te traz as principais características dele e, claro, os melhores preços!

Ah, e se você está sem opções de jogos para aproveitar o Poco X3, nós preparamos as melhores indicações de jogos online e offline para jogar na quarentena! Veja também quais são os melhores jogos para Android em 2021.

Leia também:

Ficha técnica do Poco X3:

  • Tela: 6,67 polegadas com resolução Full HD+, 120 Hz de taxa de atualização e 240 Hz de taxa de atualização do touch screen;
  • Processador: Snapdragon 732G octa-core;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 64 ou 128 GB;
  • Câmera traseira quádrupla: Principal de 64 MP (f/1.8) + Ultra-wide de 13 MP (f/2.2) + Macro de 2 MP (f/2.4) + Sensor de profundidade de 2 MP (f/2.4);
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2.2);
  • Bateria: 5.160 mAh com carregamento turbo de 33W;
  • Sistema operacional: Android 10 com interface MIUI 12;
  • Outras características: Certificação IP53, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1, som estéreo e NFC

Design

Design do Poco X3 (Foto: Shutterstock)
Design do Poco X3 (Foto: Shutterstock)

O Poco X3 possui laterais feitas em alumínio, enquanto seu chassi traseiro é feito de plástico. Apesar de muitos pensarem que o celular deveria ter acabamento em vidro, esse é um dos “cortes” que a empresa fez no celular para reduzir o seu custo final ao consumidor. O aparelho tem uma pintura metálica e algumas faixas em sua traseira para dar destaque no visual.

Buscando se diferenciar um pouco da concorrência, a Xiaomi adotou um módulo “saltado” de câmeras que fica mais ao centro do aparelho. O sensor principal do Poco X3 fica no meio, enquanto às três câmeras auxiliares e o flash ficam as laterais desse sensor.

Ele pesa 215 gramas e foi lançado em duas cores diferentes: azul e cinza. É válido destacar que esse aparelho possui proteção contra água IP53 e conector para fones de ouvido, um recurso essencial considerando a proposta gamer do Poco X3.

Tela

O Poco X3 possui tela com 120 Hz de taxa de atualização (Foto: Shutterstock)
O Poco X3 possui tela com 120 Hz de taxa de atualização (Foto: Shutterstock)

Esse celular tem uma tela relativamente grande, com 6,67 polegadas. Ela usa a tecnologia IPS LCD, tem resolução Full HD+ e HDR10, que melhora as cores e brilho do aparelho. A proporção da tela do Poco X3 é 20:9, e isso melhora tanto a ergonomia do aparelho quanto a própria visualização do painel.

O destaque do Poco X3 neste ponto é a taxa de atualização de 120 Hz, que além de deixar a imagem mais fluída e natural, vai melhorar a experiência em jogos, já que o usuário tem mais quadros por segundo, e com isso atinge um tempo de resposta menor. Essa taxa de atualização é adaptável, então o aparelho reconhece quais são os melhores momentos para cada valor, o que ajuda a economizar bateria.

A experiência em jogos é melhorada pelos 240 Hz de taxa de atualização do toque da tela, recurso que faz com que os comandos do touchscreen tenham uma resposta mais rápida do celular. O Poco X3 também tem certificação de baixa emissão de luz azul pela TUV Rheinland, para evitar incômodos e dores de cabeça após longas horas de uso.

Desempenho

O Poco X3 roda qualquer jogo da Play Store com bom desempenho
O Poco X3 roda qualquer jogo da Play Store com bom desempenho

O Poco X3 usa o processador Snapdragon 732G, um modelo octa-core que alcança até 2,3 GHz. Esse G que acompanha o processador é justamente de “games”. já que ele é um chip otimizado para isso. O celular Xiaomi usa inteligência artificial para otimizar o desempenho nos jogos, ao mesmo tempo, em que entrega mais autonomia de bateria. Esse processador consegue rodar qualquer jogo ou app da Play Store sem problemas com travamento.

A memória RAM do Poco X3 é de 6 GB em formato LPDDR4X, cuja transmissão de dados é mais rápida que as memórias convencionais. Ao todo, são 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno, e todas as versões do aparelho da Xiaomi possuem slot para cartão de memória externo.

Um celular gamer deve ter um sistema de resfriamento especial, e o Poco X3 não esqueceu disso. Ele possui dissipação 3D de calor, com um tubo de calor feito em cobre, junto a multicamadas feitas em grafite.

Na hora de jogar basta ativar o modo Game Turbo 3.0, que otimiza a taxa de quadros por segundo do celular, melhora a aceleração do toque e desempenho do sistema. A latência também é reduzida, e parte disso é graças ao bom módulo- de Wi-Fi que o Poco X3 possui.

Câmeras

O Poco X3 possui um conjunto quádruplo de câmeras. A principal tem 64 MP e foco automático por detecção de fase. A secundária tem 13 MP e lente ultra-wide, para fotos com enquadramento maior. Para finalizar, a terceira e quarta possuem 2 MP cada, uma com lente macro e a outra é usada como sensor de profundidade, para o efeito de recorte no modo retrato.

É esperado que o Poco X3 consiga fotos excelentes, que são melhoradas pela tecnologia de inteligência artificial. A Xiaomi ressalta a boa capacidade de detalhes do sensor principal, bem como o recorte eficiente no modo retrato. Além disso, esse aparelho filma em 4K e possui um modo Pro para filmagens, que dá mais ferramentas ao usuário.

Na parte frontal, o Poco X3 possui um sensor de 20 MP, que também conta com o efeito de Bookeh (desfoque de fundo). Diferente da câmera traseira, essa câmera faz filmagens apenas em Full HD.

Bateria

A cereja do bolo é a bateria do Poco X3, que tem nada mais nada menos que 5.160 mAh. A Xiaomi afirma que esse celular pode chegar em uma autonomia de até 10 horas em jogos, ou mesmo 17 horas em reprodução de vídeo contínua. Com o carregamento rápido de 33W, o aparelho carrega 62% em 30 minutos, e 100% em 65 minutos.

Custo-benefício

O Poco X3 pode ser encontrado aqui no Brasil a partir de *R$ 1.799 em sua versão de 64 GB, e *R$ 1.965 na versão de 128 GB. Apesar de não estar barato, o celular chinês possui uma configuração potente, então comparando com outros modelos da mesma faixa de preço, o modelo gamer da Xiaomi se torna uma excelente opção, principalmente para aqueles que buscam desempenho.

Se o Poco X3 não está dentro do seu orçamento no momento, dê uma olhada na lista que preparamos com opções de celulares baratos para jogos.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 24/03/2021. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Veja os melhores preços para o Poco X3 aqui no Brasil:

Alerta de preço no Zoom

Você sabia que podemos te ajudar ainda mais a comprar um celular no melhor preço? Basta você criar um alerta do produto escolhido no nosso site, que vamos te avisar quando ele estiver em promoção para você fazer sua melhor compra. Confira aqui o vídeo do nosso canal para saber como: