Zoom indica em Celular e Smartphone

Xperia arc ou Galaxy S II: descubra qual é o melhor

Um empate quase técnico entre os smartphones da Samsung e da Sony Ericsson.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando o assunto é celular, é indiscutível que o iPhone 4 seja um dos smartphones mais bacanas do mercado. Estiloso e muito bem conectado, o telefone da Apple é um verdadeiro sonho de consumo para quem gosta de tecnologia e sofisticação. Mas ele continua sendo um celular um tanto caro e, às vezes, muito difícil de encontrar. Por que não fugir um pouco do lugar comum? Conheça dois super concorrentes que são páreos ao iPhone 4 em multimídia e desempenho: o Sony Ericsson Xperia arc e o Samsung Galaxy S II.

 

 

Sony Ericsson Xperia arc

Samsung Galaxy S II

Design e Tela

Conectividade

Armazenamento

Sistema Operacional e aplicativos

Uso multimídia

Mobilidade

 

Design e tela

Sobre o design do Sony Ericsson Xperia arc, só há uma palavra para descrevê-lo: lindíssimo. É difícil de encontrar um telefone com desenho tão sofisticado como esse. O Xperia arc tem aparência bem futurista. Ele conta com detalhes cromados nas laterais e é levemente curvado na traseira, que encaixa melhor na mão. Vem em duas cores: prata e azul. Possui uma super tecnologia de display: uma tela de LCD retroiluminada por lâmpadas LED, que deixa as imagens brilhantes e nítidas. A resolução da tela de 4,2 polegadas é de 854x480 pixels, excelente para visualizar fotos com muita qualidade e assistir vídeos em alta definição.

O Samsung Galaxy S II é um tanto mais conservador em design. Ele é mais quadradão em formato do que o Xperia arc. E, assim como o concorrente, tem a parte traseira toda composta de plástico fosco, o que tira um pouco do luxo. O diferencial do Galaxy S II fica com sua tela, que mantém a mesma dimensão e resolução do Xperia arc, mas possui uma tecnologia de display muito superior: a tela Super AMOLED Plus. Trata-se de um tipo de tela que deixa as imagens ainda mais nítidas. E que economiza mais energia.

Conectividade

Tanto o Xperia arc quanto o Galaxy S II fazem parte do restrito rol dos smartphones mais conectados do mundo. A questão é que o Galaxy S II reúne mais recursos tecnológicos de ponta.

Em primeiro lugar, ele é compatível com todo tipo de rede sem fio, mesmo um padrão de rede sem fio mais antigo. Nesse caso, o Galaxy S II vem bem a calhar. Ambos telefones conseguem transformar o sinal de Internet 3G em rede sem fio, recurso chamado de hotspot: você transforma o celular em um modem roteador wireless. Mas só o Galaxy S II oferece a função Wi-Fi direct, que cria uma rede própria sem fio para "conversar" com outros aparelhos com a mesma tecnologia: transmite dados sem fio de maneira mais rápida que o Bluetooth, por exemplo.

Falando em Bluetooth, o Galaxy S II possui o padrão Bluetooth mais moderno, o 3.0, que passa arquivos bem mais rapidamente que o padrão anterior, o 2.1. Facilita sua vida na hora de trocar fotos com os amigos, por exemplo. Só o Galaxy S II está preparado para a nova geração de Internet rápida: a conexão 4G (que ainda não chegou ao Brasil). Por fim, ambos os aparelhos são celulares HDMI. Com ela, dá para assistir os vídeos de alta definição gravados no celular na TV. Por estas razões, o Galaxy S II dá um banho de conectividade no Xperia arc.

Armazenamento

Entre os celulares Sony Ericsson, o Xperia arc vem com apenas 1 GB de armazenamento interno. Mas a Sony Ericsson disponibiliza o aparelho com um cartão de memória de 16 GB. É possível expandir a memória interna a até 32 GB com um cartão Micro SD extra. Ou seja, o máximo de memória que você consegue atingir com o Xperia arc é de 33 GB.

Já entre os celulares Samsung, o Samsung Galaxy S II vem com 16 GB de armazenamento interno. Com o mesmo tipo de cartão de memória do Xperia arc, é possível expandir a memória do telefone a até 48 GB, bem mais do que o concorrente. Ponto para o smartphone Samsung.

Sistema operacional e aplicativos

O sistema operacional é um item importante em um smartphone. Ele é o ambiente de interação entre você e o aparelho. Ambos os aparelhos são smartphones Android, do Google. Este sistema é o concorrente do iOS, que equipa os aparelhos móveis da Apple. Também operado com o toque dos dedos, o Android é simples de usar. Ele funciona a partir de diversos programinhas especialmente feitos para ele. São os chamados aplicativos. Xperia arc e Galaxy S II já vêm com alguns deles, feitos para você organizar sua vida e extrair o melhor da Internet e redes sociais, por exemplo. Você pode baixar aplicativos de todos os tipos na Android Market, a loja do sistema Android.

No Android, é possível personalizar a tela de entrada do celular com notificações de vários e-mails, status e posts do Twitter e do Facebook, mensagens SMS e muito mais. O Xperia arc, nesse quesito, apresenta um diferencial. Ele tem maior integração com o Facebook do que o Galaxy S II. O telefone compara os contatos do telefone com a lista de amigos da rede social. Uma vez que você conecta ao Facebook, você integra os álbuns de fotos da Internet no telefone. Conforme você ouve músicas, pode compartilhar o que está ouvindo com seus amigos na mesma hora. Sua agenda ainda fica sincronizada com eventos da rede social, como aniversários de amigos, por exemplo.

Uso multimídia

Os dois celulares contam com a mesma qualidade de câmera fotográfica traseira: 8 Megapixels de resolução. Você faz excelentes fotos com os dois smartphones. A questão é que, enquanto o smartphone da Sony Ericssongrava vídeos de alta resolução, o smartphone da Samsunggrava vídeos em qualidade total, na mais alta definição disponível hoje. Resolução essa conhecida como Full HD.

Um detalhe: só o Galaxy S II tem uma câmera frontal para vídeochamadas. Só com o telefone da Samsung é possível fazer videoconferências no Skype, por exemplo.

Os dois telefones, no entanto, são excelentes media players. Tocam muitos tipos de arquivos de vídeo e áudio da Internet e exibem os conteúdos em telas cristalinas, de alta definição. São excelentes maquininhas portáteis multimídia. Mas o Xperia arc não é tão veloz quanto o Galaxy S II, que acessa todo tipo de conteúdo muito rapidamente com seu poderosíssimo processador de dois núcleos ARM Cortex-A9 de 1.2GHz.

Mobilidade

Inacreditavelmente, os dois celulares têm dimensões muito parecidas. São celulares fininhos e pesam muito pouco. Os dois modelos são mais finos e pesam menos do que o iPhone 4, por exemplo. Quanto à duração da bateria, o Samsung Galaxy S II ganha por quase duas horas a mais. Ele permite mais tempo de uso de conversação mesmo conectado à internet 3G. Aqui, mais um ponto para a Samsung.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone