Review | Smartphone Xiaomi Mi A1 64GB 4G Android

Redação - Zoom
Veja mais detalhes sobre o Smartphone Xiaomi Mi A1 64GB 4G Android.
Prós
- Desempenho intermediário (Processador octa-core e RAM de 4GB)
- Armazenamento de 64GB
- Câmera dupla de 12MP
- Tela de 5.5" Full HD
Contras
- Aparelho importado
- Entrada híbrida (Aceita um segundo chip ou um cartão de memória)
Nosso especialista destaca
Smartphone Xiaomi Mi A1: um intermediário com câmera dupla e processador octa-core
O smartphone Xiaomi Mi A1, mais um modelo da empresa chinesa Xiaomi, chega como uma alternativa intermediária, mas com algumas características de top de linha.
Câmera dupla é destaque do Xiaomi Mi A1
Acompanhando a tendência de modelos avançados, o Xiaomi Mi A1 tem câmera principal dupla, formada por uma lente grande angular de 12MP e abertura focal f/2.2 e por uma teleobjetiva também de 12MP com abertura focal f/2.6. Esse conjunto permite alguns efeitos nas fotos, como fundo desfocado e objetos em destaque.
Além disso, a câmera principal também conta com zoom óptico de 2x (que não perde detalhe das imagens), flash LED dual tone, que deixa as fotos com iluminação mais natural, e pode fazer vídeos com resolução 4K (2160p@30fps).
Bem mais simples, a câmera frontal do smartphone Xiaomi Mi A1 tem 5MP, abertura focal de f/2 e vídeos em HD.
É legal notar que, apesar das boas configurações, os componentes podem não entregar a mesma qualidade de fotos vista em modelos mais avançados, mas entregam resultados legais, especialmente com boas condições de luz.
Xiaomi Mi A1 com processador octa-core e RAM de 4GB
Outra vantagem do smartphone Xiaomi Mi A1 é o processador Qualcomm Snapdragon 625 de 2GHz, um octa-core intermediário que oferece boa navegação na maior parte dos aplicativos e games, mesmo que um pouco mais pesados. Para ajudar no desempenho gráfico, o modelo tem GPU Adreno 506.
A memória RAM de 4GB é mais um ponto positivo, que permite que você mantenha mais apps e funções abertas ao mesmo tempo, sem perder em desempenho.
A proposta do smartphone Xiaomi Mi A1 é oferecer o Android, em versão 7.1 (Nougat), quase puro, ou seja, com poucas alterações feitas pela fabricante, o que resulta em um sistema operacional mais leve e fluido. Mas, segundo informações da marca, o aparelho irá aceitar atualizações para o Android 8 (Oreo).
É importante lembrar que, como a Xiaomi não tem mais filiais no Brasil, muitos aparelhos são importados da China, o que significa que o smartphone pode chegar com uma versão diferente do software, incompatível com alguns aplicativos e recursos do Android. Além disso, você pode encontrar problemas com garantia da marca e assistência técnica.
Xiaomi Mi A1 com bom armazenamento de 64GB
O bom espaço de armazenamento de 64GB é mais um ponto que merece destaque em sua configuração, já que costuma ser suficiente para guardar muitas fotos, vídeos, apps e arquivos sem se preocupar.
Se você precisar de mais, pode comprar um cartão de memória e chegar a até 128GB. Mas o Xiaomi Mi A1 tem entrada híbrida, ou seja, você precisa escolher entre aumentar o armazenamento com um cartão de memória ou usar um segundo chip no aparelho.
Tela Full HD de 5.5"
Assim como muitos modelos intermediários, o smartphone Xiaomi Mi A1 tem tela Full HD (1920x1080 pixels), de 5,5" com proteção Gorilla Glass, formato 16:9 e 403 ppi, o que oferece visualização confortável de fotos, vídeos e games.
O design do smartphone Xiaomi também não decepciona, com um visual moderno formado pela estrutura metalizada com bordas arredondadas.
Conexões, sensores e bateria do Xiaomi Mi A1
O smartphone Xiaomi Mi A1 tem todas as conexões esperadas de um modelo intermediário, como acesso às redes 4G, 3G e Wi-Fi e conexão sem fio Bluetooth 4.2, para compartilhamento de conteúdo com equipamentos como caixas de som e TVs compatíveis, sem precisar de fios.
A entrada para conexão com notebooks, PCs e carregador da bateria e a USB Tipo-C, mais rápida na transferência de dados. Então lembre de verificar se você vai precisar de um adaptador para a conexão com computadores mais antigos.
Outros recursos e sensores também estão disponíveis no Xiaomi Mi A1, como leitor de digitais para maior segurança dos seus dados (localizado na parte traseira do aparelho), acelerômetro, giroscópio e sensor de proximidade.
Com 3.080mAh, a bateria do smartphone Xiaomi acompanha outros modelos da mesma categoria, e pode acompanhar até um dia inteiro de funcionamento, dependendo da intensidade do uso. O modelo infelizmente não conta com sistema de carregamento rápido.
Embora seja um modelo intermediário, o smartphone Xiaomi Mi A1 tem algumas configurações vistas em smartphones mais avançados, como a câmera dupla, bom espaço de armazenamento e tela Full HD. Seu desempenho permite navegação confortável pelos aplicativos mais usados e até jogos um pouco mais exigentes.
