Xiaomi 12 em cor cinza com fundo cinza com destaque para as câmeras traseiras e parte superior

Xiaomi 12 é bom? Conheça o novo celular premium chinês

O Xiaomi 12 é o modelo “básico” entre os novos lançamentos da marca, mas traz uma ficha técnica de cair o queixo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A Xiaomi finalizou 2021 com o lançamento da linha Xiaomi 12, agora sem o “Mi” no nome. A empresa lançou o Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12X. Os celulares chegaram para ser os novos tops de linha da fabricante.

Ainda sem lançamento global anunciado, o Xiaomi 12 é um dos modelos que mais chamou atenção. Apesar de ser o mais “básico” dos três, traz um ficha técnica potente. Ele tem boas câmeras, tela de qualidade e um carregamento ultrarrápido!

Veja a seguir a nossa análise completa do Xiaomi 12.

Design do Xiaomi 12 é simples e elegante

Foto para ilustrar o design do celular Xiaomi 12
Design do Xiaomi 12 (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Xiaomi 12 é um dos celulares mais elegantes da marca. Ele traz um corpo em metal e pintura toda lisa. O modelo será vendido em quatro opções de cores. São elas: preto, azul, verde e rosa.

O aparelho da Xiaomi tem um módulo retangular para a câmera, e o sensor principal se destaca entre as demais. Essa tendência deverá ser adotada por outras marcas em 2022. Na parte frontal, a tela tem bordas quase inexistentes e usa apenas um pequeno furo para a câmera de selfies.

Conforme já é esperado em celulares top de linha, o Xiaomi 12 não possui entrada para fones de ouvido. Ele tem gaveta dual-chip na sua lateral e pesa 180 gramas. O novo celular da Xiaomi tem proteção Gorilla Glass na tela. Entretanto, não traz nenhuma certificação que garanta proteção contra água.

Tela do Xiaomi 12 mostra excelente fidelidade de cores

Foto da tela do celular Xiaomi 12
Tela do Xiaomi 12 com bordas bem finas (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Xiaomi 12 é o aparelho ideal para quem busca um smartphone mais compacto. Isso se reflete no tamanho da sua tela, que tem 6,28 polegadas. Apesar de ser menor que a média do mercado, ela traz uma excelente qualidade. O display é OLED, e o espectro é de mais de um bilhão de cores!

Além disso, ela ainda conta com HDR10+ para que essas cores sejam mais vívidas e o brilho alto. Outro destaque do celular Xiaomi aqui é a taxa de atualização de 120 Hz. Esse recurso faz com que as imagens se atualizem mais rápido. Isso gera um efeito de transição mais natural e fluido.

A resolução da tela é Full HD (1080 x 2400 pixels), e a proporção é 20:9, o que resulta em um celular um pouco mais “esticado”. A tela ainda conta com leitor biométrico embutido. Conforme já citamos, tem proteção Gorilla Glass Victus contra arranhões.

Desempenho do Xiaomi 12 está entre os melhores de 2022

Imagem para ilustrar o processador Snapdragon 8 gen1
O processador Snapdragon 8 gen1 é um dos destaques do Xiaomi 12 (Foto: Divulgação/Qualcomm)

O Xiaomi 12 estreia o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen1. É um chip de 4 nanômetros que busca combinar o alto desempenho e boa economia. É considerado o mais rápido do mundo atualmente.

Obviamente, o Xiaomi Mi 12 roda qualquer app ou jogo da Play Store sem problemas. Mas o novo chip traz muito mais do que somente um desempenho de top de linha. Ele também permite a implementação de novas funções, além de trabalhar melhor a autonomia de bateria.

O celular da Xiaomi foi lançado em três versões: 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno e 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Até o momento da publicação desta análise, não foi informada qual versão virá para o Brasil. É válido destacar que o aparelho não tem entrada para cartão de memória.

O Xiaomi 12 já chega com o Android 12 instalado de fábrica e traz a nova interface da Xiaomi, a MIUI 13. A personalização adiciona novas ferramentas, além de dar ao usuário a possibilidade de várias configurações diferenciadas.

Câmeras filmam até em 8K!

Foto do conjunto de câmeras do Xiaomi 12
O Xiaomi 12 possui câmeras excelentes que filmam em 8K! (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Na parte de câmeras, o Xiaomi 12 possui três sensores. O principal tem 50 MP, abertura f/1.9 e estabilização óptica; o secundário tem 13 MP, abertura f/2.4 e lente ultra-wide; o terceiro tem 5 MP e lente macro, para fotos em que o objeto está bem próximo à câmera.

É esperado que o aparelho dê um show no quesito fotos, mesmo em ambientes de baixa iluminação. O novo processador possui um núcleo dedicado para trabalhar o processamento de imagens e também permite que o Xiaomi 12 faça gravações de vídeo em 8K com o HDR10 ativado, ou em 4K com o HDR10+ ativado.

Na parte frontal, o sensor de selfies tem 32 MP e suporte ao HDR, função que controla a exposição de luz automaticamente. Apesar das ótimas selfies, essa câmera faz gravações de vídeo somente em Full HD.

Bateria do Xiaomi 12 se destaca pelo carregamento ultrarrápido

Foto do Xiaomi 12
O Xiaomi 12 possui carregamento rápido com fio e sem fio (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Xiaomi 12 traz uma bateria de 4.500 mAh, e a fabricante não informou a autonomia dela. No entanto, o que mais chama atenção aqui são os modos de carregamento turbo. O carregamento turbo com fio é de 67W, o que carrega o aparelho completamente em apenas 39 minutos.

Ele também tem suporte ao carregamento turbo sem fio, esse que é de 50W e carrega a bateria completamente em 53 minutos! O celular da Xiaomi ainda conta com carregamento reverso de 10W. Ou seja, pode carregar outros aparelhos como um powerbank.

Ficha técnica do Xiaomi 12

  • Tela: 6,28 polegadas, OLED, Full HD+, HDR10+ e 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador: Snapdragon 8 gen1 octa-core
  • Memória RAM: 8 GB e 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB e 256 GB, sem slot para cartão de memória
  • Câmeras traseiras: 50 MP com estabilização óptica + 13 MP ultra-wide + 5 MP macro
  • Filma em: 8K com HDR10
  • Câmera frontal: 32 MP com HDR
  • Bateria: 4.500 mAH com carregamento turbo de 67W
  • Carregamento sem fio: Sim, com carregamento turbo de 50W
  • Cores: Azul, Verde, Preto e Rosa
  • Sistema operacional: Android 12 com MIUI 13
  • Extras: Tem 5G, NFC, leitor biométrico integrado à tela

Xiaomi 12: preço e custo-benefício

O Xiaomi 12, apesar de anunciado, ainda não foi lançado globalmente. A previsão é que isso aconteça ainda no primeiro semestre de 2022, conforme citam rumores. Na China, o aparelho teve seu anúncio oficial por cerca de R$ 3.200 em seu modelo mais básico, e R$ 3.900 na versão com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Esses valores já foram convertidos em reais, mas a tendência é que sejam diferentes quando saírem aqui. Enquanto ele não chega no Brasil, vamos deixar abaixo a indicação de outros celulares da Xiaomi que são top de linha e já vendidos no Brasil, sendo eles o Xiaomi Mi 11 e o Redmi Note 10 Pro. Veja os melhores preços:

Se você deseja um celular da Xiaomi e não quer esperar o Xiaomi 12, veja o nosso review do Redmi Note 10, uma ótima opção de aparelho intermediário. Também temos análise do Xiaomi 11 Lite 5G e análise do Mi 11, celular citado acima. Confira o nosso guia de como comprar um bom celular.