Subway Surfers: saiba tudo sobre o jogo para celular

Saiba tudo sobre o Subway Surfers e entenda por que ele foi o jogo para celular mais popular na última década

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O Subway Surfers se tornou um jogo para celular clássico. Isso porque, na última década, não houve jogo mais baixado que ele. Seja em smartphones Android ou iOS, o game é unanimidade em todo o mundo. É difícil encontrar alguém que não tenha o aplicativo instalado. Ou mesmo que já não tenha baixado alguma vez.

É um jogo que simula os “surfistas do transporte público”, portanto, promete emoção em uma corrida sem fim. Não há final no game. O objetivo dos jogadores é levar o personagem de Subway Surfers o mais longe possível correndo pelos trilhos de trens. E, para isso, ele precisa desviar dos obstáculos que aparecem aleatoriamente no caminho e nos vagões e locomotivas.

Abaixo, você encontrará tudo que precisa saber sobre esse clássico. Se curte games e tem um iPhone, temos uma lista dos melhores jogos para iOS. Se possui um Android, você pode saber quais são os melhores jogos para o sistema e quais são os games mais legais para jogar offline. E, por fim, se você quer mais opções para jogar com seus amigos, fizemos uma lista com os 21 melhores games para jogar online. Mas, antes disso, conheça melhor o Subway Surfers. Você não vai se arrepender!

História do jogo Subway Surfers

O Subway Surfers foi o jogo mais baixado em todo o mundo entre os anos de 2010 e 2019. De acordo com a plataforma App Annie, foram mais de 1 bilhão de downloads em smartphones de todo o planeta. Assim, ele se tornou o game mais baixado da década no mundo.

Em apenas seis anos, o jogo Subway Surfers teve 1 bilhão de downloads (Foto: Igor Moskalenko/Shutterstock)
Em apenas seis anos, o jogo Subway Surfers teve 1 bilhão de downloads (Foto: Igor Moskalenko/Shutterstock)

O jogo foi desenvolvido em 2012 por duas empresas dinamarquesas, a Kiloo e a Sybo Games. Apenas cerca de seis anos depois, em 2018, o número de 1 bilhão de downloads foi alcançado.

Seu tema inicial é o “Subway Surfers World Tour”. Nele, os jogadores “viajam” em cima de trens em algumas das principais cidades de todo o mundo. Na passagem pelo Brasil, o personagem surfa pelos metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro. No percurso, precisa se esquivar dos obstáculos e fugir do “guarda ranzinza” do trem e de seu cachorro.

O Subway Surfers tem Jake como personagem padrão. Mas, ao longo das fases, os jogadores podem desbloquear novos personagens com características diferentes. Alguns deles só ficam disponíveis por tempo limiado.

O significado de Subway Surfers é “surfistas do metrô”. Isso porque os personagens ficam em cima dos vagões dos trens urbanos se equilibrando e se movimentando como se estivessem pegando onda com uma prancha de surfe. Apesar de ilegal, a prática é comum e se popularizou no Brasil com os “surfistas de ônibus” em diversas cidades.

Subway Surfers: download para iOS e Android

Subway Surfers está disponível para iOS e Android (Foto: Sharaf Maksumov/Shutterstock)
Subway Surfers está disponível para iOS e Android (Foto: Sharaf Maksumov/Shutterstock)

O jogo está disponível para celulares com sistema iOS e Android. Para baixar o aplicativo, basta acessar a App Store, caso você tenha um iPhone, ou a Play Store, se o seu smartphone seja um Android.

O download do app do Subway Surfers é gratuito. O usuário só precisa ter uma conta ativa na loja de aplicativos do sistema do smartphone. A classificação indicativa do Subway Surfers na Apple é de acima de nove anos. Já o Google não recomenda o game para menores de 10 anos.

Como jogar

O objetivo dos personagens do Subway Surfers é fugir do guarda e de seu cão pelos trilhos de trem. O jogo é uma corrida infinita. A ideia é tentar chegar o mais longe possível na fuga. No decorrer da corrida, a velocidade vai aumentando. Dessa forma, vai ficando mais difícil desviar dos obstáculos no caminho.

Os movimentos do Subway Surfers são simples. Para movimentar o personagem nos três trilhos, basta arrastar o dedo para a direita ou para a esquerda, de acordo com onde é preciso ir para desviar das barreiras.

Há também os obstáculos que exigem que o personagem role pelo chão ou salte para evitar o contato. Para rolar, o jogador precisa arrastar o dedo para baixo. Para pular, é preciso arrastar para cima na tela.

Objetivo do Subway Surfers é fugir pelos trilhos do inspetor mal-humorado e seu cão (Foto: Igor Moskalenko/Shutterstock)
Objetivo do Subway Surfers é fugir pelos trilhos do inspetor mal-humorado e seu cão (Foto: Igor Moskalenko/Shutterstock)

Existem três níveis de dificuldades em Subway Surfers. É possível selecionar em qual jogar antes do início da corrida. A história conta com diversos personagens especiais em todo o planeta, mas existem quatro principais. Conheça um pouco de cada um:

  • Jake: Líder do grupo, é o personagem principal (padrão) do Subway Surfers. Apaixonado pela arte de rua e, claro, pelas manobras em cima dos trens.
  • Tricky: É uma boa amiga e considerada o cérebro dos surfistas. É perfeccionista quando o assunto é break dance e as manobras.
  • Fresh: É o elo do grupo, fã de música e do visual dos anos 80 e um “nerd” da música.
  • Yutani: Uma apaixonada pela ciência e gênia da tecnologia. Ela mesma acredita que não veio deste planeta.

Subway Surfers online: sites para jogar sem baixar o app

Caso você não pretenda fazer o download do aplicativo, é possível jogar o Subway Surfers sem baixar o app no seu celular e até no computador. Para isso, há alguns sites que disponibilizam o jogo online, como o Poki.

Jogando no PC via Emulador

Subway Surfers é um dos jogos para smartphones mais populares. Seus programadores e desenvolvedores optaram por deixar a jogabilidade dele própria para o mobile. Mesmo assim, quem quer jogar pelo computador também pode ter acesso ao game por meio de emuladores que convertem o jogo para PC.

Há diversos emuladores que podem deixar o jogo compatível com computadores. Um deles é o BlueStacks 5, compatível com o Android. Veja como fazer download do Bluestacks.

Dicas úteis

O Subway Surfers parece um jogo simples, mas essa facilidade do jogo pode enganar. Nos níveis mais difíceis, os jogadores precisam ter muita concentração e agilidade para conseguir fugir do guarda. Por isso, separamos algumas dicas que vão fazer você mandar bem no jogo e surfar pela turnê mundial inteira.

Subway Surfers World Tour viaja todo mês por cidades do mundo inteiro (Foto: Subway Surfers)
Subway Surfers World Tour viaja todo mês por cidades do mundo inteiro (Foto: Subway Surfers)

Subway Surfers World Tour

Uma das formas mais legais de jogar o Subway Surfers é pelo modo World Tour, onde a viagem pelos trilhos atravessa algumas das principais cidades do mundo. A cada quatro semanas, o cenário fica diferente. Um novo município começa a ser o plano de fundo principal do jogo.

Em cada cenário, um personagem com as características do local é lançado. As cidades do Brasil que já fizeram parte do jogo são Rio de Janeiro e São Paulo, sendo Carmen (RJ) e Edison (SP) os personagens brasileiros. A turnê mundial já passou por cidades como Nova York, Roma, Londres, Berlim, Pequim, Cairo, Buenos Aires e muitas outras em diversos países do planeta (e até fora dele, na estação espacial).

Em junho de 2021, o local escolhido foi Paris, na França. No fandom do Subway Surfers World Tour, especula-se que a próxima cidade, em julho de 2021, será Mumbai, na Índia.

Fique no ar pelo máximo de tempo que conseguir

Você poderá usar ferramentas para se manter no ar enquanto desvia dos obstáculos e dos trens de Subway Surfers. O personagem pode ser equipado com botas especiais, jetpack e pula-pulas para ficar acima dos obstáculos, onde é possível alcançar muitas moedas e itens especiais.

Ande para o lado enquanto salta

Os jogadores podem arrastar o personagem para a direita ou para a esquerda mesmo durante os saltos. Nos níveis mais altos, com a velocidade muito alta, é muito importante dominar essa forma de jogar para escapar dos obstáculos, já que a rapidez impede de realizar mais movimentos seguidos.

Score Boosters vão aumentar sua pontuação

Você pode usar Score Boosters durante a fuga para multiplicar a quantidade de moedas obtidas durante o tempo de impulsionamento especial. É possível multiplicar os pontos conquistados em até sete vezes numa fase.

Procure por itens especiais

Se você encontrar itens especiais durante o jogo, faça de tudo para capturá-los. Eles serão muito úteis para o personagem ficar ainda mais preparado para as grandes fugas do Subway Surfers. Com esses itens, ele poderá correr mais, saltar mais alto, desviar com mais facilidade e pontuar mais durante a corrida.

Fique de olho nos desafios diários

Todos os dias, novos desafios aparecem para que os jogadores tenham objetivos distintos diariamente. Se você cumprir o que o Subway Surfers exige a cada dia, o que geralmente não é nada muito complicado, poderá desbloquear muitas premiações com itens especiais para melhorar o seu jogo.

Celulares para jogar

O jogo Subway Surfers não exige um desempenho tão potente do smartphone. É necessário que o sistema do iPhone seja o iOS 10 ou superior, e tenha espaço para 340,4 MB. Já o Android exige a versão 4.4 ou superior e capacidade de 171 MB.

Por isso, a grande maioria dos smartphones intermediários atualmente rodam tranquilamente o jogo, que não é tão pesado. Temos uma lista de celulares baratos que são bons para jogos. Veja ofertas de alguns deles abaixo!

Caso você busque por um smartphone com características ainda mais avançadas para jogos, pode conferir a lista de melhores celulares gamers. Se você quer procurar ainda mais modelos, selecionamos os melhores celulares do Brasil para comprar atualmente em diversas faixas de preço.

Sabe quanto pode pagar mas ainda não dá para comprar o celular que você quer? Veja como ativar e usar o alerta de preços abaixo: