Logo Buscapé
Logo Buscapé

Um dos riscos mais comuns atualmente para os usuários de celular são os stalkerwares. Este tipo de app é um programa espião para celular, que é instalado por alguém no seu aparelho. A partir daí, a pessoa passa a ter acesso sobre tudo o que usa no telefone, como ligações, mensagens, aplicativos, até a câmera e o microfone.

Leia mais: como rastrear um celular roubado e como saber se meu celular foi clonado

Outro risco são os spywares, que também são um tipo de programa espião para celular, mas estes podem ser instalados de forma oculta, junto a algum aplicativo ou arquivo. Eles também são muito perigosos, pois podem ser usados até para descobrir os seus dados bancários. Mas saiba que você pode descobrir se alguém está te espionando. Existem, inclusive, maneiras de você se prevenir para não sofrer estes ataques. Dá um Busca e descubra como!

Conheça mais aplicativos, como os indispensáveis para o seu celular, os melhores aplicativos de relacionamento e descubra o melhor sistema operacional para aplicativos.

O que é e como funciona um programa espião para celular?

Conheça estes aplicativos criminosos e saiba como eles funcionam

Os programas espiões para celular roubam os seus dados (Foto: Shutterstock)

Existem dois tipos de programa espião para celular, os Spywares e os Stalkerwares. Os dois são parecidos, pois têm o mesmo objetivo, que é espionar o dono do celular, mas tem algumas diferenças. O Stalkerware costuma ser usado por pessoas ciumentas e possessivas que querem espionar os seus namorados e namoradas, enquanto o Spyware é utilizado por criminosos que desejam roubar dados de outras pessoas, como senhas e dados bancários, por exemplo.

Outra diferença é a forma como são instalados: os Stalkerwares têm que ser instalados por alguém de forma direta no celular da vítima. Já os Spywares podem ser instalados ocultos em outros aplicativos ou arquivos. Os dois tipos de programa espião para celular funcionam da mesma forma. Depois de instalados, os criminosos têm acesso a tudo do celular, como a localização via GPS, mensagens trocadas, ligações, acesso a aplicativos e muito mais, o que muda é o uso destes dados, um, geralmente, de forma pessoal, e o outro com finalidade de roubar a pessoa.

Quais são os riscos?

Conheça os riscos ao sofrer este golpe

Ao ter um programa espião para celular, instalado no seu aparelho, o espião passa a ter acesso a todos os seus dados, e a tudo que você faz no celular, e com isso, os riscos são enormes. Se a pessoa que está te espionando, for uma pessoa do seu convívio como namorado, ou alguém próximo, você passa a não ter nenhuma privacidade, inclusive, onde você estiver, ele vai saber, devido ao GPS. Outro risco, é a possibilidade de o espião interceptar as suas ligações, podendo ouvir tudo que você conversa com outras pessoas.

Já se o espião, tem objetivo de obter os seus dados para cometer fraudes e roubos, o risco é maior ainda. Ele pode ter acesso aos seus dados bancários, podendo roubar o seu dinheiro, e até mesmo acessar os seus documentos e dados pessoais, para cometer fraudes em seu nome. Por tudo isso, fique atento para não ser vítima destes golpes.

Como descobrir se meu celular está sendo espionado?

Conheça formas de saber se você já está sofrendo este golpe

Descubra se está sendo espionado (Foto: Shutterstock)

Uma forma de você descobrir que o seu celular está sendo espionado é ficar atento a alguns detalhes. Se o seu aparelho está acabando a bateria mais rápido que o normal, aquecendo mesmo sem ser usado, tendo altos gastos de dados mesmo em horários de pouco uso, fique atento, pois ele já pode ter sido invadido por um espião.

Mas saiba que a chance de sofrer este golpe em um iPhone é bem menor do que em um Android. Isso porque o iPhone não permite que aplicativos controlem o sistema operacional. Já no Android, como aplicativos podem ser baixados por fora da Play Store, o risco é maior. Para se prevenir, sempre confira se o seu smartphone permite a instalação de aplicativos por fonte externa. Se ela estiver habilitada, fique atento.

Saiba mais: Como funciona o leitor de digitais nos celulares

Como se proteger de programas espiões

Confira dicas para não correr o risco de ser espionado.

Depois de já instalado, um programa espião para celular vai ser difícil de rastrear e, com isso, também de excluir. Por isso, a melhor estratégia é sempre se prevenir para não cair neste golpe. Para te ajudar com estas medidas, preparamos algumas dicas que vão dificultar muito a vida destes invasores.

  • Primeiro, mantenha sempre o seu smartphone bloqueado com uma senha (PIN) segura de seis dígitos. Nunca use datas de aniversário ou nomes de pessoas próximas;
  • Nunca faça e nem use iPhones com jailbreak ou Android com root. Desta forma, o seu sistema tem muito menos segurança;
  • Baixe aplicativos somente da App Store ou da Play Store;
  • Nunca clique em link desconhecidos ou suspeitos;
  • Sempre atualize o seu sistema operacional e os seus aplicativos;
  • Use sempre aplicativos antivírus e antispyware.

Se está querendo trocar de celular, confira os melhores smartphones de 2021

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!