Redmi 2 vs Zenfone 5: a disputa de smartphones intermediários

Comparamos o Zenfone 5 com o Redmi 2. Qual será o melhor smartphone para você?

Redmi 2 vs Zenfone 5: a disputa de smartphones intermediários
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Na hora de investir em um novo smartphone, muitas pessoas vão em busca de um modelo intermediário, e há vantagens nisso. Para começar, ao escolher um celular com configuração mais avançada do que um modelo de entrada, o produto vai garantir que você realize várias tarefas com bom desempenho. A outra vantagem é o bom custo/benefício que muitos desses smartphones intermediários oferecem.

Por falar em bom custo/benefício, há dois aparelhos que contam com um preço bem atrativo, além da qualidade. Um deles é o Zenfone 5, da marca Asus. Já o outro é o Redmi 2, o primeiro smartphone da marca chinesa Xiaomi a chegar ao Brasil.

E sabe o que a gente preparou aqui? Um comparativo entre o Redmi 2 e o Zenfone 5. Ah, o que você precisa ficar atento é isto: existem diversas versões do Zenfone 5, mas para esse comparativo a gente selecionou uma versão com 2GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno. Essa versão é bem buscada aqui no Zoom, sinal de que tem muita gente de olho nele! Confira tudo sobre os smartphones e descubra qual é o melhor para você.

Redmi 2

Xiaomi Redmi 2

Zenfone 5

Asus Zenfone 5

Tela4.7 polegadas5 polegadasProcessadorIntel Z2560 dual coreQualcomm Snapdragon 410 quad coreMemória RAM1GB2GBArmazenamento8GB8GBAceita cartão de memóriaSim (até 32GB)Sim (até 64GB)Conectividade4G, 3G e Wi-Fi3G e Wi-FiDual chipSimSimCâmera traseira8MP8MPFilma emFull HDFull HDCâmera frontal2MP2MP

Telas quase iguais... mas Redmi 2 sai na frente

Vamos começar a falar da tela desses smartphones? Se você curte a ideia de ter em mãos um celular com tela grande, os dois smartphones são uma boa opção, mas o Zenfone 5 tem o display um pouco maior, de 5 polegadas. Já o Redmi 2 conta com tela de 4.7 polegadas.

Se no tamanho temos quase um empate, você também pode estar curioso para saber outros detalhes dos smartphones, como resolução, certo? Então vamos lá...

O Xiaomi Redmi 2 tem tela IPS de 178º, que permite cores bem reais para diferentes ângulos de visão. Isso pode ser legal, por exemplo, se você está com o smartphone na mão e chama seu amigo para assistir a um vídeo junto com você. Mesmo de um ângulo diferente do seu, seu amigo não vai perder tanto no realismo das cenas.

A resolução da tela é HD com 312ppi (pixels por polegada). Fique ligado a esse detalhe, pois é ele que vai fazer a diferença, em relação ao Zenfone 5.

No smartphone da Asus você também vai encontrar resolução de tela HD, mas a densidade de pixels é de 294ppi (isso em 5 polegadas de display). Com essa informação, podemos perceber uma vantagem no display do Xiaomi Redmi 2, que conta com uma densidade de pixels melhor.

Mas assim, é bom a gente destacar que os dois smartphones estão preparados para entregar imagens de qualidade. Enquanto o Redmi 2 oferece na tela uma tecnologia de ajuste de temperatura de cor, o Zenfone 2 foi produzido com a tecnologia Asus TruVivid, que garante mais claridade e brilho.

No Zenfone 2, você encontra ainda a tela com o Corning Gorilla Glass 3, que oferece boa resistência contra riscos. Enquanto isso, o Redmi 2 também vem com tela com proteção contra riscos e impactos, e ganhou o vidro AGC Dragontrail.

Zenfone 5 garante um melhor desempenho

Quando a gente contou lá no início do artigo que selecionamos a versão do Zenfone 5 com 2GB de RAM, isso de certa forma deixou o Redmi 2 para trás, já que o celular da Xiaomi conta com memória RAM de 1GB.

Um dos diferenciais do Zenfone 5 é o fato de o smartphone contar com processador Intel: é o Intel Z2560, um processador com dois núcleos que rodam a 1.6GHz. Com isso, temos aqui um celular bem fluido, que permite que você abra jogos e apps, ou mesmo realize mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Enquanto isso, o Redmi 2 é um celular quad core (processador Qualcomm Snapdragon 410, de 1.2GHz). Mas lembre-se de que a memória RAM é de 1GB. Você pode até abrir mais de um app de uma só vez, mas talvez em alguns aplicativos ou jogos mais pesados o smartphone possa travar.

No armazenamento interno, essa versão do Zenfone 5 tem 8GB, mas é possível expandir, via microSD, para até 64GB. Bom, né? Já o Redmi 2 também tem 8GB de memória interna, mas se você quiser usar um cartão microSD, a capacidade máxima é de 32GB.

Ambos os modelos são smartphones com Android, mas quando o assunto é interface há uma diferença entre eles.

O Redmi 2 conta com o sistema Android, na versão KitKat 4.4. O diferencial fica na interface MIUI 6, que traz várias modificações. É possível, por exemplo, personalizar o smartphone da Xiaomi com temas específicos ou até deixar o modo de tela customizado para idosos, que possibilita os ícones e o tamanho das fontes ficarem maiores, facilitando a visualização. Um ponto legal é que a Xiaomi garante uma atualização frequente, oferecendo novos recursos.

Quando lançado, o Zenfone 5 chegou ao mercado com Android 4.3, mas com o tempo passou a ter versões mais recentes do Android. A vantagem da interface Zen UI, presente nesse celular Asus, é que ela oferece bons recursos, como gerenciador de arquivos, que suporta Google Drive, Dropbox e OneDrive.

Redmi 2 tem a vantagem do 4G

Um dos destaques do Redmi 2 é ser um celular com 4G, mas diferente dos atuais smartphones, ele é "Dual 4G". Isso significa que os dois chips podem funcionar na frequência LTE (4G) e não apenas um dos chips, como é comum hoje.

Por outro lado, o Zenfone 5 é também um celular dual chip, só que ele não tem 4G (vem apenas com 3G e Wi-Fi).

Para a hora da foto... deu empate!

Não teve jeito: na câmera, os smartphones têm tantas semelhanças que decidimos dar empate! Para começar, os dois aparelhos contam com câmera traseira de 8MP que filma em Full HD. E tanto o Redmi 2 quanto o Zenfone 5 apresentam câmera frontal de 2MP, uma resolução satisfatória para o momento das selfies.

Então, escolher o Redmi 2 ou o Zenfone 5?

No desempenho, o Zenfone 5 realmente sai na frente, e os fatores são até óbvios: a gente escolheu uma versão mais potente, de 2GB de RAM.

Mas não pense que o Redmi 2 vai ficar tão atrás assim: ele tem um preço bem atrativo e sua interface MUIU é bem intuitiva, que faz lembrar o sistema iOS de um iPhone (aliás, é esses um dos motivos pelo qual a Xiaomi é também conhecida como "Apple chinesa"). No desempenho, pode travar se você quiser executar tarefas mais pesadas, mas pode agradar se as suas tarefas do dia a dia forem mais leves.

No entanto, se é mais performance que você está buscando, essa versão do Zenfone 5 é a melhor opção.

Quer ver outros celulares e muitos outros produtos? Então continue navegando aqui pelo Zoom, compare os preços e aproveite!