Zoom indica em Celular e Smartphone

Ainda vale a pena ter celular pré-pago?

Você prefere mais controle ou mais disponibilidade para ligar?

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A resposta para a pergunta do título é muito variável, pois essa escolha do celular depende do uso que cada pessoa faz de seu aparelho. Sendo assim, confira aqui algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de conta e veja qual tem mais a ver com suas necessidades.

Quem viaja muito, seja em função do trabalho ou para lazer, e consequentemente faz uso frequente do celular fora da sua área, não terá uma boa economia com o celular pré-pago. Isso porque as tarifas para ligações, que nos pacotes de pós-pagos ficam na casa dos centavos, em planos com cartão podem custar mais de R$ 1. Além disso, muitas vezes os celulares pré-pagos funcionam apenas nas áreas de cobertura das operadoras, o que pode ser ruim para quem viaja ao exterior ou para cidades mais afastadas. Nesses casos, lembre-se também de apostar nos celulares quadriband.

Os planos pré-pagos, no entanto, são boas opções para quem pretende ter um controle maior sobre o quanto deve ser gasto com o aparelho. Afinal, você só poderá gastar o valor do cartão adquirido. Nos celulares de conta, caso o usuário extrapole o limite do plano escolhido, corre o risco de ter uma surpresa no fim do mês com o valor mais alto da conta.

Uma desvantagem considerável dos celulares pré-pagos, no entanto, tem também relação com os créditos. Em casos de emergência, por exemplo, se você não tiver limite, não poderá fazer uma ligação importante. Caso quem for receber a ligação não se importe, é possível fazer chamadas a cobrar, mas vale lembrar que muitas empresas e até telefones fixos e móveis de pessoas físicas não aceitam este tipo de chamada.

Por fim, quem vive conectado à internet 24h por dia pode ter agora a resposta para a sua pergunta: tanto para celulares pré-pagos quanto para celulares de conta, você pode encontrar bons pacotes de acesso à internet. Contudo, para escolher smartphones, é preferível optar por modelos de conta, provavelmente você gastará um pouco menos.

Se o celular para você serve apenas para facilitar sua comunicação com amigos e familiares no dia a dia ou como entretenimento, o pré-pago ainda vale à pena. Mas se você usa o aparelho para os negócios, por exemplo, considere a segurança de ter uma conta pós-paga.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone