Logo Buscapé
Logo Buscapé

A Samsung lançou oficialmente no Brasil a chamada linha S21, que contém o Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra (clique nos links para ver suas análises). Os aparelhos agora são os mais potentes da empresa e trazem tudo o que há de melhor no mundo da tecnologia de smartphones. Com isso, muitos consumidores já estão de olho em modelos anteriores da fabricante, o S10, S9 e até S8, que mesmo tendo sido lançado há 3 anos, ainda é buscado por muitos.

Mas será que compensa investir nas linhas antigas da Samsung? Quais são os pontos positivos e negativos do S10, do S9 e do S8? O Buscapé preparou uma análise de cada um deles para te mostrar o que eles oferecem de bom em pleno 2021, e também quais são suas desvantagens perante aos modelos recentes.

Galaxy S8 e S8 Plus

Tela Galaxy S8 | Foto: Shutterstock

Pontos positivos

O Galaxy S8 tem um design que, considerando a “tendência” atual dos celulares, pode não agradar pessoas que buscam por uma tela com bom aproveitamento, mas para muitos ele ainda é um aparelho lindo. Sua construção também não decepciona, com laterais de alumínio e traseira de vidro, como um aparelho premium deve ser. O destaque fica para a tela com borda curva, que na época fez muito sucesso.

Apesar de ter sido lançado em 2017, o Galaxy S8 ainda possui uma tela de dar inveja em muitos aparelhos lançados em 2020 e 2021. São 5,8 polegadas com resolução QuadHD (1440 x 2960 pixels). Ele possui tecnologia Super AMOLED e HDR10, para melhorar a cor e brilho das imagens. O tamanho pode não agradar quem gosta de aparelhos grandes, mas para isso você pode optar pelo Galaxy S8 +, com tela de 6,2 polegadas.

Multitarefas Samsung Galaxy S8 | Foto: Shutterstock

Seu processador, o Exynos 8895, é um modelo octa-core de até 2,3 GHz. Ele ainda entrega um ótimo desempenho no dia a dia e até em apps mais exigentes, ou mesmo em jogos. Com a ajuda da GPU Mali-G71 MP20, o Galaxy S8 roda vários dos jogos disponíveis na Play Store, mas alguns podem apresentar travamentos em resolução máxima. Ao todo, são 4 GB ou 6 GB de memória RAM (S8 Plus), com 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno (S8 Plus).

Parte traseira Galaxy S8 | Foto: Shutterstock

A câmera do Galaxy S8 tem 12 MP, abertura f/1.7, foco automático dual-pixel e estabilização óptica. Ela consegue um bom nível de detalhes, e se você não ver a necessidade de outras lentes (ultra-wide, macro, teleobjetiva), deverá atender bem dentro das limitações técnicas. Ela faz gravações de vídeo em 4K.

Entre outros pontos positivos, também destacamos o bluetooth 5.0, leitor de Íris, leitor de batimentos cardíacos, suporte ao carregamento sem fio e até o modo DeX. Ah, é bom destacar que o Galaxy S8 tem proteção contra água IP68.

Pontos negativos

Samsung Galaxy S8 Android 7 | Foto: Shuttertock

O primeiro ponto negativo a ser citado é o sistema operacional do Galaxy S8. Ele está equipado com o Android 7, e apesar de poder ser atualizado para o Android 9, ele para por aí Se você gosta de se manter atualizado com os sistemas operacionais do Google, então o Galaxy S8 não é uma boa opção, pois não tem suporte para o Android 10 e muito menos o 11, que estreará em massa no ano de 2021.

Apesar de termos citados a boa câmera como um ponto positivo, perto até dos celulares intermediários atuais, o S8 tem desvantagem, tanto pela qualidade do sensor, quanto pela versatilidade. Enquanto ele só tem uma câmera traseira, modelos como o Galaxy A71 já chegam com quatro câmeras.

A bateria é o que provavelmente irá afastar boa parte dos interessados no S8. O modelo convencional só tem 3.000 mAh de capacidade, enquanto o Plus chega com 3.500 mAh. Em ambos os casos pode ser necessário carregar o celular até duas vezes por dia, dependendo do seu uso.

Galaxy S9 e S9 Plus

Galaxy S9 e Galaxy S9+ | Foto: Shutterstock

Pontos positivos

O Galaxy S9 tem um design parecido com o do S8, com largas faixas na parte superior e inferior frontal, construção em alumínio com vidro na traseira. A tela curva, que fez sucesso no S8, foi retirada, já que apesar de bonita, era difícil de dar manutenção e quebrava com facilidade.

Por falar em tela, o tamanho foi mantido: 5,8 polegadas para o modelo convencional e 6,8 para o Plus. A resolução também continua sendo QuadHD, o que mesmo para hoje ainda é considerado excelente. Esse aparelho possui tecnologia Super AMOLED e HDR10 para melhorar a cor e brilho das imagens. A proteção Gorilla Glass também foi mantida, evitando arranhões no dia a dia.

Seu processador, o Exynos 9810 (octa-core de 2,7 GHz), é ainda melhor que o chip do S8, então como dissemos que o modelo de 2017 “aguenta o tranco”, o Galaxy S9 também entrega bom desempenho em pleno 2021, seja para o uso no dia a dia ou jogos. A memória RAM é de 4 GB e 6 GB (S9 Plus), enquanto o armazenamento interno varia de 64 GB a até 256 GB. São capacidades ainda ótimas atualmente.

Câmeras Galaxy S9 e S9+ | Foto: Shutterstock

A câmera do Galaxy S9 tem 12 MP, foco dual-pixel e abertura variável, de f/1.5 a até f/2.4. Com isso, o usuário consegue controlar o quanto de luz entra no sensor, deixando as fotos ainda mais profissionais. O S9 ainda faz excelentes fotos, com direito a gravação de vídeo em 4K. As selfies também não deixam a desejar, já que o aparelho tem um sensor de 8 MP também com foco automático.

Se você optar pela versão Plus, ainda terá uma câmera adicional de 12 MP, com lente objetiva e abertura f;2.4. Além do foco automático, ela também possui zoom óptico de duas vezes, o que é excelente.

Entre outros pontos positivos, também destacamos os alto-falantes estéreos com equalização feita pela AKG, bluetooth 5.0, leitor de Íris, leitor de batimentos cardíacos, suporte ao carregamento sem fio e até o modo DeX. O Galaxy S9, assim como o S8, tem proteção contra água IP68.

Pontos negativos

Carregamento S9+ | Foto: Shutterstock

Os pontos negativos do S9 são parecidos com o do S8. Ele chega com Android 8 de fábrica, mas com atualizações pendentes para o Android 10. Se você achar “ok” usar o Android 10, então esse ponto não é negativo, mas caso esteja de olho já no Android 11, é possível que o Galaxy S9 e S9 Plus fiquem de fora da lista de atualização da Samsung. Até o momento da publicação desta matéria, a empresa não citou o S9 como um dos modelos a receber a atualização.

A versatilidade de câmeras também é algo que pode ser um fator crucial para alguns consumidores. Se você deseja ter câmeras com lentes ultra-wide e macro, por exemplo, será melhor optar por modelos lançados em 2020.

A bateria continua sendo o calcanhar de Aquiles dos modelos antigos. O S9 e S9 Plus possuem 3.000 mAh e 3.500 mAh de capacidade, respectivamente. Apesar de seus processadores serem mais econômicos, a autonomia de bateria não deverá passar de um dia em uso moderado, e caso você seja mais “hardcore”, pode precisar carregá-los já no fim da tarde.

Galaxy S10 e S10 Plus

Tela Galaxy S10e | Foto: Shutterstock

Pontos positivos

O Galaxy S10 já tem visual totalmente renovado. As grandes listras frontais deram espaço para uma tela quase sem bordas, com apenas um furo para alocar a câmera frontal. A construção continua sendo de alumínio com traseira de vidro, que é o que se espera de um aparelho premium da Samsung.

O tamanho das telas aumentou para 6,1 polegadas na versão convencional e 6,4 polegadas no modelo Plus, mas como o aproveitamento do painel é melhor, o S10 é menor que o S9 Plus, por exemplo. Ainda falando de telas, a linha S10 usa tecnologia Dynamic AMOLED, tem HDR10 e agora adota a resolução 2K. Se você gosta de ter imagens em alta resolução, o S10 ou S10+ com certeza são boas escolhas.

Tela infinita Galaxy S10 | Foto: Shutterstock

O Galaxy S10 e S10 Plus usam o processador Exynos 9820, modelo octa-core que alcança até 2,73 GHz. Ainda é um modelo potente e que entregará bom desempenho nos próximos anos. Com ele você consegue rodar qualquer app ou jogo da Play Store sem problemas de travamento. É válido destacar que os celulares possuem 8 GB de memória RAM, quantidade que ainda é mais que o necessário mesmo em pleno 2021.

Outro ponto positivo é que tanto o Galaxy S10 quanto o Galaxy S10 Plus estão na lista da Samsung para receberem o Android 11, então os novos compradores desses aparelhos poderão usufruir do novo sistema do Google.

Câmera Galaxy S10 | Foto: Shutterstock

Em câmeras os celulares também não decepcionam, já que possuem um conjunto versátil, que é o que faltava nos modelos anteriores. A principal tem 12 MP e estabilização óptica, enquanto a secundária também tem 12 MP e lente teleobjetiva, com zoom óptico de 2 vezes. A terceira câmera é ultra-wide, tem 16 MP e recurso de estabilização melhorada para gravação de vídeos. Por falar em vídeos, tanto o S10 quanto o S10+ gravam em 4K.

Os dois celulares possuem câmera frontal de 10 MP, mas o S10+ também chega com uma adicional de 8 MP, usada como sensor de profundidade, para melhorar o efeito de modo retrato para selfies. Ambos os aparelhos têm proteção contra água, alto-falantes estéreos com equalização feita pela AKG, suporte ao DeX Mode, bluetooth 5 e leitor biométrico integrado à tela. Eles também têm carregamento sem fio e carregamento reverso.

Pontos negativos

Galaxy S10e, Galaxy S10 e Galaxy S10+ | Foto: Shutterstock

O Galaxy S10 continua com uma bateria pequena, principalmente para quem usa o celular o dia inteiro. Ele tem 3.400 mAh de capacidade, então em uso moderado ou superior, ainda é necessário carregar o celular todos os dias. Claro, para muitos isso não é um problema, mas é válido lembrar que o S10 não é barato, então muitos consumidores esperavam uma bateria melhor nele, principalmente após várias críticas em modelos anteriores.

Se você deseja mais bateria, pode optar pelo Galaxy S10 Plus, que chega com 4.100 mAh. Esses 700 mAh adicionais se refletem em cerca de 3 horas a mais de autonomia, dependendo do seu uso.

Conclusão: compensa comprar o S8, S9 e S10 em 2021?

Algumas lojas ainda vendem o Galaxy S8 e Galaxy S9 novos, por *R$ 2.899 e *R$ 2.599, respectivamente. Por esses preços não compensa comprar os aparelhos, por isso recomendamos que você busque por modelos usados em bom estado de conservação, se deseja algum dos dois celulares.

Se você encontrar o S8 por até R$ 1.400, ainda é um investimento legal de se fazer. Já para o S9 ou S9 Plus, recomendamos um limite máximo de R$ 1.800, que é um valor justo por tudo que o aparelho oferece.

Acima desses preços, você já pode encontrar algumas opções melhores no mercado, até mesmo da própria Samsung. Veja os melhores aparelhos da marca para comprar no Brasil. Se você procura modelos baratos da fabricante, confira a nossa seleção aqui.

Já o Galaxy S10 e S10 Plus ainda estão a todo vapor no mercado de celulares novos, e são as melhores opções para quem busca um aparelho premium por um preço justo. Eles podem ser encontrados por *R$ 2.499 e *R$ 2.849.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 16/02/2021. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Buscapé e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Veja o melhor preço de todos esses celulares aqui no Buscapé

Saiba como criar um Alerta de Preço no nosso canal do Youtube:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!