Samsung Galaxy A30 é bom? Confira a análise de ficha técnica

Veja quais são as principais características do intermediário da Samsung.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Samsung Galaxy A30 é um celular que foi lançado em 2019 e fez sucesso naquele ano por ser um intermediário que tinha tela Super AMOLED Full HD+, tecnologia que até então predominava em modelos mais caros do mercado (veja aqui um artigo sobre as diferentes faixas de celulares).

Mesmo após dois anos de seu lançamento, muitos consumidores ainda se perguntam se o Samsung Galaxy A30 é bom e, por isso, o Zoom montou uma análise completa do aparelho para ajudar a responder o questionamento.

Vamos te mostrar as especificações da ficha técnica do A30, bem como as melhores ofertas para esse aparelho. No fim, também vamos dar algumas opções de celulares da Samsung que são boas alternativas para quem está interessado no Samsung Galaxy A30.

Ficha técnica do A30:

  • Tamanho da tela: 6,4 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • Painel da tela: Super AMOLED
  • Câmera principal: dupla, 16 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2)
  • Câmera frontal (selfie): 16 MP (f/2)
  • Sistema: Android 9
  • Processador: octa-core de até 1,8 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento (memória interna): 64 GB
  • Cartão de memória: microSD de até 512 GB
  • Capacidade da bateria: 4.000 mAh
  • Dual SIM: sim
  • Peso: 165 gramas
  • Cores: azul, preto e branco

Samsung Galaxy A30: visão geral

Samsung A30 é bom?

A ficha técnica do A30 traz como destaque a tela Full HD+ com tecnologia Super AMOLED, especificações que são excelentes para um intermediário mesmo em pleno 2021. O aparelho também tem 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno e TV digital.

No entanto, ele acaba pecando na qualidade das câmeras, tem uma bateria “pequena” para os modelos atuais e também passará por problemas de falta de atualização, já que a Samsung pretende enviar atualizações apenas duas vezes por ano para ele. Veja a seguir uma análise completa do Samsung Galaxy A30.

Samsung Galaxy A30: Design

Galaxy A30 tem um design simples (Foto: Shutterstock)
Galaxy A30 tem um design simples (Foto: Shutterstock)

O Samsung Galaxy A30 possui acabamento todo em plástico, mas com uma pintura reflexiva que serve para dar uma incrementada no seu visual. As câmeras traseiras ficam alocadas verticalmente, enquanto o leitor biométrico fica ao centro. Na parte frontal, esse aparelho usa apenas um entalhe em formato de gota para o sensor de selfies.

Esse aparelho tem um bom aproveitamento de tela, por isso conta com bordas finas. Ele pesa cerca de 165 gramas e possui entrada para fones de ouvido. O Samsung Galaxy A30 foi lançado em quatro cores: preto, azul, vermelho e branco.

Samsung Galaxy A30: Tela

Galaxy A30 possui tela AMOLED Full HD+ (Foto: Shutterstock)
Galaxy A30 possui tela AMOLED Full HD+ (Foto: Shutterstock)

Para quem busca um celular intermediário com tela de qualidade, esse é uma excelente opção! O Samsung Galaxy A30 tem um painel de 6,4 polegadas, com resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED, cujas características são cores vívidas, brilho alto e bom contraste de preto.

A tela do Samsung Galaxy A30 ainda possui a proteção Gorilla Glass 3, que evita arranhões no dia a dia. Ter uma tela de qualidade também é essencial para quem deseja aproveitar o recurso de TV digital do aparelho. Confira aqui um artigo com celulares com tela grande.

Samsung Galaxy A30: Desempenho

Galaxy A30 usa o chip Exynos 7904

O Samsung Galaxy A30 usa o processador Exynos 7904, um modelo de fabricação da própria Samsung. É um chip octa-core que alcança até 1,8 GHz e consegue rodar os aplicativos do dia a dia e até alguns jogos com ótimo desempenho. Ele possui 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória, caso você queira aumentar esse espaço.

Leia mais: Qual o melhor processador para celular?

O celular da Samsung chega com o Android 9 instalado de fábrica, mas já com atualizações pendentes para o Android 10. O lado negativo é que a fabricante anunciou que e agora o Samsung Galaxy A30 só receberá atualizações duas vezes por ano, o que mostra que em breve ele pode ser “abandonado” no ciclo de atualizações da empresa.

Samsung Galaxy A30: Câmeras

Galaxy A30 tem duas câmeras traseiras

Esse celular possui duas câmeras traseiras, sendo a principal de 16 MP com foco automático por detecção de fase, e a secundária com 5 MP e lente ultra-wide, para fotos com enquadramento maior. É esperado que o aparelho consiga boas fotos em ambientes bem iluminados, mas não seja a melhor opção para ambientes fechados ou na parte da noite.

Na parte frontal, o sensor tem 16 MP e consegue realizar gravações em Full HD, mesma qualidade da câmera traseira. É válido ressaltar que mesmo sem um sensor de profundidade dedicado, o Samsung Galaxy A30 faz fotos com o efeito de modo retrato usando as câmeras traseiras. Quer um celular com boa câmera? Falamos sobre isso nesse artigo aqui!

Samsung Galaxy A30: Bateria

Galaxy A30 tem bateria de 4.000 mAh

Ao todo, são 4.000 mAh de bateria, cuja autonomia é de um dia em uso moderado. O Samsung Galaxy A30 ainda possui suporte aos carregadores turbo de 15W, para se recarregar mais rápido. Veja uma listagem com celulares intermediários com boa bateria.

O Samsung Galaxy A30 vale a pena em 2021?

A ficha técnica do Samsung Galaxy A30 tem como destaque a tela Full HD+ com tecnologia AMOLED, algo que muitos intermediários atuais da Samsung não possuem. No entanto, o celular acaba não sendo a melhor opção em pleno 2021, pois além de ter algumas configurações ultrapassadas, e também receberá poucas atualizações da fabricante.

Se você deseja um bom intermediário, recomendamos o Galaxy A30s, Galaxy A31 e Galaxy A32. Todos eles possuem tela com qualidade AMOLED, resolução Full HD e apresentam ficha técnica melhor que o A30, com mais câmeras, processador mais recente, melhor bateria, entre outros quesitos.

Veja os melhores preços para eles aqui no Zoom:

Veja também as nossas indicações de celulares por faixa de preço, bem como as melhores opções custo-benefício em 2021.

Quer receber notificações quando o celular que deseja chegar ao valor que pode pagar? Confira abaixo nosso vídeo e aprenda a criar um Alerta de Preço!