Galaxy A51 vale a pena? Analisamos a ficha técnica do celular Samsung

Smartphone intermediário tem câmera quádrupla e bateria de 4.000 mAh; descubra se o preço compensa

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy A51 é um smartphone intermediário premium da Samsung que chegou ao Brasil com a missão de conquistar o público que precisa de um celular poderoso e refinado, mas que não quer gastar muito em um telefone top de linha. O A51 entrega vários recursos que também estão em modelos premium da própria Samsung e foi um dos principais lançamentos da empresa na linha A em 2020.

Entre os destaques de ficha técnica do Galaxy A51, estão o processador octa-core que consegue dar conta até de algumas tarefas mais complexas, o conjunto de câmeras com quatro lentes e a bateria de 4.000 mAh, que promete autonomia para um dia inteiro longe das tomadas.

Quer descobrir se o Galaxy A51 vale a pena? Veja a análise de especificações e os menores preços do aparelho logo abaixo.

Leia também: Galaxy A51 vs Galaxy A71 entenda as diferenças entre os celulares Samsung

Samsung Galaxy A51 é um celular intermediário com câmera quádrupla. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Samsung Galaxy A51 é um celular intermediário com câmera quádrupla. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Ficha técnica do Galaxy A51

  • Tela de 6,5 polegadas Full HD+ com tecnologia Super AMOLED
  • Processador Exynos 9611 (octa-core de até 2,3 GHz)
  • Memória RAM de 4 GB
  • Armazenamento de 128 GB (expansível em até 512 GB via microSD)
  • Câmera quádrupla traseira de 48 MP (f/2.0) + 12 MP (ultra-wide) (f/2.2) + 5 MP (profundidade) (f/2.2) + 5 MP (macro) (f/2.4)
  • Grava em até 4K @ 30 fps
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Bateria de 4.000 mAh com carregamento rápido de 15 W
  • Conectividade: 3G, 4G, bluetooth 5.0 e GPS
  • Sistema operacional: Android 10
  • Cores: azul, preto e branco
  • Dimensões: 158,5 x 73,6 x 7,9 mm
  • Peso: 172 g

Design e tela

Visual moderno e tela grande Full HD+

O design do Galaxy A51 segue a mesma linha do que é encontrado em alguns modelos top de linha da marca, como o Galaxy S20 – o que é muito interessante para quem deseja um visual moderno e elegante, mas não pode investir nos aparelhos avançados. O A51 tem traseira em plástico que imita vidro e bordas em metal. Aqui no Brasil, ele é vendido em quatro cores: azul, preto, prata e branco.

A parte frontal é revestida totalmente por vidro Gorilla Glass 3, que protege contra arranhões acidentais. A câmera de selfies fica alocada em um "furo" bem discreto na tela, o que contribui para um ótimo aproveitamento de tela, assim como as bordas bem finas ao redor do display.

Tela do Galaxy A51 tem <em>notch</em> discreto e bordas finas. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Tela do Galaxy A51 tem <em>notch</em> discreto e bordas finas. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

E por falar em tela, a do Galaxy A51 merece elogios. São 6,5 polegadas e resolução Full HD+, além da tecnologia Super AMOLED, que garante bons contrastes e cores vivas. Desse modo, o A51 se torna uma ótima opção para quem deseja consumir conteúdo como filmes e séries na palma da mão.

Desempenho

Boa velocidade e fluidez até em tarefas exigentes

Por se tratar de um smartphone intermediário premium, o Galaxy A51 promete bom desempenho em tarefas mais complexas, mas ainda fica atrás de aparelhos top de linha. Isso significa que você provavelmente conseguirá rodar todos os principais aplicativos e jogos da Play Store sem problemas ou engasgos, na maior parte do tempo. Mas, se busca por desempenho profissional, deverá optar por celulares mais caros.

Para quem gosta dos números, o Galaxy A51 tem processador Exynos 9611 com oito núcleos e chega à velocidade máxima de 2,3 GHz. A memória RAM é 4 GB, o que deve ser o suficiente para manter alguns aplicativos abertos em segundo plano sem desligamentos repentinos (veja aqui uma lista de melhor Samsung de 2020 e, nesse outro link, o que o que a marca lançou de novidade em 2021).

Galaxy A51 tem armazenamento de 128 GB. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Galaxy A51 tem armazenamento de 128 GB. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

O armazenamento do A51 é de 128 GB. Caso precise, também é possível expandir essa memória com um cartão microSD de até 512 GB. É válido destacar que ele já chega com Android 10 instalado de fábrica, bem como a One UI 2.5, interface personalizada da Samsung. O Galaxy A51 está na lista para receber o Android 11 (veja outros aparelhos).

Câmeras

Versatilidade em fotos e vídeos com estabilização eletrônica

O Galaxy A51 tem cinco câmeras no total, sendo quatro delas na parte traseira e uma na frontal, dedicada para selfies. Essa tem sensor principal de 32 MP e promete fotos com alto nível de detalhes, além de gravações de vídeo em resolução 4K.

Já na parte de trás, temos sensores de 48 MP + 5 MP + 12 MP + 5 MP. A primeira é a câmera principal, que você provavelmente mais vai utilizar, e ela deve entregar fotos detalhadas e com cores equilibradas. Já o segundo sensor é de profundidade e dedicado a garantir um fundo desfocado mais realista ao utilizar o Modo Retrato do Galaxy A51.

Câmera quádrupla do Galaxy A51 fica em módulo retangular na parte de trás do smartphone. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Câmera quádrupla do Galaxy A51 fica em módulo retangular na parte de trás do smartphone. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

A câmera de 12 MP utiliza lente ultra-wide para aqueles momentos nos quais você precisa capturar mais da cena, mas não pode se afastar. Por fim, o último sensor é de 5 MP e serve para tirar fotos macro, aquelas feitas bem de perto e que conseguem um ótimo nível de detalhes do objeto.

O Galaxy A51 consegue gravar vídeos em até 4K a 30 quadros por segundo, com a câmera traseira, e conta com estabilização eletrônica de imagem para evitar trepidações indesejadas.

Bateria

O suficiente para um dia inteiro longe das tomadas

Com capacidade de bateria de 4.000 mAh, o Galaxy A51 deve resistir a um dia inteiro longe das tomadas, com uso moderado. Na hora de recarregar, a boa notícia é que há suporte a carregamento rápido de 15 W, para que você não precise ficar muito tempo afastado do celular.

Veredito

Vale a pena? Veja a conclusão sobre o custo-benefício do Galaxy A51

O Galaxy A51 é, sem dúvidas, um smartphone bastante interessante para quem não quer gastar muito e ainda ter recursos de aparelhos premium do mercado. O A51 é bem completo: tem tela de alta qualidade, bom desempenho, câmeras que tiram boas fotos e oferecem versatilidade, e promete bateria para durar o dia inteiro.

Leia também: Do Galaxy A50 ao Galaxy A51: o que muda entre os celulares Samsung?

Atualmente, o celular da Samsung pode ser encontrado por pouco mais de R$ 1,6 mil, e apesar de não estar barato, tem um bom custo-benefício frente aos modelos concorrentes. Se você deseja um modelo com a mesma proposta do A51, só que mais potente, recomendamos dar uma olhada no Galaxy A71. Veja o nosso comparativo entre os dois aparelhos aqui.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 28/01/2021. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Você pode encontrar os melhores preços para o Galaxy A51 abaixo:

Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando o celular chegar no valor que você busca! Saiba como abaixo: