Celular com WhatsApp aberto deitado em um fundo cinza escuro

WhatsApp fora do ar? Veja como saber se serviço caiu

Saiba se o WhatsApp fora do ar é um problema geral ou se é só com você, seja com seu celular ou com sua conexão de internet

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Com o WhatsApp fora do ar no último dia 04 de outubro em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, muitos usuários ficam na dúvida se o problema era geral ou apenas com eles. Para que isso não seja mais uma questão, vamos te ensinar algumas dicas descobrir se o WhatsApp caiu realmente. Em alguns casos, o problema pode ser com sua conexão de internet ou até mesmo com seu aparelho de celular.

A primeira coisa que deve fazer é procurar em outras redes sociais. Você ainda pode utilizar alguns mecanismos como o Downdetector. Esse é um site que detecta o funcionamento de alguns programas. O Google Trends, ferramenta que detecta os termos mais pesquisados do momento, também é uma alternativa.

Se o seu WhatsApp parou de funcionar e você está com essa dúvida, leia nosso artigo abaixo. A propósito, caso o problema seja com seu celular mesmo, temos indicações de modelos para você comprar no fim do texto.

WhatsApp fora do ar: o que aconteceu?

No dia 04 de outubro de 2021, os aplicativos de propriedade do Facebook, como a própria rede social, o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar por muitas horas em muitos países. Após aproximadamente 6h de WhatsApp fora do ar, o serviço foi voltando a ficar disponível para os usuários.

Tela de celular quebrada com ícone do WhatsApp
O WhatsApp ficou fora do ar em todo mundo no dia 04/10 (Foto: Shutterstock)

De acordo com a rede social, o problema foi causado por uma falha interna que ocorreu durante a mudança em suas configurações. A empresa de Mark Zuckerberg garantiu que não foi vítima de ataque hacker e nem ocorreu vazamento de dados dos usuários. Instabilidades acontecem volta e meia com o WhatsApp, então é importante que você consiga detectar se é um problema da plataforma, do seu aparelho ou de sua conexão.

Como saber se o WhatsApp caiu

Se ficou na dúvida se o WhatsApp caiu ou se o problema foi apenas com você, temos algumas dicas. Para te ajudar, reunimos todas elas. Agora, é só seguir cada uma delas. Assim, você verá se o problema é geral, se é um defeito do seu celular ou até mesmo de sua conexão.

Verifique em outras redes sociais

A forma mais fácil e rápida de descobrir se o WhatsApp parou de funcionar é verificar em outras redes sociais. Se outras pessoas estiverem falando sobre o assunto, com certeza o problema é geral. Assim, você não deve se preocupar com qualquer problema em seu aparelho de celular.

 Celular aberto na página inicial da rede social Twitter em destaque
WhatsApp fora do ar? O Twitter é uma boa forma de conferir / Reprodução

Um rede social bem interessante para isso é o Twitter. Ele não é controlado pela mesma empresa do WhatsApp. Por isso, tem menos chances de cair ao mesmo tempo, como foi o caso do Instagram e Facebook.

Para você fazer esta verificação, é só acompanhar os Trendings Topics. Eles são os assuntos mais comentados do momento na rede social. Siga a aba 'O que está acontecendo' ou use a 'lupa' para pesquisar se o WhatsApp caiu. A propósito, explicamos o que são e como visualuzar os Trending Topics do Twitter neste artigo.

Google Trends

Outra forma de descobrir se o WhatsApp caiu é usar o Google Trends. Ele é uma ferramenta do Google que detecta os termos mais pesquisados naquele momento no mundo ou em uma determinada região.

Print de tela da página inicial da ferramenta Google Trends
WhatsApp fora do ar? Verifique pelo Google Trends / Reprodução

O bom desta ferramenta é que ela é gratuita. Ela está sempre atualizada e você pode pesquisar qualquer termo. Então, para descobrir se o problema é geral ou só com você, é só pesquisar por "WhatsApp fora do ar", "WhatsApp caiu" ou "WhatsApp parou". Assim, você vai descobrir se outras pessoas estão passando pelo mesmo problema.

Downdetector

Outra forma bem simples de descobrir se o WhatsApp parou de funcionar é utilizando uma ferramenta que acompanha o funcionamento dos aplicativos, como o Downdetector ou o WABetainfo. Por ser totalmente em português e ter interface mais intuitiva, recomendamos o Downdetector.

Print de tela da página inicial do site Downdetector
WhatsApp fora do ar? O site Downdetector acompanha o funcionamento da rede / Reprodução

Para conferir o problema, é só acessar o site do Downdetector e pesquisar por WhatsApp na barra de pesquisa. Nesta página, você consegue ver o volume de problemas relatados nas últimas 24 horas, descobrindo se o problema é geral ou só com você.

Problema com seu celular ou conexão

Se você verificou todas as formas acima e não encontrou mais relatos de queda do WhatsApp, o problema pode ser com seu celular ou conexão. Primeiramente, veja se você consegue acessar outros aplicativos que utilizam uma conexão com a internet ou até mesmo abrir uma página em seu navegador.

Se você está tendo problemas para acessar somente o mensageiro instantâneo, verifique na App Store (iPhone) ou Play Store (Android) se há alguma atualização disponível para ele, faça o download e atualize.

Caso mesmo depois da atualização o WhatsApp não funcione ou se não tiver nenhuma atualização disponível, talvez valha a pena desinstalar o seu WhatsApp e instalar novamente.

Vale a pena checar se você fez um backup de suas conversas e, caso não tenha feito, vale a pena fazer para não perder nada. Vá novamente na App Store ou na Play Store, faça o download, instale o mensageiro e veja se voltou a funcionar.

Se não der certo, talvez o problema seja com sua conexão de internet. Se estiver usando um Wi-Fi e tiver um plano de dados móveis de alguma operadora, desconecte dele. Deixe só o 3G ou 4G ligados.

Faça um teste se você consegue acessar o WhatsApp. Se não for, veja se você consegue abrir alguma página do navegador. Caso não consiga, com certeza vai verificar que o problema é da sua internet. Entre em contato com sua operadora.

Se após verificar tudo e não conseguir, você ainda pode fazer um reset de seu aparelho. Em alguns casos, você perderá todos os seus dados. Assim, é importante ter um backup feito. Caso mesmo após um reset, o WhatsApp não funcione, talvez seja a hora de você trocar de aparelho. Se quiser, pode tentar levá-lo em uma assistência técnica. Prefira as autorizadas.

Para te ajudar caso você opte pela troca do smartphone, selecionamos alguns modelos de celular barato com WhatsApp abaixo. Todos eles são modelos básicos, mas que têm acesso ao mensageiro e rodam tranquilamente.