Xiaomi Poco X3 é bom mesmo para games?

Xiaomi Poco X3 NFC promete ser um celular barato para jogos, com bom processador, tela e bateria; descubra se ele vale a pena.

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Xiaomi Poco X3 NFC é um celular gamer da Xiaomi. Ele chegou ao Brasil em outubro de 2020 com a proposta de ser um smartphone para jogar com um preço acessível. Para isso, o intermediário possui características premium, como processador otimizado para jogos. Ele tem tela com taxa de atualização de 120 Hz, que promete mais fluidez em games. A bateria de 5.160 mAh, por sua vez, aguenta muitas horas de jogatina.

Mas será que o Xiaomi Poco X3 NFC é tudo isso mesmo? Dá para ter um smartphone gamer sem gastar muito? A seguir, avaliamos as características do Xiaomi e explicamos porque ele é uma boa opção de celular para jogos. Se você quiser conhecer em detalhes outras especificações do telefone, vale conferir a análise de ficha técnica do Poco X3 NFC.

Neste artigo, vamos focar no Poco X3 NFC. É o modelo intermediário que marcou a estreia da linha no Brasil. No entanto, vale ressaltar que essa família da Xiaomi também conta com o Poco X3 e o Poco X3 Pro. O primeiro não é vendido por aqui. Já o segundo é o modelo mais poderoso e caro. Saiba mais sobre o Poco X3 Pro, lançado no país em maio de 2021.

Ao longo do texto, vamos apresentar algumas diferenças entre os aparelhos que podem ser relevantes na hora de escolher um celular gamer. De qualquer forma, se você quiser saber todos os detalhes sobre os smartphones, vale conferir o comparativo entre o Poco X3, Poco X3 NFC e Poco X3 Pro.

Xiaomi Poco X3 NFC: aspectos positivos para jogos na ficha técnica

  • Tela: 6.67 polegadas com painel LCD IPS, taxa de atualização de 120Hz, resolução de 2400 x 1080 pixels, proporção 20:9 e 395ppi
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 732G (octa-core de até 2,3 GHz) e GPU Adreno 618
  • Memória RAM: 6GB
  • Armazenamento: 64GB / 128GB
  • Bateria: 5.160mAh
  • Conectividade: Wi-Fi, 4G, Bluetooth 5.1, GPC, NFC, USB Tipo C e entrada P2 para fone de ouvido
Xiaomi Poco X3 NFC é um celular intermediário com foco em jogos (Foto: Shutterstock)
Xiaomi Poco X3 NFC é um celular intermediário com foco em jogos (Foto: Shutterstock)

Design e tela do Xiaomi Poco X3 NFC

Ao escolher um celular para jogar, é importante ficar atento às características de tela. Elas podem te garantir que você vai ter a melhor experiência. Nesse sentido, o Xiaomi Poco X3 NFC é ótimo para games.

O smartphone tem 6,67 polegadas. É um tamanho suficiente para jogar de forma confortável. Além disso, o display tem painel LCD IPS. Embora não ofereça a mesma qualidade de uma tela AMOLED, ele está de acordo com a categoria de intermediários e apresenta boa definição. Quer saber mais sobre o assunto? Entenda tudo sobre as telas de celulares.

A tela tem resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels), com densidade de 395 ppi. Isso garante imagens nítidas e ricas em detalhes, seja em jogos ou vídeos. Entretanto, o grande destaque do Poco X3 é a taxa de atualização de 120 Hz, incomum em intermediários. Essa especificação significa que o painel consegue atualizar as imagens até 120 vezes por segundo, garantindo transições mais fluidas.

Além disso, o smartphone utiliza inteligência artificial para diminuir automaticamente a frequência e reduzir o consumo de energia quando a tela não estiver em movimento. Vale ressaltar que ela deve ser mais perceptível em games que suportam esse tipo de display.

A tela do Xiaomi Poco X3 NFC também tem taxa de resposta de 240 Hz. Isso garante tempo de resposta ao toque de até 4,16 milissegundos. Ou seja, o touchscreen é bastante sensível e vai responder aos comandos rapidamente. Esse fato faz toda diferença na hora de jogar.

Tela do Xiaomi Poco X3 NFC tem taxa de atualização de 120 Hz (Foto: Zoom)
Tela do Xiaomi Poco X3 NFC tem taxa de atualização de 120 Hz (Foto: Zoom)

O display do Xiaomi Poco X3 tem proporção 20:9 e aproveita bem a parte frontal do smartphone. O queixo é pequeno, e a câmera de selfies está localizada em um furo. Um ponto que vale destacar é que, dependendo do formato do jogo em execução, a tela acaba não sendo aproveitada em sua totalidade e ficam duas faixas pretas de cada lado.

Outra característica interessante do Xiaomi Poco X3 NFC é a presença de som estéreo. É algo incomum entre os intermediários, mas que faz diferença para jogos. Nesse sentido, um ponto que vale ressaltar é que, ao segurar o celular na horizontal para jogar, suas mãos podem acabar abafando um pouco o áudio do alto-falante principal, que fica na parte inferior do aparelho.

Xiaomi Poco X3 tem visual pesado

Um detalhe em relação ao design do Xiaomi Poco X3 NFC que pode ser um problema para alguns usuários é seu tamanho e peso. O smartphone é grande. Ele tem dimensões de 16,53 cm de altura x 7,68 de largura e 0,94 cm de profundidade. Além disso, por conta de sua bateria poderosa, é bastante pesado em relação a outros intermediários, com 215 gramas.

Se você colocar a capa que acompanha o aparelho, ele fica ainda mais pesado e grosso. Isso pode incomodar a quem pretende jogar por muito tempo. Por conta disso, ele pode parecer um pouco desconfortável até que você se acostume com o aparelho.

De qualquer forma, vale ressaltar que essa é uma característica comum em celulares gamers. O Lenovo Legion Phone Duel e o ROG Phone 3, feitos exclusivamente para jogos, também pesam bastante: 240 gramas. No final, isso acaba sendo uma questão de costume.

Xiaomi Poco X3 NFC é um smartphone grande e pesado (Foto: Shutterstock)
Xiaomi Poco X3 NFC é um smartphone grande e pesado (Foto: Shutterstock)

Desempenho do Xiaomi Poco X3 NFC para jogos

Desempenho é o fator mais importante na hora de escolher um celular para jogos. O modelo não pode apresentar travamentos ou lentidão. Isso acabaria comprometendo a experiência do jogador. Nesse quesito, o Xiaomi Poco X3 NFC não decepciona.

O smartphone vem com processador Snapdragon 732G. Esse "G" significa que é otimizado para jogos, segundo a fabricante Qualcomm. O chipset tem recursos avançados de inteligência artificial e oito núcleos, que atingem velocidade de até 2,3 GHz.

Além disso, o processador trabalha em conjunto com 6 GB de memória RAM. Esse número garante mais velocidade para executar diferentes tarefas, inclusive jogos mais pesados. O aparelho ainda tem GPU Adreno 618. Ela é intermediária, mas oferece bons gráficos. Vale ressaltar que a versão de 8 GB de RAM não chegou a ser lançada no Brasil.

Outra característica que vale mencionar é o armazenamento interno. O Xiaomi Poco X3 está disponível em versões com 64 GB e 128 GB de memória. Apesar de aceitar cartões de memória de até 256 GB, nós recomendamos que você opte pela versão com 128 GB. Assim, garante mais espaço para guardar aplicativos, jogos pesados e diferentes tipos de arquivos.

Xiaomi Poco X3 NFC tem processador otimizado para jogos e 6 GB de RAM (Foto: Shutterstock)
Xiaomi Poco X3 NFC tem processador otimizado para jogos e 6 GB de RAM (Foto: Shutterstock)

Teste de benchmark com o Xiaomi Poco X3 NFC

Na teoria, o processador e os 6 GB de memória RAM são suficientes para rodar jogos com ótimo desempenho. Mas será que na prática é assim mesmo? Para te ajudar na decisão, fomos atrás de um dos principais testes de benchmark de celulares, o AnTuTu. Ele analisa o desempenho do smartphone em tarefas cotidianas, permitindo ter uma melhor noção da performance do aparelho.

De acordo com dados de maio de 2021, o Xiaomi Poco X3 NFC ocupa a 93ª posição entre os celulares Android. A pontuação total é de 347.522. Embora não seja um dos primeiros colocados, o celular da Xiaomi não está mal posicionado.

Ele aparece como uma boa opção entre os intermediários. Obviamente, diversos modelos tops de linha aparecem na frente dele, visto que têm hardware mais poderoso e vão oferecer melhor desempenho. Contudo, possuem preço mais alto também.

Entre os aparelhos da linha Poco X3, o Poco X3 Pro é a opção com melhor desempenho e que mais se destaca nos testes. O smartphone conta com processador mais poderoso, o Snapdragon 860, e até 8 GB de memória RAM. Por isso, se torna uma opção mais interessante de celular intermediário gamer, se você estiver disposto a investir um pouco mais.

Xiaomi Poco X3 NFC tem recursos para jogos

A própria Xiaomi apresenta o Poco X3 NFC como um celular gamer. Para isso, a fabricante investiu em alguns recursos que vão ajudar na hora de jogar no smartphone. É o caso do Game Turbo 3.0. Ele oferece otimizações e personalizações para uma experiência de jogos melhor. O celular seleciona a melhor conexão entre Wi-Fi e 4G, simula diferentes vozes durante as partidas e evita a queda de fps.

Além disso, conta com 5 antenas, que prometem manter a conexão estável durante todo do jogo. Outro recurso de destaque é o LiquidCool Plus, que ajuda a dissipar o calor e a manter a temperatura certa do smartphone para que ele não esquente muito durante as partidas.

Xiaomi Poco X3 NFC tem bateria de 5.160 mAh com carregamento rápido (Foto: Shutterstock)
Xiaomi Poco X3 NFC tem bateria de 5.160 mAh com carregamento rápido (Foto: Shutterstock)

Aproveite para conhecer também os melhores jogos online para celular e os melhores games para Android offline.

Bateria do Xiaomi Poco X3 NFC

Outro fator de extrema importância para os gamers na hora de escolher um celular é a bateria. E o Xiaomi Poco X3 NFC também manda bem nesse sentido. O smartphone conta com um componente de 5.160 mAh, que está acima da média entre os intermediários. De acordo com a Xiaomi, ele aguenta até 10 horas de jogos, 17 horas de vídeo e 153 horas de música com uma única carga.

Aliás, outro ponto positivo é o carregamento rápido de 33W. Entenda tudo sobre carregamento rápido. Ele garante 62% de bateria em 30 minutos e 100% de carga em apenas 65 minutos. Ou seja, falta de bateria não será um problema para o dono do Poco X3.

Outras características do Xiaomi Poco X3 NFC

Embora não sejam muito relevantes na hora de escolher um celular para jogos, vale citar outras características do Xiaomi Poco X3 NFC que o tornam um ótimo intermediário. O smartphone tem câmera traseira quádrupla com sensor principal de 13 MP. Além disso, conta com outras três lentes: ultra grande-angular de 13 MP, macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP, que ajuda no modo retrato. Entenda tudo sobre as lentes de celular.

Para selfies, são 20 MP com inteligência artificial e variedade de recursos. Na prática, o Poco X3 deve render boas fotos, em diferentes condições de iluminação. O celular apresenta um conjunto bastante versátil.

Outro destaque do smartphone, que está presente no nome do aparelho, é o NFC. A tecnologia de troca de dados é bastante útil para pagamentos por aproximação e não costuma aparecer entre os modelos nessa faixa de preço. Entenda o que é NFC.

Xiaomi Poco X3 NFC tem conjunto de câmera quádrupla (Foto: Shutterstock)
Xiaomi Poco X3 NFC tem conjunto de câmera quádrupla (Foto: Shutterstock)

Preço e custo-benefício do Xiaomi Poco X3 NFC

Como já dissemos, o Xiaomi Poco X3 NFC promete ser um celular para jogos mais acessível, mas será que seu preço compensa? Em junho de 2021, quando este artigo foi publicado, o smartphone estava à venda no site da Xiaomi pelos preços de R$ 2.749,98 (64 GB) e R$ 2.959,98 (128 GB).

Esses valores podem ser considerados um pouco altos para aparelhos intermediários. No entanto, já é possível encontrar o Poco X3 NFC em ofertas por a partir de R$ 1.500 (64 GB) e R$ 1.770 (128 GB). Por esses preços, a compra se torna bem mais atraente, apresentando bom custo-benefício. Mais uma vez, ressaltamos que a versão de 128 GB é uma opção mais interessante, visto que oferece mais espaço para armazenar os jogos.

Gosta de celulares chineses? Conheça os melhores modelos da Xiaomi de 2021.

Conclusão: Xiaomi Poco X3 NFC é bom para jogos?

Depois desta análise, podemos concluir que o Xiaomi Poco X3 NFC é um ótimo smartphone intermediário para jogos. O aparelho é a prova de que você não precisa gastar muito para ter um celular gamer. Ele conta com bom processador, tela de alta qualidade e bateria de longa duração.

Outro ponto positivo é o custo-benefício. O aparelho tem um bom preço se comparado a outros intermediários. Na prática, ele vai oferecer excelente desempenho em jogos atuais, como Free Fire, Minecraft, LoL Mobile e Fortnite, entre outros. Por isso, avaliamos que a compra do Xiaomi Poco X3 NFC compensa.

O smartphone está em uma boa faixa de preço, em relação a outros modelos com especificações parecidas. De qualquer forma, se você quiser conhecer outros intermediários bons para jogos, vale dar uma olhada no Moto G60 e no Galaxy A72, que também apresentam ótima ficha técnica. Vale aproveitar para conferir também a lista com os melhores intermediários de 2021.

Para quem busca as melhores especificações para jogos, nossa dica é conferir a lista com os melhores celulares de 2021. Agora, se você é aquele usuário gamer, que passa muito tempo jogando no smartphone, pode investir em um celular gamer. Veja a lista de melhor celular gamer que fizemos. Esses modelos têm recursos especialmente desenvolvidos para os jogadores e ficha técnica de ponta. No entanto, vale ressaltar que são bem mais caros do que o Xiaomi Poco X3 NFC.

Quer economizar na compra do Xiaomi Poco X3 NFC? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!