Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Samsung DeX: o que é e como usar

O Samsung DeX é uma nova fase na evolução dos smartphones. Conheça essa inovação!

Samsung DeX
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Samsung DeX é um acessório compatível com smartphones da linha Galaxy S e Galaxy Note, que permite usar o aparelho como um verdadeiro computador de mesa. Apresentado pela sul coreana em conjunto com o Galaxy S8 e o Galaxy S8+, DeX é uma abreviação de "Desktop eXperience", e permite que você conecte um monitor e periféricos para navegar pelos arquivos do seu celular.

Em seguida, vamos te explicar direitinho como ele funciona, as suas vantagens e ainda mostraremos como usar o Samsung DeX. Então, vamos em frente!

O que é o Samsung DeX?

O Samsung DeX é um acessório que serve para transformar o smartphone em uma estação de trabalho (ou "dock station") com direito a acessórios integrados, como o teclado e o mouse. Sendo assim, o sistema Android foi adaptado para funcionar em uma plataforma desktop com janelas e menus contextuais iguais aos de um computador convencional.

Mas como fazer para conectar todos esses equipamentos do Samsung DeX? É muito simples. A tecnologia USB, a radiofrequência e o Bluetooth são os meios de conexão do teclado e do mouse. Já o cabo HDMI interliga os monitores.

Recentemente, o dispositivo ganhou uma nova versão: o DeX Pad. Apesar das principais funcionalidades permanecerem as mesmas, a atualização permite que o usuário posicione o seu smartphone na horizontal em relação ao desktop. Qual é a vantagem disso? A tela do dispositivo pode ser utilizada como um trackpad (mouse ótico), dispensando, assim, a necessidade de um mouse convencional.

Quais são as vantagens do Dock Station?

Temos certeza de que, enquanto lia o tópico anterior, você listou inúmeros benefícios que o Samsung DeX oferece. Porém, para deixar as vantagens bem claras na sua mente, daremos um "Zoom" nelas. Se liga!

Compatibilidade

A Samsung cuidou para que a sua dock station disponibilizasse um ambiente de trabalho de altíssimo nível para os seus consumidores. Para isso, fez parcerias com outras empresas que produzem software como a Adobe e a Microsoft. O resultado você já imagina. Vários aplicativos usados em tarefas profissionais (Photoshop, Power Point, Lightroom etc.) são compatíveis com o Samsung DeX.

Diante dessa união, o usuário utiliza uma interface bem próxima à que está acostumado quando trabalha no Windows. Por exemplo, nas barras de tarefas, há o menu que permite a fixação de aplicativos e outros ícones de programas. Além disso, o tradicional Chrome OS continuará exibindo a sua barra de notificação no canto inferior direito.

Simplicidade

O caminho que levará o smartphone a ser um substituto em altura do PC ainda é bem longo, mas o Samsung DeX aponta como um facilitador de tarefas mais simples. Às vezes, o usuário precisa:

  • Enviar e-mails;
  • Analisar folhas de cálculo;
  • Redigir relatórios;
  • Fazer uma pesquisa na internet;
  • Assistir a vídeos.

Para quem não abre mão de realizar essas ações em um desktop, basta conectar a sua dock station e pronto! Outra funcionalidade muito legal são as duas portas USB que possibilitam a inserção de periféricos externos, como o pen drive.

Segurança

Muitos questionam a segurança do Samsung DeX, pois várias informações que antes ficavam armazenadas no PC também estarão disponíveis nesse dispositivo. A desenvolvedora do dock station também pensou nisso e implantou a tecnologia de desbloqueio por meio da face, impressão digital ou da íris.

Otimização

Vivemos em uma rotina de multitarefas e precisamos de aparelhos otimizados, ou seja, com um bom desempenho. O Samsung DeX oferece uma excelente experiência na utilização de inúmeras aplicações, inclusive em algumas da própria marca como o navegador Samsung.

Inteligência

Já deixou o seu smartphone ligado durante um bom tempo? Então, você teve a experiência de sentir o quanto o dispositivo esquenta. Por isso, algumas pessoas ficam curiosas em saber sobre o aquecimento do Samsung DeX. Afinal, como as funções de um PC estão no smartphone, exigi-se muito do aparelho.

Até nesse aspecto o dock station surpreende. O sistema do dispositivo é inteligente e aciona uma ventoinha de refrigeração toda vez que há a necessidade de resfriamento. Desse modo, use o Samsung DeX sem medo de ser feliz.

Quais celulares são compatíveis com o Samsung DeX?

Está ansioso para saber quais aparelhos admitem a conexão com o Samsung DeX? São eles:

 

 

 

 

 

Como usar o programa?

Depois de conhecer o Samsung DeX, descobrir as suas funcionalidades e entender quais smartphones são compatíveis com ele, é o momento de ensinarmos como usar essa tecnologia. Você verá como é fácil instalar no nosso passo a passo:

Passo 1. Comece conectando o seu smartphone em um monitor com um adaptador USB-C para HDMI.

Samsung Dex

Passo 2. Em seguida, aparecerá na tela do celular uma caixa sinalizando a conexão entre o telefone e o monitor. Clique no botão "iniciar Samsung DeX".

Samsung Dex Passo 2

Passo 3. Daí, arraste para baixo na tela do smartphone para ver o menu assistente.

Samsung Dex Passo 3

Passo 4. Agora toque na opção "usar seu telefone como mouse".

Samsung Dex Passo 4

Passo 5. Já na tela do monitor, selecione o aplicativo Samsung Notes (caso seu aparelho seja um Note 8 ou 9).

Samsung Dex Passo 5

Passo 6. Retire sua pen e faça quantas anotações desejar.

Percebeu como é bem simples instalar o Samsung DeX? Com certeza, a tecnologia ainda nos surpreenderá muito. Mas o desenvolvimento do dock station sinaliza que podemos esperar grandes inovações num futuro próximo. Cabe aos usuários entenderem como funcionam os recursos para aproveitarem todos os benefícios do dispositivo.

Esperamos ter ajudado você a conhecer esse aparelho incrível. Nós estamos aqui para isso e sempre apresentaremos as últimas novidades do mercado virtual.

Gostou desta notícia? Então, conheça os melhores notebooks com bom custo-benefício para comprar em 2019!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone