Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Saiba tudo sobre sistema operacional de celular

Entenda porque o smartphone é um aparelho multitarefa

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Afinal, qual é a diferença entre um celular comum e um smartphone? Além dos significativos aprimoramentos na parte tecnológica, como processadores mais rápidos, maior e melhor memória interna entre outras coisas, a diferença realmente crucial é a presença de um sistema operacional.

Os smartphones modernos estão muito mais próximos (em termos de tecnologia) de um netbook do que de um celular antigo. Assim como os computadores precisam de um sistema operacional para funcionar, como o Windows, o Linux e o Mac OS X, os smartphones possuem softwares semelhantes, que são responsáveis por administrar todos os programas (no caso, os aplicativos) e funções que ele venha a oferecer.

O sistema operacional é a plataforma de interação entre você e o celular, onde todos os seus aplicativos serão armazenados e irão rodar. Hoje, no mercado, temos alguns sistemas que se destacam pela qualidade e popularidade: iOS é o sistema operacional da Apple para o tão cobiçado iPhone; Android, o sistema operacional da Google; Blackberry, da RIM (Research in Motion); e o Windows Phone, da Microsoft.

Muitos aplicativos (apps) são desenvolvidos para mais de um sistema, fazendo com que existam múltiplas versões de certos apps com pequenas variações. Com um celular "comum", sempre que você acessa um programa, precisa antes fechá-lo para só então abrir outro. Nos smartphones isso não acontece porque a presença de um sistema operacional permite que você utilize diversos aplicativos multimídia ao mesmo tempo, como em um computador. O sistema operacional oferece exatamente essa função multitarefa e permite baixar aplicativos úteis ou divertidos, de acordo com sua necessidade.

Quais são os melhores smartphones no mercado hoje em dia? Isso vai depender de suas preferências, mas fizemos uma pequena tabela para que você possa conhecer os pontos fortes e fracos dos principais sistemas operacionais destes aparelhos.

Sistema Operacional iOS Android Windows Phone Blackberry OS
Empresa Apple Google Microsoft Research in Motion
Loja de aplicativos Possui os melhores apps do mercado. Por ter código aberto, possui uma lista extensa de apps. Ainda está investindo nesta área, já bastante diversa para um sistema recente. Conta com bons apps para negócios.
Navegação na Internet e comunicação Veloz, funcional e intuitivo. Peca pela incompatibilidade com sites em Flash. Ótimo para quem usa os serviços Google. Funciona com Flash. Navegação rápida e eficiente com o Internet Explorer Mobile. A maioria dos modelos conta com teclado QWERTY em vez de touchscreen, o que facilita a digitação.
Uso para jogos Possui os melhores jogos, também exibe ótimos gráficos. Tem a maior diversidade e variedade de games. Funciona bem para jogos, contudo não tem a variedade de aplicativos do iOS, nem do Android. O Blackberry não é uma plataforma tão adequada para jogos.
O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone