Smartphone Motorola Moto E E5 XT1944-4 32GB
Redação -
Aparelho é boa opção para quem não quer gastar muito em um smartphone, mas não abre mão de um visual bonito e bateria de longa duração
Prós
- Tela grande é boa para quem deseja assistir filmes e séries
- Design passa a sensação de smartphone mais caro do que é
- Bateria com longa autonomia
Contras
- <li style="text-align: justify;">Câmera frontal pode deixar a desejar em condições ruins de luz
Nosso especialista destaca
Moto E5 impressiona pelo belo visual e bateria de longa duração
Design
O design do Moto E5 com certeza merece destaque. Isso porque esse é um smartphone considerado de entrada e por conta disso espera-se um visual mais simples. Porém, isso não é o que acontece por aqui. O Moto E5 usa metal na parte traseira e vidro na frontal, o que faz com que esse aparelho passe uma sensação de ser mais caro do que realmente é. Além disso, há também um leitor de impressões digitais sob a logo da Motorola na parte traseira, o que deixa esse smartphone ainda mais interessante.
Ainda falando sobre o design, é difícil não falar sobre a grande tela de 5,7 polegadas na proporção 18:9 que ocupa quase toda a parte frontal, deixando espaço apenas para a saída de alto-falante e câmera frontal na parte superior e a logo da Motorola abaixo da tela. Também podemos destacar a câmera principal que fica centralizada na parte traseira e a entrada micro USB para carregamento e transferência de dados.
Tela
A tela do Moto E5 é um ponto que merece destaque; trata-se de um display de 5,7 polegadas com resolução HD+ (1440 x 720) e proporção de 18:9, que a Motorola chama de MaxVision. A tecnologia é a IPS LCD e tudo isso garante uma experiência de uso bastante interessante.
Claro que não é possível esperar uma qualidade excepcional, porém o Moto E5 consegue oferecer uma boa experiência na hora de assistir filmes e séries, por exemplo. Entretanto, um usuário mais exigente perceberá que o display não é dos melhores e fica bem atrás daqueles que são usados nos smartphones mais caros.
Desempenho e armazenamento
Aqui o Moto E5 não consegue fazer nenhum milagre; esse é um smartphone de entrada e por conta disso seu desempenho não irá impressionar. Com seu chipset quad-core Snapdragon 425 e 2 GB de memória RAM o smartphone será capaz de rodar boa parte dos aplicativos e jogos da Play Store sem grandes problemas.
Entretanto, não espere conseguir jogar jogos pesados sem travamentos e lentidões, ou conseguir abrir vários aplicativos de uma vez sem que o aparelho comece a perder velocidade e desempenho. De qualquer forma, se você quer um smartphone apenas para navegar nas redes sociais e enviar emails, o Moto E5 é uma ótima opção.
Além disso, outro ponto que merece ser comentado é o seu armazenamento interno. São 32 GB disponíveis para o usuário armazenar suas fotos, vídeos e aplicativos, sendo que é possível adicionar um cartão micro SD de até 128 GB para mais espaço.
Câmeras
Como todo smartphone de entrada, o Moto E5 não possui câmeras com excelente qualidade de imagem. O sensor traseiro possui 13 MP e abertura de f/2, prometendo fotos com qualidade apenas “ok”. Não espere imagens com alto nível de detalhes e contraste. De qualquer forma, se o seu intuito é apenas postar algumas fotos e vídeos nas redes sociais, o Moto E5 dará conta do recado.
O mesmo pode ser falado sobre sua câmera frontal, que possui apenas 5 MP e abertura f/2.2. Ela não conseguirá capturar belas imagens nem mesmo em boas condições de luz, sendo que as fotos e vídeos feitas durante a noite ou em lugares com baixa luminosidade ficarão com bastante ruído e com cores lavadas.
Bateria
Mas se o que você procura em um smartphone é realmente uma boa autonomia de bateria, o Moto E5 não vai decepcionar. Na verdade, com sua capacidade de 4.000 mAh o aparelho vai mesmo é te impressionar com uma longa autonomia, mesmo em condições extremas de uso.
Isso porque trata-se de uma grande bateria - que aliado com o processador de baixo consumo e a tela com resolução HD - resulta em uma excelente autonomia. Em uso moderado o smartphone deverá ultrapassar com facilidade um dia inteiro de uso, sendo que em um uso mais pesado é provável que a autonomia caia um pouco, mas ainda assim mantenha o Moto E5 na frente dos concorrentes.