Zoom indica em Celular e Smartphone

Existe vírus nos celulares?

Dicas para proteger seu smartphone.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quanto mais fazemos os smartphones funcionarem como computadores, mais suscetíveis eles serão aos vírus. Por isso, naturalmente, as mesmas empresas que desenvolvem software antivírus para os PCs fazem soluções antivírus para telefones celulares.

Uma boa precaução para se proteger contra vírus nos celulares é excluir mensagens de texto e e-mails suspeitos de seu smartphone da mesma forma que você faria em seu computador. E nunca instalar alguma coisa que você não reconheça. No entanto, assim como em um desktop, os donos desses aparelhos devem levar em consideração, antes do acesso online, o uso de antivírus, bem como a adoção de técnicas de segurança.

A entrada de um vírus no celular ou tablet, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto a um computador comum. É preciso ficar atento, para não virar vítima do lado negro da força, quer dizer, da tecnologia. Algumas boas dicas são:

Não modifique o sistema

Evite os procedimentos de desbloqueios não oficiais, como o "Jail Break" do iPhone, e versões modificadas de "firmware" (sistema operacional do smartphone ou tablet). Além de causarem a perda da garantia, essas alterações podem incluir vírus nos celulares ou programas que permitam o controle remoto do seu aparelho.

Cuidado com o bluetooth

Só habilite a função bluetooth durante o período em que ela for utilizada. Procure alterar a identificação e a senha configuradas como padrão pelo aparelho. Já foram descobertas falhas em alguns aparelhos que permitem o roubo de dados e envio de arquivos sem autorização. Além disso, o uso de senhas padrões facilita o acesso de hackers, pois estas senhas são as primeiras a serem tentadas para acessar os sistemas e passar os vírus.

Instale aplicativos confiáveis

Procure instalar aplicativos a partir de fontes confiáveis, como os sites oficiais dos fabricantes, como a iTunes Store no iPhone, e o Android Market para dispositivos que utilizam Android. Todos os sistemas possuem uma lista oficial de softwares confiáveis. Uma vez instalado, o aplicativo pode acessar informações importantes do seu telefone, efetuar chamadas e enviar dados pela internet. Por isso, é muito importante instalar somente aplicativos nos quais você confie, de preferência por indicação de alguém que já seja usuário. Aplicativos baixados em aparelhos com sistemas modificados tem grandes chances de trazerem vírus para os celulares.

Use senha para bloquear o teclado

Poucos minutos longe do smartphone ou tablet já são suficientes para o acesso a dados importantes ou instalação de programas maliciosos e vírus. Além disso, caso você perca o aparelho ou ele seja roubado, sua lista de contatos não será utilizada para o golpe do "sequestro falso". A segurança física é tão importante quanto a tecnológica.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone