Entenda antes de comprar em Chapinha e Prancha de Cabelo

Qual chapinha comprar para seu tipo de cabelo?

Pensando em comprar uma chapinha? Veja algumas dicas e escolha a melhor prancha de cabelo para você.

Comprar chapinha
por Yasmin Miranda - Especialista em Moda, Beleza e Saúde.

Para cada tipo de cabelo existe um shampoo, um condicionador, um creme de hidratação, entre outros cuidados específicos. Essa regra se mantém quando o assunto é prancha de cabelo.

Há diversos modelos e é preciso atenção na hora de comprar uma chapinha, para que você tenha os cabelos modelados e sempre em dia.

Seu cabelo é longo ou curto? A chapinha certa para cada comprimento

Talvez essa seja a primeira pergunta a se fazer. Existem chapinhas mais largas e outras mais estreitas. As estreitas agradam principalmente quem tem cabelos curtos, mas também podem ser uma boa opção para quem tem cabelos ondulados já a partir da raiz. Como são geralmente mais leves, os modelos mais estreitos são mais versáteis, permitindo que você leve na bolsa para vários lugares.

Agora, se você tem fios longos, uma prancha de cabelo larga é a mais indicada, já que garante maior praticidade para alisar ou modelar toda extensão dos fios.

Pranchas de cabelo: qual tipo de revestimento escolher?

Outro ponto fundamental na hora de comprar a chapinha é entender os diferentes tipos de revestimento. Uma chapinha de cerâmica tem a vantagem de esquentar rapidamente. Além disso, a temperatura permanece uniforme, assim você não corre o risco da prancha aquecer além do desejado.

Pranchas de turmalina para você

Já a prancha de turmalina pode ser a melhor opção para fios ressecados, já que ela vem com uma camada a mais no seu revestimento. Enquanto alisa, essa chapinha fecha as cutículas capilares, resultando em fios mais brilhosos.

Outra opção na hora de comprar uma chapinha é a prancha de titânio. Essa prancha geralmente é mais leve e, assim como as chapinhas de cerâmica, conserva a mesma temperatura ao alisar os fios.

Cuide dos fios com as tecnologias presentes nas pranchas de cabelo

Os íons negativos são um dos recursos que podem acompanhar as chapinhas. Eles agem quebrando as moléculas de água, possibilitando a entrada nos fios e garantindo uma hidratação durante o alisamento. O resultado é um cabelo com mais brilho, e os íons ainda são responsáveis por evitar a eletricidade estática dos fios.

E os recursos não param por aí, já que você pode comprar uma chapinha com funções bem modernas. Um recurso presente em algumas pranchas de cabelo é a nanotecnologia de titânio. Enquanto atua nos fios, essa tecnologia é ainda capaz de eliminar fungos e bactérias.

Há, ainda, as chapinhas com infravermelho, em que ondas infravermelhas fecham as cutículas e garantem fios mais lisos e com brilho.

Como usar a chapinha de cabelo com a temperatura ideal

Se o seu fio for mais grosso, você pode usar uma temperatura de até 230ºC. No entanto, fique atento: fios com química, que tenham passado por tinturas ou escovas progressivas, por exemplo, precisam de uma prancha de cabelo com temperatura mais baixa, menor do que 200ºC. Verifique ainda se o seu cabelo não está frágil: caso ele apresente alguma fragilidade, mantenha a temperatura em até 180ºC.

Faça diferentes penteados com uma chapinha

Outra diferenciação importante são as modelagens que cada prancha de cabelo é capaz de fazer. Todas alisam, mas existem modelos específicos para cachear, ondular, secar e finalizar o penteado. Uma prancha para ondular, por exemplo, geralmente tem desenho arredondado, que é ideal para fazer ondas nos cabelos.

Depois de todas essas dicas, fica mais fácil comprar a chapinha ideal para os seus fios. Afinal, a escolha da prancha de cabelo correta evita danos aos fios e deixa você com a beleza em dia.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em chapinha e prancha de cabelo