Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Smartphone de entrada, intermediário ou top de linha: qual a diferença?

Não precisa ter dúvidas! Aqui você sabe o que são smartphones de entrada, intermediários e top de linha.

Smartphone de entrada intermediário top de linha
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Chegou a hora de comprar um celular novo e você não sabe qual o melhor aparelho para o seu dia a dia? Pode ficar tranquilo, pois aqui a gente explica a diferença entre um smartphone de entrada, intermediário e top de linha.

Confira as vantagens de cada modelo e descubra o tipo de smartphone que tem as melhores características para suas tarefas:

Smartphone de entrada: a medida certa para as tarefas mais básicas

Smartphone de entrada

Smartphones mais básicos são chamados de entrada. Mas não veja isso como algo negativo, tá? Um smartphone de entrada tem a medida certa para atividades bem simples, e que não exigem tanto desempenho, como aquela olhada rápida em aplicativos de comunicação.

Com ele, você pode navegar pela internet, acessar as redes sociais... só não vale exagerar, pois sua configuração não suporta apps mais pesados, por exemplo, e provavelmente vai travar.

Então como saber se o smartphone é de entrada?

Geralmente, um smartphone de entrada tem processador com núcleos mais lentos (em média até 1.4Ghz), memória RAM de 1GB até 2GB e armazenamento de 8GB até 16GB. As fabricantes também desenvolvem aparelhos com resolução de tela mais baixa, muitas vezes inferior à resolução HD (que é de 1.280x720 pixels).

Smartphones de Entrada

Outro ponto é a câmera. Normalmente esses smartphones vêm com câmera traseira e frontal mais básicas e sem grandes recursos. A resolução fica em torno de 8MP, que até garante fotos satisfatórias para redes sociais. Agora, se você curte tirar selfies, é melhor deixar um smartphone de entrada de lado, pois não é tão fácil achar nesses aparelhos câmeras frontais mais eficientes.

Para acessar a internet, você encontra em muitos modelos a facilidade do 3G, além do Wi-Fi. Sobre o 4G, atualmente é mais fácil adquirir smartphones de entrada que apresentam esse tipo de conexão, mas é bom ficar atento à ficha técnica do produto no momento da compra.

E não podemos deixar de falar sobre o preço, bem mais atrativo: se você quer economizar muito na hora da compra, não liga para velocidade e só vai ativar atividades simples um smartphone de entrada é uma boa opção.

Smartphone intermediário faz bastante sucesso. E há vários motivos para isso

Smartphone intermediário

Agora damos um passo à frente, e chegamos aos smartphones intermediários. A boa notícia é que, com esses aparelhos, você pode realizar variadas tarefas, pois eles contam com uma configuração que permite rodar mais apps ao mesmo tempo, e até jogos mais pesados alguns desses smartphones suportam.

Podemos afirmar que esses são os modelos que fazem mais sucesso entre os consumidores, pelo menos na hora da compra, e não por acaso. Como eles permitem realizar muitas atividades e ainda apresentam bom custo/benefício, fica fácil saber por que eles se destacam no mundo dos smartphones.

Descubra se o smartphone é intermediário ou não

Veja o aparelho como um todo. E para ser um smartphone intermediário, geralmente o smartphone tem processador octa-core, núcleos mais velozes (em média superiores a 1.5 GHz) e memória RAM a partir de 2GB. O armazenamento inicia em 16GB (nos intermediários mais básicos), passando pelos 32GB (o padrão atual dessa categoria) e chegando aos 64GB, em alguns casos.

smartphones intermediários

Mas é necessário olhar outras características. Por exemplo: a tela, geralmente, vem com resolução HD, mas muitos smartphones intermediários já contam com display Full HD, para a alegria de quem curte assistir séries e filmes no celular.

Um ponto bacana é que as fabricantes têm investido nas câmeras desses smartphones. Afinal, já faz tempo que os celulares viraram item fundamental para a hora do click. Sendo assim, você encontra boa resolução (nas câmeras traseira e frontal), além de recursos que aprimoram a qualidade de fotos e vídeos.

Se você curte tecnologia, fique de olho também em outras especificações. Você pode encontrar smartphones intermediários com NFC, que permitem compartilhar informações, apenas por meio da aproximação, além de smartphones com leitor de digitais, para desbloqueio de tela, e sensor de giroscópio para realidade virtual.

Ainda nos intermediários, vale a pena ficar atento que essa categoria é divida em dois grupos, os smartphones intermediários de fato que possuem boas configurações para o dia a dia e preço até R$1.000 (como o Moto G5S, Galaxy J5 Pro e Zenfone 4 Max) e os smartphones intermediários premium, que possuem recursos mais avançados, são mais velozes e fotografam com qualidade superior, o preço desses smartphones iniciam, geralmente, a partir dos R$ 1.100 (como o Moto Z2 Play, Galaxy A7 2017 e Zenfone 4).

Leia também: Melhores smartphones intermediários

O que tem de mais moderno entre os celulares? O smartphone top de linha!

Smartphone top de linha

Agora vamos falar sobre o que há de mais moderno. Como o próprio nome já diz, chegamos aos smartphones top, os modelos mais sofisticados e com os recursos mais inovadores.

Eles são os mais caros? Muito provavelmente, sim. Mas são nos smartphones top de linha que as marcas mostram o seu poder, vamos dizer assim. A cada lançamento desses aparelhos as fabricantes conseguem inovar, oferecendo novas tecnologias e melhor performance.

Se tem configuração bem potente, provavelmente é top de linha

O smartphone tem memória RAM de 4GB ou 6GB? Além disso, vem com algum dos melhores processadores da sua geração (como os Snapdragons da série 800) e núcleos com velocidade superior a 2.0 GHz? Então, é muito provável que esse aparelho seja top de linha. E espaço na memória interna também não é problema, já que muitos contam com 64GB e até 128GB. Pronto: configuração perfeita para atividades pesadas, como jogos com gráficos elaborados.

smartphones top de linha

Um aparelho poderoso não vai deixar de fora tecnologias como leitor de digitais e NFC. Mas é legal você ir além, buscando outros recursos. Por exemplo: alguns modelos top de linha contam com leitor de íris e reconhecimento facial, para você realizar o desbloqueio da tela apenas ao olhar para o smartphone. Bem legal, né?!

Quando o assunto é fotografia, você vai terá o que há de melhor em celulares para fotos. Ah, e os aparelhos top de linha estão entre os melhores smartphones para selfie também. Esses aparelhos são projetados com câmeras de sensores modernos, lentes com excelentes aberturas, alta resolução e funções que vão deixar fotos e vídeos com cara de profissionais. Além de vídeos em 4K, claro.

Para aumentar a interação com esses smartphones, algumas fabricantes ainda disponibilizam dispositivos vestíveis, como óculos e relógios inteligentes, que são compatíveis com os seus smartphones top de linha.

Então é isso: se você quer alto desempenho para games, qualidade na hora das fotos, a possibilidade de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo e, de quebra, ainda ter um modelo com design premium, o smartphone top de linha é a escolha certa.

 

Para ver smartphones e mais produtos, continue aqui no Zoom e compare os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone