Logotipo do Pokémon Unite com fundo azul claro

Pokémon UNITE: o que é, como baixar e dicas do jogo

Saiba tudo sobre o game Pokémon UNITE e confira dicas de celulares para jogar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançado em 22 de setembro para celulares, o Pokémon UNITE já é um enorme sucesso, batendo recordes de download. Ele foi baixado por 30 milhões de usuários em uma semana. Com isso, se tornou o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena, em português, Arena de Batalha Multijogador Online) com o melhor lançamento da história.

O jogo, que já estava disponível desde julho para Nintendo Switch, foi lançado pela The Pokémon Company em parceria com a TiMi Games Studios. Ele veio para concorrer com outros títulos do gênero, como League of Legends (LoL) e DotA 2.

Para te deixar por dentro de tudo sobre o jogo, vamos te contar como ele funciona. Você vai aprender como baixar o Pokémon UNITE e ainda vamos te dar dicas para jogar. Preparamos dicas de modelos de celular para você aproveitar ao máximo. Esses produtos vão rodar o game sem travamentos.

O que é Pokémon UNITE?

 Celular branco com capa azul com o Pokémon UNITE na tela
Descubra tudo sobre o Pokémon UNITE game (Foto: Shutterstock)

Como falamos, o Pokémon UNITE é um game do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), assim como outros sucessos, como o LoL e o DotA 2. Nele, duas equipes de cinco jogadores se enfrentam em tempo real. E, claro, usam Pokémons.

Mas o jogo não é uma cópia dos outros MOBAs de sucesso. Ele tem as suas características próprias. Nele, você precisa escolher um monstrinho e formar uma equipe com outros jogadores. Esta equipe duela com outra em batalhas que duram até 10 minutos, menos que a maioria dos outros games.

Nas batalhas, você deve derrotar Pokémons selvagens ou da equipe adversária, ganhando Pokébolas. Elas devem ser arremessadas nos "gols" ou "cestar" do adversário, ganhando pontos (energi Aeos). Existem 5 "gols" em cada lado do campo. Vence a batalha quem tiver mais pontos ao final dos 10 minutos.

Como baixar Pokémon UNITE

O Pokémon UNITE esta disponível para download gratuitamente para celulares Android, iPhone e para Nintendo Switch. E o processo é feito de forma muito fácil, em poucos passos. Você só vai precisar acessar a sua loja de aplicativos, procurar pelo nome do game e clicar em instalar.

Print de tela do iPhone do download do Pokémon UNITE
Pokémon UNITE download no iPhone (Foto: Reprodução)

Para dispositivos Android, você pode baixar o game na página de download da Play Store. Já nos iPhones, pode baixar na página de download na App Store. Mas, se o que quer é baixar no Nintendo Switch, pode baixar por este link ou direto pelo console.

Print de tela do Android do download do Pokémon UNITE
Download fácil do Pokémon UNITE Android (Foto: Reprodução)

Mas é bom lembrar, que apesar de ser gratuito para download, o Pokémon UNITE conta com itens pagos dentro do aplicativo.

Pokémon UNITE APK

Se por algum motivo o Pokémon UNITE Android não estiver disponível para o seu celular, ainda existe uma chance de você conseguir jogar este MOBA. Para isso, será preciso baixar um APK (Android Application Pack).

Este tipo de arquivo instala aplicativos que não estão disponíveis na Play Store. Mas, por não ser um arquivo oficial, ele não passa pela verificação de segurança do Google. Isso acaba sendo um risco para o seu dispositivo, podendo trazer vírus junto com ele.

Para você instalar um APK, é necessário habilitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, no menu de configurações do seu Android. Por todos estes riscos, nós não indicamos este tipo de instalação.

Como jogar Pokémon UNITE

Mãos de criança jogando Pokémon UNITE em celular preto
Pokémon UNITE gameplay: aprenda (Foto: Reprodução)

Como falamos, o Pokémon é um MOBA 5x5. Nele, você tem objetivo de conquistar mais pontos que a equipe adversária em um tempo de até 10 minutos. Mas, para se dar bem no jogo, é preciso conhecer algumas coisas, como os Pokémons e as suas classes, as áreas do mapa, modos de jogo e estratégias.

Classes de Pokémons

Até o momento o universo de Pokémon UNITE conta com 25 monstrinhos divididos cinco classes diferentes. São elas:

  • Attacker: se destacam pelo alto dano causado aos Pokémons adversários, sendo os que mais contribuem para a conquista de pontos. Seu ponto negativo é a resistência, que é baixa. Disponíveis: Sylveon, Gardevoir, Pikachu, Greninja, Venusaur, Ninetales de Alola, Cramorant e Cinderace.
  • Speedster: se destacam pela alta velocidade e poder ofensivo, sendo ótimos para ataques rápidos para a marcação de pontos. Disponíveis: Zerarora, Talonflame, Absol e Gengar.
  • All-Rounder: são lutadores determinados e têm um balanço entre poder de ataque e resistência. Disponíveis: Charizard, Lucario, Machamp e Garchomp.
  • Defender: como o nome indica, são Pokémons com alto poder defensivo, tendo alta resistência, ótimos para defender aliados. Disponíveis: Momoswine, Blastoise, Snorlax, Crustle e Slowbro.
  • Supporter: são usados para manter os aliados vivos, mas tem como ponto fraco o baixo nível de resistência. Disponíveis: Blissey, Eldegoss, Mr. Mime e Wigglytuff.

Áreas do mapa

O mapa do Pokémon UNITE está dividido em três áreas. Elas são conhecidas como lanes. São a Top Lane, a Bottom Lane e a Jungle. Normalmente, dois Pokémons ficam em cada lane e o restante fica na Jungle lutando contra selvagens, além de ajudar o grupo que estiver mais necessitando. Saiba mais sobre as áreas:

  • Top Lane: é a área mais agressiva do jogo, e é onde o Rotom fica, então é necessário pontuar o mais rápido possível. Uma boa dica é ir com um attacker e um defender.
  • Botton Lane: é uma área focada na resistência, ideal para os all-arounders e supporters, já que nesta área fica o Drednaw, que gera bônus e escudo pra a equipe ao ser conquistado, mas que tem uma certa dificuldade.
  • Jungle: é a maior área do jogo, mas que não conta com um gol. Portanto, ela funciona como uma área para desenvolver o seu Pokémon, que atua também na colaboração com os demais que estejam precisando de ajuda nas outras áreas. O Pokémon indicado é o Speedster, que consegue chegar rapidamente nas outras áreas.

Modos de jogo

Existem três tipos de jogos no Pokémon UNITE, o Standard, o Quick e o Ranked. No Standard, que é o modo de jogo padrão, você disputa batalhas de 5 contra 5, com duração de 10 minutos.

Já no Ranked, a batalha funciona da mesma forma, mas os seus resultados têm peso dobrado. Mas nele você não pode usar Pokémons emprestados e só está disponível a partir do nível 6.

O último modo é o Quick, que só está disponível a partir do nível 10. Os mapas são reduzidos e as batalhas de apenas 5 minutos, mas os estádios mudam todos os dias, e com eles, as regras. Variando de uma versão reduzida do Standard (Mer Stadium), outra versão com apenas um gol para cada time (Shivre City) e uma outra com dois gols que podem ser usados pelos dois times (Auroma Park).

Estratégias

Ao iniciar o jogo, o Pokémon escolhido começa com a sua versão mais básica, por exemplo, ao escolher o Charizard, você vai começar com o Charmander. Por isso, a primeira coisa que deve fazer, é desenvolver o seu monstrinho.

Para isso, uma boa forma é derrotar os Pokémons selvagens da sua lane, até pelo menos ao nível 5, caso contrário, terá dificuldades com os gols adversários. Cada gol conquistado gera pontos para você, portanto, assim que estiver forte, seu objetivo é atacar os gols.

O gol que gera maior pontuação é o último de cada lane, mas ele só é liberado ao conquistar todos os outros gols. Mas, se não conseguir, não é motivo para desistir, já que ainda existe uma forma de virar o jogo.

Essa chance acontece quando o Zapdos aparece. Ele fica na Jungle descansando durante boa parte do jogo, só aparecendo na reta final. E caso você o derrote, todos os gols do adversário ficam liberados durante um tempo, o que é ótimo para viradas incríveis.

Melhores celulares para Pokémon UNITE

Não conseguiu baixar ou quando baixou não conseguiu aproveitar ao máximo do Pokémon UNITE? Seu celular ficou travando ou com muita lentidão? Não tem problema, nós vamos te ajudar.

Para resolver isso, selecionamos algumas opções de celulares que contam com ótimo desempenho para jogos. Eles vão te deixar longe de travamentos, melhorando a sua experiência.