Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Samsung cria aplicativo para ajudar pessoas com Alzheimer

Memory Backup: um app da Samsung que vai ajudar pessoas com Alzheimer a reconhecerem amigos e familiares.

Aplicativo Samsung
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você tem uma pessoa da família ou já conheceu alguém com a doença de Alzheimer, sabe o quanto pode ser difícil a situação de ver esse paciente se esquecer da sua própria família, dos seus amigos e de vários momentos que vocês passaram juntos.

Fotos de familiaAinda não foi encontrada a cura para o Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro. Mas, vale lembrar que, com o avanço da Medicina, é possível encontrar tratamentos, na tentativa de garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. E você sabia que até a tecnologia pode ajudar pessoas com Alzheimer?

Isso mesmo. A Samsung desenvolveu o app Backup Memory, direcionado a pessoas que têm Alzheimer, mas o aplicativo também será bem útil para amigos e familiares dos enfermos.

Tecnologia Samsung: uma aliada da saúde

O objetivo do aplicativo da Samsung é este: fazer que pessoas com Alzheimer reconheçam seus familiares. Para isso, é preciso ter um smartphone com Android ou um tablet com Android, para baixar, no Google Play, o aplicativo gratuitamente.

Avo foto tabletVamos levar isso para a prática: é preciso baixar o app em um dispositivo móvel usado pela pessoa com Alzheimer. Mas os familiares também precisam baixar, para acontecer uma integração entre os dois dispositivos.

Por meio do Bluetooth, os aparelhos (seja um celular ou um tablet) vão ser pareados.

Assim, se tiver um amigo ou familiar que esteja próximo, o aplicativo Backup Memory começa a atuar: o app envia uma notificação com dados do contato.

Depois, envia fotos e vídeos, tudo para instigar a memória, na tentativa de o paciente recordar o quanto essa pessoa faz parte da sua vida. É claro que, para que fotos e vídeos sejam enviados, é preciso realizar um cadastro antes com todas essas informações.

O Memory Backup ainda está em fase de testes, mas tem tudo para ser um aplicativo bem útil, comprovando que a tecnologia pode ser bem eficiente, até na hora de melhorar a qualidade de vida de pacientes com Alzheimer.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone