Dia do Consumidor: Samsung Galaxy A30 vale a pena em 2020?

Smartphone se destaca por tela Full HD+ e TV Digital. Descubra se o preço compensa em 2020.

Dia do Consumidor: Samsung Galaxy A30 vale a pena em 2020?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Galaxy A30 é um celular da Samsung lançado em 2019. O telefone é um ótimo candidato a redução de preço e ofertas no Dia do Consumidor 2020, que é comemorado no dia 15 de março.

Com ficha técnica intermediária, o smartphone chama a atenção por ter TV Digital, especificações adequadas para rodar os principais aplicativos do dia a dia – inclusive alguns jogos populares – e câmera dupla.

A seguir, confira todos os detalhes do Galaxy A30 e descubra se vale a pena comprar o celular em 2020.

Leia também: Melhor celular custo-benefício em 2020: qual modelo comprar?

Imagem: Galaxy A30 tem tela de 6,4 polegadas. Créditos: Lukmanazis/Shutterstock
Imagem: Galaxy A30 tem tela de 6,4 polegadas. Créditos: Lukmanazis/Shutterstock

Tela: 6,4 polegadas com resolução Full HD+

A tela grande é um dos pontos que mais chamam a atenção no Galaxy A30. O smartphone tem display de 6,4 polegadas e ainda conta com resolução Full HD+ com tecnologia Super AMOLED. Este conjunto de especificações tende a entregar imagens de alta qualidade com cores vivas.

Design

Assim como os demais smartphones da linha Galaxy A apresentados no começo de 2019, o Galaxy A30 conta com um notch em formato de gota. O recorte é responsável por abrigar a câmera frontal e ainda reduz as bordas ao redor do display, entregando visual moderno ao telefone. A traseira é feita em plástico, mas o revestimento que imita vidro agrega maior elegância ao aparelho.

Imagem: Galaxy A30 tem design elegante. Créditos: Framesira/Shutterstock
Imagem: Galaxy A30 tem design elegante. Créditos: Framesira/Shutterstock

Câmeras

O sistema de câmera dupla é uma das marcas registradas do Galaxy A30. O smartphone conta com dois sensores de 16 e 5 megapixels, com direito a fotos com o popular Modo Retrato. O conjunto promete boas fotos em boas condições de iluminação, mas existem opções melhores pela faixa de preço do A30 – é o caso do Redmi Note 8, da Xiaomi.

Para selfies, há um sensor frontal com 16 MP, que deve fazer fotos com bom nível de detalhes, apesar de não ter nenhum destaque muito especial.

Desempenho

O Galaxy A30 é um smartphone com ficha técnica intermediária, com processador octa-core de até 1,8 GHz e memória RAM de 4 GB. Dessa forma, é esperado que o telefone traga bom desempenho no dia a dia, até mesmo com jogos (basta não abusar da qualidade gráfica).

Já o armazenamento é de 64 GB, espaço regular para quem quer armazenar fotos e apps no smartphone sem dores de cabeça com memória lotada.

Imagem: Galaxy A30 tem 64 GB internos para apps e outros arquivos. Créditos: Lukmanazis/Shutterstock
Imagem: Galaxy A30 tem 64 GB internos para apps e outros arquivos. Créditos: Lukmanazis/Shutterstock

Sistema operacional

Ainda sem atualização disponível para o Android 10, o smartphone chega ao usuário com Android 9 de fábrica. Tal como os demais celulares Samsung, o sistema traz modificações, com interface e recursos próprios da One UI, mas ao contrário das interfaces antigas da marca, o visual segue a tendência mais “clean” e facilita o uso com uma mão.

Bateria

A bateria do Galaxy A30 é de 4.000 mAh. Dessa forma, espera-se que o smartphone passe um dia inteiro longe das tomadas ou até mais, caso o uso seja moderado.

Custo-benefício: o Galaxy A30 vale a pena?

O Galaxy A30 reúne especificações intermediárias e preço em conta, o que pode agradar muitos consumidores. E mesmo com quase um ano no mercado nacional, o smartphone ainda tem especificações que tendem a entregar o desempenho necessário para as atividades da atualidade.

Ainda assim, é preciso levar em consideração outros smartphones do mercado, como o sucessor Galaxy A30s. Isto porque o celular mais recente traz melhorias como câmera tripla. Atualmente tem preço bastante próximo, na faixa dos R$ 1 mil. A Xiaomi, com o já citado Redmi Note 8, também oferece melhor custo-benefício para quem busca um celular para fotos ou jogos.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A30:

  • Tamanho da tela: 6,4 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • Painel da tela: Super AMOLED
  • Câmera principal: dupla, 16 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2)
  • Câmera frontal (selfie): 16 MP (f/2)
  • Sistema: Android 9
  • Processador: octa-core de até 1,8 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento (memória interna): 64 GB
  • Cartão de memória: microSD de até 512 GB
  • Capacidade da bateria: 4.000 mAh
  • Dual SIM: sim
  • Peso: 165 gramas
  • Cores: azul, preto e branco

Sobre o Dia do Consumidor 2020

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e tem como objetivo lembrar a todos sobre os Direitos do Consumidor. A data também é uma das melhores oportunidades para encontrar descontos no primeiro semestre — meses antes da Black Friday. Uma pesquisa do Google indica que, em 2020, 28% dos consumidores planejam esperar para comprar smartphones nesta época.

Só em 2019, as visitas nos sites das principais lojas brasileiras na semana do consumidor cresceram 13 milhões. Em um ano as buscas por promoções do Dia do Consumidor aumentaram 92%, e as vendas, só no dia 15, foram 82% maiores que os anos anteriores.