Zoom indica em Celular e Smartphone

Smartphone para entretenimento: iPhone 4 ou Xperia Play

Veja quem leva a melhor entre os modelos da Apple e da Sony Ericsson.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na hora de comprar um celular, você já pensou em um modelo que garanta a sua diversão? Comparamos dois grandes smartphones que conseguem fazer justamente isso: trazer o máximo de entretenimento e diversão com muita acessibilidade e fácil navegação. Veja como foi o confronto entre o iPhone 4 e o Xperia Play.

 

 

iPhone 4

Xperia Play

Design

Conectividade

Resolução da Tela

Facilidade de uso

Jogos

Música, vídeos, fotos

Hardware

 

Design

O design do iPhone 4 é revolucionário por uma ideia muito simples: a ausência de botões na interface de usuário. Tudo é feito com os dedos através de sua tela sensível ao toque. Segundo, sua interface (o ambiente de navegação e controle) é extremamente bem desenhada. Os ícones são grandes, de fácil reconhecimento, estilosos e têm tudo a ver com o universo visual que a Apple trabalha.

O corpo do iPhone 4, antes levemente arredondado, ficou mais "quadradiço" e elegante. As bordas ficaram mais definidas e ganharam detalhes em aço inoxidável. A parte traseira ficou agora envidraçada com o mesmo tipo de vidro resistente da tela.

E o Xperia Play? Por fora, o aparelho tem dimensões muito parecidas com as do iPhone 4. Parece muito com um smartphone de última geração, com uma tela grande e pequenos botões auxiliares na base. É arredondado nas pontas.

Na lateral, a primeira surpresa: os botões L e R. Para que servem? Se você respondeu jogos, acertou na mosca. A intenção da Sony é justamente essa: transformar o Xperia Play em um celular Playstation, capaz de rodar jogos com a qualidade da marca.

Ao escorregar a tela no modo paisagem (horizontal), o Xperia Play se abre, revelando uma interface totalmente voltada a jogos. Ali, você encontra uma configuração parecida ao PSP: botões direcionais e as famosas teclas Playstation (quadrado, bola, xis e triângulo, além dos botões Start e Select). A novidade são duas superfícies sensíveis que funcionam como dois botões analógicos. O PSP tem controles muito fáceis de usar e o Xperia Play, que repete um design bem parecido, usufrui dessa qualidade.

Conectividade

Ambos se conectam à rede 3G, também tem Bluetooth e Wi-Fi. Assim, o celular dá muita mobilidade para acessar a internet de qualquer lugar. E ainda você pode localizar ruas e avenidas com o GPS.

Resolução da tela

O iPhone 4 sai na frente, graças à tecnologia Retina Display que alcança 960 x 640 pixels. Os pixels são as menores partes de uma imagem digital. Quanto mais pixels, melhor sua resolução, ou seja, a imagem fica mais definida e mais nítida.

Entre os modelos de iPhone, com o iPhone 4 é possível ampliar o texto de uma página de livro ou web usando apenas o dedo. Quando você vê o texto com caracteres maiores, não se nota mais o serrilhamento nas bordas das letras, como nas edições anteriores. Para protegê-la, a Apple resolveu implantar no iPhone 4 um vidro mais resistente a quebras e arranhões, a mesma tecnologia usada em aviões e helicópteros.

No Xperia Play, temos a tela de LCD, que é grande, mas só alcança a resolução de 854 x 480 pixels. Talvez para reduzir custos, a Sony Ericsson optou pela tecnologia LCD ao invés da tecnologia LED usada nos celulares mais recentes, que proporciona gráficos mais definidos. Uma pena.

Facilidade de uso

O iPhone foi o inventor da simplicidade de uso! Muitas funcionalidades extras rodam através de aplicativos, pequenos programinhas que funcionam como mini softwares. Os Apps, como são conhecidos, são também facílimos de usar e dão muita personalidade para o aparelho. Tem ainda embutido em seu sistema todas as funcionalidades de tocador de música iPod, o music player mais vendido de todos os tempos e o aparelho que catapultou a Apple para o estrelato.

Entre os celulares Sony Ericsson, o Xperia Play tem mais curiosidade de uso do que facilidade. Tem diversos botões para poder assumir sua função game e pode assustar num primeiro momento. O sistema operacional do Xperia Play é baseado na plataforma Android, do Google. O Android quer ser um dos mais populares sistemas operacionais dos celulares, assim como o Windows é amplamente usado nos PCs.

A interface do Android é operada por toques dos dedos, assim como o iPhone. O Android é um sistema sólido e confiável e possui uma loja de aplicativos bem interessante, o que dá liberdade para personalização e também facilita o ajuste do celular para combinar com seu perfil de uso.

Qualidade de jogos

Enquanto o iPhone 4 depende de Apps e Jogos criados para o seu sistema (centralizados no Game Center), o Xperia Play, bem, é um celular PlayStation. Precisa dizer mais? Precisa: ele também acessa a Playstation Store, a loja de jogos do PSP e PS3.

Ou seja, dá para baixar jogos de extrema qualidade. Alguns títulos já confirmados para o Xperia Play incluem: The Sims 3, FIFA 2010 e Assassin's Creed, jogos de muito sucesso da plataforma Playstation.

Música, vídeos, fotos

O iPhone 4 conta agora com duas câmeras. A traseira é uma câmera para fotografias e vídeos em alta definição de 5 megapixels. A câmera frontal é destinada para vídeochamadas. Inclusive, a Apple bolou um sistema de chamadas de vídeo, o Facetime. Ele só funciona com quem tem computadores Mac, iPad, iPod Touch ou quem tem um outro iPhone compatível com a tecnologia.

No Xperia Play, com câmera, music player embutido, acesso à aplicativos, conectividade excelente e gráficos bacanas, as possibilidades de uso para se divertir são tremendas. Mas o Xperia Play é mesmo voltado para jogos. Esse é o primeiro celular certificado da marca Playstation e, com ele, há grandes novidades. A primeira é que ele se conecta à rede de jogos Playstation, a Playstation Network.

O celular da Sony Ericsson tem também uma câmera embutida parecida com a do iPhone 4: são 5 megapixels de resolução, que tira fotos e grava vídeos em HD.

Hardware

Por dentro, o iPhone 4 continua um foguete. Possui o poderoso processador A4 e 512 MB de memória RAM, o dobro da versão anterior. Quando os dois componentes são combinados, o iPhone vira um pequeno computador capaz de processar imagens e vídeos bem pesados.

Já o Xperia Play carrega por dentro a última palavra em matéria de tecnologia de processamento, um poderoso processador Snapdragon de 1Ghz. Os gráficos ficam por conta de uma placa Adreno 205, igualmente poderosa. Recursos mais do que suficientes para rodar sem sufoco os jogos de Playstation.

Conclusão

o Xperia Play é um completo celular, capaz de rodar gráficos bacanas, acessar a internet, compartilhar vídeos, fotos, música e jogar games de qualidade ímpar. Sua tela slide pode causar sentimentos controversos: tem gente que adora, tem gente que odeia. O iPhone 4 é um celular mais consolidado. Apesar de não ser dedicado exclusivamente para jogos, é um soberbo aparelho e extremamente acessível, com ilimitadas funções de entretenimento, propulsionadas pela App Store e seus mágicos aplicativos. Vitorioso: iPhone 4, apesar de seu salgadíssimo preço.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone