Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Xiaomi BRZ é confiável? Site idêntico ao da marca chinesa é alvo de reclamações

Loja aparece como um dos principais resultados de busca no Google; usuários alegam não receber o produto após pagamento.

xiaomi brz
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A crescente popularidade da Xiaomi no Brasil também abre espaço para que outras lojas, sem autorização da marca, tentem se passar pelo site oficial da empresa chinesa no país. Esse é o caso da Xiaomi BRZ, que tem um visual bastante semelhante ao do portal global da fabricante, e aparece entre os principais resultados patrocinados de buscas por “Xiaomi Mi 9” (celular carro-chefe da fabricante) no Google.

Com o nome “Xiaomi Brasil”, a loja atrai o consumidor a clicar na oferta. Mas apenas os mais atentos identificam na URL o nome “Xiaomi BRZ”.

 Xiaomi BRZ aparece entre os links patrocinados do Google coomo Xiaomi Brasil

Xiaomi BRZ aparece como “Xiaomi Brasil” nos links patrocinados do Google - Foto: Reprodução

Ao entrar no link, o consumidor se depara com uma identidade visual bastante parecida com a que é vista nos sites oficiais da Xiaomi, incluindo a logo “MI” no canto esquerdo superior. No entanto, a fabricante chinesa garante que não existe nenhuma loja da Xiaomi no Brasil, ao menos por enquanto – já noticiamos aqui a intenção da marca em voltar ao país e sobre a sua parceria com a DL, que trouxe o Redmi Note 6 Pro e o Pocophone F1.

Procurado pelo Zoom, um porta-voz da Xiaomi encaminhou a seguinte nota da fabricante chinesa:

“A Xiaomi informa que o www.xiaomibrz.com.br não é um canal oficial da Xiaomi. A DL é a distribuidora oficial de produtos Xiaomi no Brasil.”

O grande problema fica por conta das pessoas que não identificam que o site não tem vínculo com a Xiaomi e acabam efetuando o pedido de um aparelho sem apurar a reputação do serviço.

O Reclame Aqui tem uma página destinada à Xiaomi BRZ com muitas reclamações semelhantes de usuários que afirmam ter concluído o pagamento e não receberam o produto. Muitos dos relatos afirmam que tentaram contato via telefone e WhastApp, mas a Xiaomi BRZ não os teria respondido.

 Layout da Xiaomi BRZ é muito semelhante ao do site oficial da Xiaomi

Layout da Xiaomi BRZ (cima) é muito semelhante ao do site oficial da Xiaomi (baixo) - Foto: Reprodução

O Zoom apurou os dados disponíveis no site Xiaomi BRZ. O CNPJ exibido no rodapé está registrado em nome da empresa M. A. ALMEIDA SOLUCOES DIGITAIS EIRELI, que atua em outro segmento e que tem endereço diferente do que é divulgado no site.

O site tem uma área chamada “Sobre a Xiaomi”, na qual há uma seção dedicada a uma descrição da marca e outra à loja. Na parte referente à loja, não há nenhum aviso sobre a falta de vínculo da Xiaomi BRZ com a empresa chinesa.

Seção 'Sobre a Xiaomi' no site da Xiaomi BRZ

Seção “Sobre a Xiaomi” fala sobre a marca chinesa sem comentar a falta de vínculo da empresa brasileira. - Foto: Reprodução

Não podemos afirmar que o site da loja é falso ou que seria parte de algum golpe. Alguns usuários afirmam ter recebido o produto, mesmo após atraso. Segundo eles, o que a Xiaomi BRZ alega é um problema de logística que teria causado a demora nas entregas.

Tentamos contato com a Xiaomi BRZ por e-mail, mas a empresa não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

‘MiStore Brasil’ também não é revendedora autorizada

Recentemente, a Xiaomi se opôs a um pedido de registro de marca de uma empresa brasileira para o nome “MiStore”. A informação foi divulgada pelo site Tecnoblog, que conseguiu uma confirmação da própria página da MiStore Brasil sobre o processo junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Neste caso, porém, há esclarecimento da empresa brasileira no próprio site afirmando a falta de vínculo da loja com a Xiaomi. Isso significa que apesar de poder vender produtos os importados, eles não contam com garantia e assistência técnica da fabricante.

Como comprar celular Xiaomi de forma segura no Brasil?

Se você está em busca de um smartphone Xiaomi antes da efetiva volta da fabricante ao Brasil, pode encontrar aqui, no Zoom, a melhor experiência na hora de importar. Nós trabalhamos somente com lojas confiáveis e oferecemos um serviço de comparação de preços para que você encontre sempre a melhor oferta.

Confira também a nossa lista com os melhores celulares Xiaomi em 2019.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone