Logo Buscapé
Logo Buscapé

A Sony anunciou, nesta sexta-feira (26), sua saída do mercado de celulares no Brasil e em outros países da América do Sul, Central e Oriente Médio. O comunicado foi divulgado junto ao balanço fiscal de 2018 que mostra um prejuízo quatro vezes maior do que o de 2017 no braço de telefonia da empresa japonesa.

Segundo o documento, o saldo negativo atingiu 97,1 bilhões de ienes (cerca de R$ 3,4 bilhões), o que teria sido causado principalmente pela redução de 31% nas vendas de smartphones.

Leia também: Linha Galaxy A: entenda a mudança de estratégia da Samsung no Brasil

De acordo com os dados no nosso comparador de preços, a queda nas vendas de smartphones Xperia no período de janeiro a abril de 2019 corresponde a 50,53% de janeiro em relação ao mesmo ao ano anterior.

Xperia XA2 Ultra é um smartphone intermediário da Sony - Foto: Shutterstock

Em primeiro lugar entre os celulares da marca, aparece um modelo de 2015, o Xperia Z5, seguido do Xperia XA1, um celular intermediário lançado em 2017 que hoje é encontrado por preço na faixa de R$ 1.380. O último lançamento da Sony no Brasil, Xperia XZ2, aparece apenas na quarta posição com ofertas a partir de R$ 2.856.

Um anúncio silencioso

A decisão da Sony já era esperada: os últimos celulares da marca lançados no Brasil foram o Xperia XZ2 e XZ2 Compact, em maio de 2018, e não havia nenhum sinal da chegada do Xperia XZ3, anunciado em novembro. Com a nova estratégia da fabricante, os modelos como o Xperia 1, 10, 10 Plus e L3, apresentados durante a MWC 2019, em Barcelona, não devem chegar às lojas nacionais.

Nas redes sociais, a movimentação foi encerrada de forma silenciosa: o perfil do Facebook Sony Store foi desativado, e na página oficial da Sony Brasil, o foco está em eletrônicos.

O site dedicado a smartphones (https://www.sonymobile.com/br/) virou uma página de suporte ao cliente, sem venda de produtos ou propaganda de celulares.

Site da Sony Mobile no Brasil oferece apenas suporte a aparelhos - Foto: Reprodução

Preços altos e forte concorrência no Brasil

Com popularidade baixa e uma estratégia voltada para o segmento premium, dominado por marcas como Samsung e Apple, a Sony nunca teve muito espaço no Brasil.

E, com um movimento de mercado cada vez mais voltado aos dispositivos de bom custo/benefício (impulsionado por fabricantes chinesas, como a Xiaomi), a Sony parece não ter encontrado oportunidade para tentar uma mudança de posicionamento por aqui.

No entanto, a marca continua a apostar em outros países. O encerramento das atividades relacionadas a smartphones ocorre apenas na América do Sul, América Central e Oriente Médio.

Procurada pelo Buscapé, a assessoria da Sony no Brasil ainda não emitiu nota oficial sobre o acontecimento. Em caso de um posicionamento da marca, esta matéria será atualizada.

Encontre os melhores preços para celulares Sony no Buscapé:


Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!