Review | Smartphone Samsung Galaxy S8 64GB
Redação -
Veja todas as informações sobre o Samsung Galaxy S8.
Prós
- Alto desempenho (processador octa core e memória RAM de 4GB)
- Armazenamento de 64GB
- Tela grande de 5,8" com resolução Quad HD+
- Tela de bordas curvas
- Leitor de impressões digitais
- Leitor de íris e reconhecimento facial
- Dual chip
- Câmeras de qualidade (12MP e 8MP)
Contras
- Entrada híbrida (pode ser usada com chip extra ou com cartão de memória)
- Usa USB tipo-C
Nosso especialista destaca
Samsung Galaxy S8 com tela infinita e alto desempenho
O top de linha de 2017 da Samsung, o Galaxy S8, acompanha o processamento poderoso de seu antecessor, Galaxy S7, e ainda conta com algumas novidades que deixam o aparelho com mais cara de premium, e um prato cheio para fãs de telas grandes.
Tela "infinita" de 5,8" no Samsung Galaxy S8
Apresentada no Galaxy S7 Edge, a Samsung trouxe de volta no Galaxy S8 a tela Super AMOLED com borda curva, agora chamado de Display Infinito, que aproveita melhor o espaço frontal do aparelho. Com a resolução QHD+, de 2960x1440 pixels, e com proporção de 18,5:9, garante a alegria de quem busca uma tela de alta qualidade de imagem na palma da mão. Uma novidade em relação ao modelo anterior é o fim do botão físico na parte frontal do Galaxy S8, já que esse comando agora é virtual, que funciona por pressão, e aparece na tela de acordo com as necessidades da navegação. Um dos pontos fortes da Samsung, e já conhecida desde seus primeiros tops de linha, a proteção Gorilla Glass (agora na versão 5) também está presente no Galaxy S8, tanto na tela, quanto na estrutura traseira de vidro. A proteção contra água no aparelho continua com a certificação IP68, que garante resistência à água doce e poeira, assim como o Samsung Galaxy S7.
Segurança reforçada com o leitor de íris
O leitor de impressões digitais para desbloqueio do aparelho já não é mais novidade, e pode ser encontrado em inúmeros modelos premium ou mesmo intermediários, e com o Samsung Galaxy S8 não é diferente. Mas o Galaxy S8 deu um passo além na proteção de seus dados, e trouxe também o reconhecimento facial e o leitor de íris, que, segundo o fabricante, pode ser até 200% mais seguro.
Samsung Galaxy S8: um top de linha com espaço para dois chips
A opção de usar mais de um chip no mesmo aparelho não é muito frequente em modelos mais avançados, mas o Galaxy S8 oferece essa alternativa. Só é importante notar que o slot para o chip extra é o mesmo usado pelo cartão de memória, ou seja, você vai precisar escolher entre usar dois chips ou expandir o espaço de memória do aparelho.
Desempenho poderoso com processador octa core e memória RAM de 4GB
Claro que quem investe em um aparelho premium faz questão de excelente desempenho na navegação de aplicativos, jogos e funções, e o Samsung Galaxy S8 não deixa a desejar com seu processador Exynos 8895 de oito núcleos (funcionando em conjuntos de 2,3GHz e 1,7GHz) e a memória RAM de 4GB. Isso significa que o Galaxy S8 vai rodar com facilidade, e boa velocidade, até as tarefas mais pesadas, e vai manter várias funções abertas ao mesmo tempo, sem que o aparelho fique mais lento. Outro ponto que não vai trazer problemas no Galaxy S8 é o armazenamento de 64GB, bastante espaço para fotos, arquivos e apps. Se você precisar de mais, pode usar um cartão de memória e chegar a até 256GB (lembrando que, caso use um cartão de memória não vai poder usar o segundo chip). Uma novidade na navegação do Galaxy S8 é o assistente pessoal Bixby, que funciona por texto, toque e voz (dependendo das atualizações, assim como a versão em português). A promessa é que o software "entenda" os hábitos do usuário e fique cada vez mais intuitivo. Como sistema operacional, não é surpresa que o Galaxy S8 continue apostando no Android, agora em versão 7.0 de fábrica, e com algumas mudanças adicionadas pela Samsung.
Câmera frontal ganhou upgrade no Samsung Galaxy S8
Câmeras de qualidade também são características importantes quando pensamos em investir em um smartphone premium, e mais uma vez, o Galaxy S8 não decepciona. A maior novidade em relação aos modelos anteriores é a melhora da câmera frontal, que agora conta com 8MP, ótima abertura f/1.7 e foco automático, deixando suas selfies bem mais claras e nítidas. Já a câmera principal tem 12MP conta com tecnologia Dual Pixel e pixels grandes, de 1.4µm, abertura f/1.7 e a estabilização óptica de imagem, que ajuda a evitar fotos borradas. A câmera principal também permite ajustes manuais de ISO, velocidade do obturador, exposição, foco e balanço de branco, por exemplo. Um recurso legal que as duas apresentam é o Multiframe, mais uma novidade em relação aos modelos anteriores, que faz várias fotos de uma vez e escolhe os melhores pontos de cada uma, otimizando o resultado final. Em relação aos vídeos, a câmera traseira pode filmar em 4K, enquanto a frontal filma em Full HD.
Conexões e bateria do Samsung Galaxy S8
Todas as conexões esperadas em um top de linha estão presentes no Samsung Galaxy S8, como o acesso à rede 4G e as conexões sem fio com outros aparelhos Bluetooth 5.0 e o NFC, que serve para fazer pagamentos com o Samsung Pay, por exemplo. Uma mudança é que, no lugar do conhecido e mais popular micro USB, entrou o USB tipo-C, mais veloz na transferência de dados, mas ainda incompatível com outros equipamentos. Por isso, na caixa do Galaxy S8 encontramos um adaptador de USB-C para micro USB, e outro de USB-C para USB comum. Finalmente, a bateria do Samsung Galaxy S8 é de 3.000mAh, o suficiente para manter o aparelho ligado durante um dia inteiro, com uso frequente, mas moderado. E para quem não larga os fones de ouvido, uma boa notícia: o Samsung Galaxy S8 já vem com o fone da marca profissional AKG, revestidos de um tecido que evita que o acessório fique todo embolado dentro do bolso.
Sem dúvidas, o Samsung Galaxy S8 é indicado para quem curte investir em alta tecnologia e faz questão de ter em mãos um dos aparelhos mais modernos e completos do mercado de smartphones.