Logo Buscapé
Logo Buscapé

Atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas na hora de comprar chapinha de cabelo, né? Na prática, o tipo de material, tecnologia e características das pranchas variam bastante de modelo para modelo. Mas, afinal, qual a diferença entre cerâmica, titânio ou turmalina? E por que apostar em íons negativos? É melhor uma prancha larga ou fina? Não se preocupe: nós podemos te ajudar a entender tudo sobre esse universo para comprar chapinha sem medo!

Para isso, tudo que você deve fazer é usar o texto aqui embaixo como seu Guia de Compras durante as pesquisas. Assim, fica mais fácil entender o que procurar nas especificações das pranchas. Ah, e por sinal, a gente também vai citar algumas ao longo do texto para facilitar ainda mais a sua busca pela chapinha perfeita, ok? É só continuar lendo e aproveitar!

Aproveitando, que tal dar uma olhada na nossa lista de melhores pranchas de cabelo de 2022 para acertar na compra?

Comprar chapinha larga ou fina? Considere sempre o tamanho e tipo do seu cabelo

Chapinhas grossas são ideais para cabelos longos, enquanto chapinhas finas dão acabamento em franjas em fios curtos (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Seu cabelo é longo ou curto? Talvez essa seja a primeira pergunta a se fazer antes de comprar chapinha. Isso porque existem pranchas mais largas e outras mais finas, e o uso tem tudo a ver com o comprimento e textura das madeixas. Funciona assim:

- A chapinha fina (de 2 a 4 cm, em média) é ideal para quem tem cabelos curtos e franjas justamente por não alisarem muitos fios de uma só vez. Ela também pode ser uma boa opção para quem tem cabelos ondulados já a partir da raiz, pois ajuda a garantir um acabamento melhor nessa região, sem risco de queimar o couro cabeludo.

Além disso, como são geralmente mais leves, os modelos de chapinha mais estreitos são mais versáteis, permitindo que você leve na bolsa para vários lugares. Uma boa referência é a  Mini Lizze, a menor prancha profissional do mercado! Ela tem apenas 15cm ao todo, é super leve, portátil e pode chegar a 200°C!

- Já a chapinha larga/grossa (geralmente acima de 4 cm) é ideal para quem tem fios longos, já que garante maior praticidade para alisar ou modelar mechas maiores, com grande quantidade de cabelos de uma vez. Se você tem cabelos volumosos, cheios e/ou grandes, essa é a melhor pedida! Mas, vale reforçar: chapinhas largas são um pouco mais pesadas e pedem um pouco mais de prática no uso. Nada difícil demais também, ok?

Se quiser uma comprar chapinha com essas características, vale a pena dar uma olhada na Prancha Babyliss Nano Titanium Pro! Ela é um modelo queridinho dos salões de beleza por chegar a altas temperaturas (230°C) e garantir um manuseio super confortável sem queimar as mãos. Ela inda tem controle digital da temperatura, cabo giratório e emite íons negativos para um resultado ainda mais bonito!

Chapinha de titânio, cerâmica ou turmalina: revestimento influencia na rapidez e resultado final

O revestimento é um detalhe importante na hora de comprar chapinha (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Outro ponto fundamental na hora de comprar chapinha é entender os diferentes tipos de revestimento. Ele é o que envolve a placa da prancha, justamente a parte que entra em contato com os fios. Por isso, vale a pena entender as diferenças entre as três melhores opções do mercado: atualmente, titânio, cerâmica e turmalina.

- Uma chapinha de titânio ajuda a proteger as madeixas dos danos das altas temperaturas porque emite íons negativos. Esses íons ajudam a selar melhor a cutícula do cabelo, diminuindo o frizz e mantendo a umidade dentro da fibra capilar. Todo esse benefício, claro, tem um preço - o investimento costuma ser um pouco alto;

- A chapinha de turmalina, por sinal, também emite íons negativos. É por isso que ela ajuda a deixar o cabelo liso e brilhante com um aspecto mais saudável - sem a presença exagerada do frizz. Enquanto alisa, essa chapinha fecha as cutículas capilares, resultando em fios mais brilhosos. Essas pranchas são ótimas aliadas e têm o preço um pouco mais em conta.

- Por outro lado, uma chapinha de cerâmica é uma opção mais acessível e tem a vantagem de esquentar rapidamente. Além disso, a temperatura permanece uniforme, assim você não corre o risco da prancha aquecer além do desejado. Outro ponto legal é que a cerâmica ajuda a fazer com que o cabelo deslize melhor pelo aparelho, evitando quebra nas madeixas.

Tecnologias de íons negativos, infravermelho... entenda o que são antes de comprar chapinha

As tecnologias em chapinhas ajudam a deixar o resultado ainda melhor (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Ao comprar chapinha, é bem provável que você se depare com tecnologias como íons negativos, nanotecnologia, infravermelho e até tecnologias de aquecimento rápido ou PTC. Já sabe o que elas querem dizer? É bem simples!

- Os íons negativos são um dos recursos que podem acompanhar as chapinhas. Eles agem quebrando as moléculas de água, possibilitando a entrada nos fios e garantindo uma hidratação durante o alisamento. O resultado é um cabelo com mais brilho, e os íons ainda são responsáveis por evitar a eletricidade estática dos fios;

- Outros recursos presentes em algumas pranchas de cabelo é a nanotecnologia de titânio. Enquanto atua nos fios, essa tecnologia é ainda capaz de eliminar fungos e bactérias. Além disso, há também as tecnologias de aquecimento rápido ou PTC, que mantém a temperatura constante durante todo o uso;

- Há, ainda, as chapinhas com infravermelho, em que ondas infravermelhas fecham as cutículas e garantem fios mais lisos e com brilho. É como se essas ondas limpassem os fios de dentro para fora, perfeitas para pessoas com cabelos quimicamente tratados.

Temperatura ideal da chapinha depende do tipo de fio - entenda!

A temperatura ideal da prancha de cabelo varia conforme a textura do fio (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de comprar chapinha, tenha em mente que a prancha ideal deve ter uma temperatura mínima de 160°C, pelo menos. Caso seja inferior isso, você terá mais dificuldade em alisar as mechas - além do processo demorar bastante. No entanto, a temperatura ideal da chapinha varia de acordo com o seu tipo de fio.

Se o seu fio for mais grosso, você pode usar uma temperatura de até 230°C. No entanto, fique atento: fios com química, que tenham passado por tinturas ou escovas progressivas, por exemplo, precisam de uma prancha de cabelo com temperatura mais baixa, menor do que 200°C. Verifique ainda se o seu cabelo não está frágil: caso ele apresente alguma fragilidade, mantenha a temperatura em até 180°C.

E uma dica: dê preferência para comprar chapinha com controle de temperatura, com painel de LED e/ou botões. Assim você consegue usar exatamente e temperatura desejada, controlando melhor durante o uso.

Fique de olho em detalhes como cabo giratório, comprimento do fio e formato para modelagem

O tamanho do fio e o cabo giratório são detalhes importantes na hora de comprar a chapinha (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Por fim, vale mencionar que alguns detalhes parecem irrelevantes, mas podem fazer toda diferença na prática. O primeiro deles é relacionado ao cabo da prancha: sabia que se ele for giratório, você ganhará muito mais praticidade e agilidade na hora de alisar as madeixas, sem se enrolar com a posição do fio.

E por falar em fio, o comprimento dele também é muito importante, viu? Considere sempre que cerca de 2m é um tamanho ideal para que você tenha mais mobilidade com o aparelho - especialmente se, na sua casa, a sua tomada for distante do espelho. O modelo Lizze Extreme, por exemplo, é uma ótima pedida porque tem cabo giratório e fio com 3m - o que já ajuda demais no dia a dia!

Outra diferenciação importante são as modelagens que cada prancha de cabelo é capaz de fazer. Todas alisam, mas existem modelos específicos para cachear, ondular, secar e finalizar o penteado. Uma prancha para ondular, por exemplo, geralmente tem desenho arredondado, que é ideal para fazer ondas nos cabelos - assim como a Babyliss Optima 3000 by Roger, perfeita para alisar e onduladas as madeixas.

Depois de todas essas dicas, fica mais fácil comprar chapinha, né? Lembrando que a escolha da prancha de cabelo correta evita danos aos fios e deixa você com a beleza em dia!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!