WhatsApp Business: um guia sobre o mensageiro para empresas

Conheça o WhatsApp Business, versão comercial do app voltada para pequenas e médias empresas, e confira os principais recursos que ele oferece para você.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você é empreendedor e busca aplicativos para potencializar a sua comunicação com os clientes, o WhatsApp Business pode ser a solução ideal. A plataforma mais popular de mensagens instantâneas tem uma versão para empresas e, recentemente, também expandiu a ferramenta para acesso desktop.

Com todos os benefícios que o recurso oferece, pequenos e médios empreendedores podem inovar seu atendimento e proporcionar novas facilidades para os clientes com o WhatsApp Business.

Assim, se você ainda não conhece o WhatsApp Business, Dê um Zoom neste conteúdo especial que nós preparamos sobre a ferramenta, e confira tudo que ela pode fazer pelo seu negócio.

WhatsApp Business: tudo que você precisa saber (Foto: rafapress / Shutterstock.com)
WhatsApp Business: tudo que você precisa saber (Foto: rafapress / Shutterstock.com)

Confira também listas de produtos do Zoom:

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão empresarial do aplicativo tradicional de mensagens

Com o WhatsApp Business, usuários que possuem uma empresa podem alterar sua conta pessoal para comercial, e aproveitar várias funcionalidades exclusivas da plataforma.

A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar pequenos e médios comércios, oferecendo uma solução gratuita e profissional para comunicação online.

Além de proporcionar um canal de atendimento direto entre o cliente e a empresa, o WhatsApp Business também tem recursos de automatização e organização de mensagens.

No entanto, apesar de contar com diversas ferramentas profissionais, o usuário não encontra muitas diferenças na estrutura da plataforma.

Assim, a versão comercial reúne facilidades para o pequeno empreendedor, mas com a praticidade e acessibilidade do aplicativo de mensagens convencional.

Como baixar o WhatsApp Business?

Tenha o WhatsApp Business em seu smartphone e melhore a comunicação com seu cliente

É possível baixar o WhatsApp Business de forma gratuita nas lojas de aplicativo, com versão para Android e iOS.

Para começar a usar a ferramenta, basta seguir o passo a passo:

  1. Faça o download do aplicativo no seu celular a partir de sua loja de apps e aguarde a instalação;
  2. Abra a plataforma e siga as orientações para se cadastrar;
  3. Registre o número de telefone correspondente à conta comercial;
  4. Confirme os dados para ter acesso a todas as ferramentas disponíveis.
WhatsApp Business é versão para empresas do popular mensageiro (Foto: Alex Ruhl / Shutterstock.com)
WhatsApp Business é versão para empresas do popular mensageiro (Foto: Alex Ruhl / Shutterstock.com)

É importante lembrar que é preciso cadastrar um número de telefone válido, com o chip instalado no aparelho que possui o aplicativo. Isso porque o WhatsApp Business precisa reconhecer o número antes de autorizar a conta comercial.

Assim, se você não pretende transformar o seu número pessoal em uma conta comercial no WhatsApp Business, pode ser necessário adquirir outro chip ou administrar dois Whatsapp no seu celular.

WhatsApp Business no computador

WhatsApp Business Web funciona como o convencional

Para usar o WhatsApp Business Web, não é preciso baixar uma versão desktop específica do recurso. Basta abrir o seu WhatsApp Web normalmente em um navegador no computador à sua escolha e fazer o login com o QR Code da conta comercial.

Leia também:

WhatsApp Business x aplicativo tradicional: principais diferenças

WhatsApp Business tem recursos que não estão presentes no convencional

Se você optar por utilizar o WhatsApp Business no seu negócio, poderá ter acesso a diversas ferramentas exclusivas que diferenciam a versão do aplicativo tradicional.

Confira alguns dos principais recursos:

1. Cadastrar horário de funcionamento

Ao editar o perfil da sua conta comercial, você poderá encontrar uma ferramenta de cadastro do horário de funcionamento do seu negócio.

Dessa forma, o cliente poderá visualizar essa informação direto no seu perfil, sem precisar enviar uma mensagem perguntando.

Além de tornar o contato mais rápido e prático, também agiliza o processo de comunicação entre vocês.

2. Inserir informações sobre o negócio

Também é possível inserir outras informações sobre o negócio, além do horário de funcionamento.

Por exemplo, o endereço físico da empresa, outros números de telefone e o segmento em que o seu negócio atua.

Isso tornará seu perfil mais completo, com dados relevantes para o cliente.

3. Desenvolvimento de catálogos de produtos e serviços

Um grande diferencial do WhatsApp Business é a possibilidade de incluir catálogos de produtos e serviços no perfil.

Com essa ferramenta, o cliente pode acessar uma lista de todos os produtos, cardápios ou tabelas de preços de forma rápida e prática.

O perfil possui uma seção separada para os catálogos, que ficam em exibição a todo momento, também otimizando o processo de vendas.

4. WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é uma novidade desenvolvida pela empresa do aplicativo, que possibilita o envio e recebimento de dinheiro direto pelo chat de mensagens, sem tarifas.

Além disso, também é possível cadastrar cartões de débito e crédito, para realizar pagamentos e transferências.

O recurso é extremamente útil para comerciantes, que podem realizar todas as etapas de venda no aplicativo, desde o contato inicial até o recebimento.

A ferramenta recebeu autorização do Banco Central para operar, sendo um método de pagamento confiável, já disponível para diversas contas comerciais.

5. Mensagem de ausência

Se um cliente enviar uma mensagem fora do horário de atendimento da sua empresa, você pode cadastrar uma resposta automática de ausência.

É possível personalizar o texto com as informações que você desejar, permitindo que o cliente receba um retorno mesmo durante sua ausência.

6. Mensagens de boas vindas

O mesmo vale para o recurso de mensagens de boas-vindas.

Assim que o cliente entra em contato, ele pode receber uma resposta automática, com orientações ou instruções para prosseguir com o atendimento, por exemplo.

A ferramenta é útil para otimizar a comunicação entre a empresa e os clientes, e também torna o seu perfil mais profissional e receptivo.

7. Organização de conversas por etiquetas

Outra funcionalidade interessante que está presente no WhatsApp Business são as etiquetas.

Com elas, você pode organizar suas conversas e contatos em diferentes grupos, facilitando a pesquisa no futuro.

Por exemplo, atribuindo uma etiqueta para clientes e outra para fornecedores. Desse modo, as conversas ficarão separadas ou arquivadas de maneira mais prática.

Quando vale a pena utilizar o WhatsApp Business?

Saiba se o WhatsApp Business é para você

Se você possui uma empresa de pequeno porte e quer melhorar o seu atendimento online, certamente vale a pena utilizar o WhatsApp Business.

A plataforma oferece diversos recursos profissionais e facilidades interessantes para o empreendedor, além de ferramentas exclusivas para auxiliar na gestão do seu negócio.

Com a versão comercial do aplicativo, você poderá ter uma conta mais profissional, se comunicar mais facilmente com seus clientes e até mesmo otimizar seu processo de vendas.

Tudo isso de maneira gratuita e acessível, utilizando uma das plataformas de mensagem mais populares da internet.

Quer melhorar ainda mais o dia a dia do seu negócio? Um celular com bom processador e capacidade de armazenamento ou um bom notebook podem te ajudar. Se for o seu caso, veja essas listas:

Abaixo, listamos algumas ofertas de produtos citados nesses artigos para te ajudar:

ALERTA DE PREÇO

Quer acompanhar o valor dos seus produtos favoritos e economizar na hora da compra? Confira nosso alerta de preço e não perca nenhuma novidade! Veja como usar no nosso canal do Youtube: