Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Galaxy A50 é bom? Conheça ficha técnica e preço do celular Samsung

Com promoções na casa dos R$ 1,3 mil, smartphone é um dos mais buscados no Zoom em agosto de 2019.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Galaxy A50 é um celular com ficha técnica intermediária e design moderno, com bordas finas, tela grande e notch em forma de gota. Ele faz parte da nova série Galaxy A – linha que passa a ter modelos mais simples, antes eram encontrados na linha J –, junto aos Galaxy A10, A20, A30 e A70.

Com armazenamento de 64 GB, TV digital, câmera tripla e bateria de 4.000 mAh, esse smartphone promete agradar à maioria dos usuários comuns. Mas, se você ainda não sabe se esse é o melhor celular para o seu dia a dia, dê uma olhada na nossa análise de especificações antes de decidir se vale a pena comprar o Galaxy A50.

Leia também: Samsung Galaxy Note 10: lançamento tem preço e ficha técnica revelados

Design: Galaxy A50 chega em três opções de cores

Ao contrário dos celulares mais caros da Samsung, o Galaxy A50 tem traseira em plástico. O material, no entanto, tem efeito reflexivo, que simula vidro. O usuário poderá escolher entre as cores azul, preto e branco.

Esse não é um smartphone à prova d’água, mas há a proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões acidentais na tela. Em todo caso, vale a pena investir em uma capa para evitar maiores problemas em caso de queda.

O Galaxy A50 tem uma porta USB-C, padrão que já vem sendo adotado pela maioria das fabricantes, e uma entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido. Um ponto negativo é o mau posicionamento da saída de áudio, que é facilmente bloqueada com os dedos ao segurar o aparelho na horizontal.

Galaxy A50Galaxy A50 na cor azul - Foto: Divulgação/Samsung

Tela grande com resolução Full HD+

A tela do Galaxy A50 é Full HD+ (2340 x 1080 pixels) e mede 6,4 polegadas. A tecnologia utilizada é a Super AMOLED que, além de ser mais econômica do que a IPS de modelos como Motorola One Vision e Redmi Note 7, entrega cores mais vivas e contrastes intensos – ideal para quem curte imagens com aquele “quê” de fantasia.

Para aumentar o display proporcionando maior imersão e sem impactar tanto no tamanho final do aparelho, a Samsung investiu em bordas finas e na inclusão de um notch centralizado em formato de gota, que abriga a câmera frontal. Desse modo, a tela ocupa 84,9% da área frontal do smartphone.

Galaxy A50Galaxy A50 tem tela de 6,4 polegadas - Foto: Divulgação/Samsung

Leitor de digitais sob a tela, mas não o mesmo do Galaxy S10

Um trunfo desse smartphone é a presença do leitor de digitais sob a tela, como é visto em celulares avançados, como o Galaxy S10. Vale ressaltar que o sensor do Galaxy A50 não é ultrassônico 3D, portanto é menos preciso e veloz do que o presente no top de linha da Samsung.

De qualquer modo, o recurso é uma solução para manter a praticidade e segurança no desbloqueio de tela e apps.

Câmera tripla, mas sem nenhum grande diferencial

O Galaxy A50 segue a tendência de câmeras múltiplas e um conjunto triplo da traseira. A lente que acompanha o sensor principal, de 25 MP, é grande-angular e tem abertura f/1.7, para fotografar com nitidez em condições favoráveis de iluminação e conseguir entregar imagens feitas em locais mais escuros, ainda que com maior nível de ruído.

Vale ressaltar que esse celular não traz recursos específicos para fotos à noite, diferentemente do Motorola One Vision, que conta com o modo Night Vision. Portanto, os resultados do A50 nessas condições não são os melhores do segmento.

Galaxy A50Câmera tripla do Galaxy A50 - Foto: Shutterstock


Há ainda uma lente ultrawide com sensor de 8 MP (f/2.2), para enquadrar paisagens e grupos grandes de pessoas sem muito esforço; e uma lente para profundidade com 8 MP (f/2.2), que torna o Modo Retrato mais preciso.

Na câmera frontal, esse celular tem sensor de 25 MP com abertura f/2.0, que deve fazer um bom trabalho ao entregar selfies com alto nível de detalhes.

Em vídeo, as câmeras terão um resultado satisfatório para usuários comuns, já que consegue gravar em Full HD (1080p). Porém, por apresentar estabilização somente via software, gravações em movimento podem apresentar trepidações. Não é um celular recomendado para gravações profissionais.

Processador e memória RAM garantem bom desempenho em jogos

Um dos grandes destaques do Galaxy A50 é, sem dúvidas, o seu processador. O Exynos 9610 é um chip intermediário premium que garante um bom poder de fogo para as tarefas do dia a dia, aguentando até apps pesados e jogos populares, como PUBG mobile. Em comparação direta aos processadores Snapdragon, ele estaria à frente do Snapdragon 660.

Completando o seu conjunto de hardware, estão 64 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM, quantidade que garantirá fluidez na execução de apps em segundo plano e em multitarefa.

Bateria de 4.000 mAh para um dia inteiro de uso

Bateria não é um problema nesse smartphone. Além de um processador otimizado de 10 nm, o Galaxy A50 traz 4.000 mAh de bateria, o que é suficientes para uso prolongado consumindo mídia de forma moderada.

A estimativa é que você tenha carga até o final do dia, sem problemas. Outro ponto positivo é o carregador rápido com 15 W de potência.

Preço e custo-benefício: vale a pena comprar o Galaxy A50?

Se o seu foco é bateria e desempenho em jogos, o Galaxy A50 é uma das melhores opções do mercado em sua faixa de preço.

Com suas configurações, o celular deve entregar boa velocidade para as tarefas do dia a dia, além de bastante fôlego para quem tem rotina agitada e não pode ficar preso às tomadas.

No entanto, você é apaixonado por fotos, existem opções melhores no mercado, como o Motorola One Vision e o Redmi Note 7, ambos com câmeras de 48 MP.

Encontre as melhores ofertas para o Galaxy A50 no Zoom:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone