Zoom indica em Celular e Smartphone

Conheça o Windows Phone 8

Saiba tudo sobre o novo sistema operacional para smartphones da Microsoft.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Há algum tempo o mercado de telefonia móvel é um dos mais lucrativos do segmento tecnológico, com celulares cada vez mais modernos. Com um amplo investimento da Apple e do Google em sistemas operacionais que compõem esse setor, a Microsoft conta com seus smartphones Windows Phone para também garantir sua visibilidade no mercado.

Para disputar espaço com marcas de grande destaque, a Microsoft apresentou seu novo sistema operacional, o Windows Phone 8, previsto para ser lançado em celulares até o final de 2012, que promete aliar aos smartphones conectividade e usabilidade.  

Windows Phone 8 e seus diferenciais

Um dos principais destaques do Windows Phone 8 é a disposição da tela inicial. Os tiles (os atalhos para os aplicativos) vão ser de vários tamanhos, em maior quantidade e também vão poder ser editados. Sendo assim, a forma de disposição dos ícones irá garantir um ar de modernidade e leveza aos comandos do software.

Para garantir total aproveitamento dessa ferramenta, os celulares que tiverem o Windows Phone 8 serão mais potentes do que as versões anteriores, sendo ideais para quem gosta de alta resolução e velocidade. Com isso, os smartphones com o novo sistema operacional Windows Phone poderão trazer de fábrica processadores com mais de um núcleo (como os processadores dual-core e quad-core) e também telas de resoluções diferenciadas.

Em conjunto com essa nova perspectiva, o sistema operacional Windows Phone 8 também recebeu melhorias para trabalhar de forma mais amigável com os cartões micro SD removíveis, um dos pontos fracos das versões anteriores. Com esse novo sistema operacional, será possível utilizar o cartão para transferir diversos arquivos, como fotos e vídeos ou mesmo para instalar aplicativos.

Outra novidade que virá em smartphones com Windows Phone 8 é a tecnologia NFC (Near Field Communication). Essa tecnologia faz parte de um chip que é capaz de transformar o celular em uma modalidade de cartão de crédito. Para isso, é preciso utilizar softwares ou aparelhos compatíveis que reconhecem o smartphone e realizam o pagamento.  

Esse novo sistema operacional também terá o aplicativo Wallet Hub, algo parecido com uma carteira virtual, em que será possível armazenar todos os seus dados bancários para acesso de forma rápida e direta.

Um detalhe interessante sobre a nova proposta da Microsoft é a ligação entre o Windows 8, o sistema operacional para computadores, e o Windows Phone 8. Com isso, a Microsoft garante uma unificação do código, algo que fará uma integração simplificada entre o smartphone e o computador. Essa unificação do código pretende ampliar bastante o campo de atuação dos desenvolvedores.

O Windows Phone 8 também virá com o navegador Internet Explorer 10. Esse novo sistema operacional também virá pronto para aproveitar o serviço de armazenamento em nuvem Skydrive, da Microsoft.

Para quem está sempre de olho e controlando os seus gastos, o novo sistema operacional da Microsoft contará com a função Data Smart. Essa função tem como objetivo ajudar a economizar no uso da sua Internet 3G, conectando-se automaticamente ao Wi-Fi quando possível. E para você visualizar mapas, o Windows Phone 8 terá o Nokia Mapas, sem deixar de lado o sistema de GPS, com informações bem detalhadas. 

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone