Churrasco de Carnaval: 5 dicas para curtir a época em casa

Confira as nossas dicas para curtir um churrasco de carnaval em casa, incluindo o tipo de churrasqueira, alimentos, orçamento, decoração e música para animar o evento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Um churrasco em casa, reunindo a família ou amigos próximos, pode ser uma ótima pedida para aproveitar a época de Carnaval durante a pandemia! Para isso, é importante pensar em fatores como orçamento, quantidade de comida, churrasqueira ideal, kit churrasco e o espaço disponível.

Para te ajudar, montamos uma lista com algumas dicas básicas e importantes para curtir um churrasco nesse carnaval em casa. Se você pensa em planejar um evento assim, vai curtir muito nossas dicas. Dê um zoom e confira abaixo!

Confira as nossas dicas para curtir um churrasco de carnaval em casa! (Imagem: Shutterstock)
Confira as nossas dicas para curtir um churrasco de carnaval em casa! (Imagem: Shutterstock)

Mora em apartamento e não sabe como escolher uma churrasqueira? A gente te ajuda nessa matéria aqui!

1. Churrasqueira

O item principal para um churrasco em casa é a churrasqueira ideal (Imagem: Shutterstock)
O item principal para um churrasco em casa é a churrasqueira ideal (Imagem: Shutterstock)

A dica principal e indispensável para fazer o churrasco em casa, é a churrasqueira. Aqui, temos diversos modelos que funcionam para casa, como as churrasqueiras elétricas, a gás, a carvão, ecológica e a gás infravermelho. Para escolher a melhor, é importante se atentar ao espaço disponível em casa e se é ao ar livre ou não, já que alguns modelos fazem bastante fumaça.

As churrasqueiras elétricas são as mais versáteis, funcionando até em ambientes internos, como apartamentos. Ela quase não gera fumaça, não precisa de carvão para assar as carnes e podem ser fixadas em móveis da cozinha, por exemplo. Essa é uma churrasqueira compacta, você consegue encontrar de vários tamanhos, fácil de manusear e ideal para o dia a dia já que não acumula gordura em suas partes internas.

Mas para quem tem bastante espaço disponível e não dispensa aquele churrasco tradicional, as churrasqueiras a carvão são ótimas opções. Esse modelo gera bastante fumaça, então precisa de um ambiente aberto, como sacadas ou áreas externas, além de precisar também da instalação de dutos para que ocorra a exaustão da fumaça de forma correta.

Conheça aqui as melhores churrasqueiras para quem mora em apartamento!

2. Kit Churrasco

O kit churrasco Tramontina oferece os itens necessários e qualidade (Imagem: Divulgação/Tramontina)
O kit churrasco Tramontina oferece os itens necessários e qualidade (Imagem: Divulgação/Tramontina)

O Kit churrasco é mais um item que não pode faltar para curtir um churrasco no seu carnaval em casa. Esse item inclui, na sua maioria, facas, garfos, amolador e tábua, para tornar o processo do churrasco mais prático e simples, com os itens corretos e de qualidade.

Esses itens estão disponíveis em várias marcas e preços, mas escolher um kit de qualidade é muito importante, já que a faca precisa de um bom corte e os itens devem ter um cabo firme. Uma ótima opção para ter em casa é o kit de churrasco Tramontina, que conta com todos os itens ditos anteriormente, além da qualidade esperada.

3. Orçamento

Outro ponto importante para pensar no planejamento do churrasco é o seu orçamento disponível para o evento, ou se será dividido entre todas as pessoas que vão participar. Primeiro você deve orçar quanto pode gastar, depois dividir a quantia por itens, como alimentos, bebidas, decoração, entre outros.

Dessa forma, você se organiza financeiramente e não se perde no final, gastando mais do que poderia ou deixando faltar itens necessários pelo mal planejamento. Anote tudo que precisa ser comprado e curta bastante o seu carnaval em casa.

4. Alimentos e bebidas

Alimentos diversos e bebidas não podem faltar no churrasco em casa (Imagem: Shutterstock)
Alimentos diversos e bebidas não podem faltar no churrasco em casa (Imagem: Shutterstock)

Para definir a quantidade de alimentos e bebidas para o seu churrasco em casa, você deve avaliar o número de pessoas. O item principal são as carnes tradicionais como picanhas e costelas. Para te ajudar a definir a quantidade correta e não faltar nem sobrar demais, existem aplicativos e sites conhecidos como calculadoras de churrasco, que avaliam a quantidade de pessoas e te dão opções de quantidade de cada item dos alimentos.

Outros itens importantes a se pensar são os petiscos, já que churrascos são demorados e ninguém precisa ficar com fome até sair a carne. Aqui vale pensar em frios, como queijos e torradinhas com pasta. Pense também em colocar acompanhamentos para as carnes, como saladas, batatas, arroz, farofa e molho à campanha. E se achar interessante, sobremesas também compõem bem a refeição, como uma torta de limão por exemplo.

Já para as bebidas, você pode pedir para cada um levar a sua, ou comprar em depósitos, pois nesses locais as bebidas são bem mais baratas do que em mercados ou lojas de conveniência.

Sabia que você pode fazer um churrasco usando grill? Saiba como aqui!

5. Decoração e música

A música não pode faltar no seu churrasco de carnaval em casa (Imagem: Shutterstock)
A música não pode faltar no seu churrasco de carnaval em casa (Imagem: Shutterstock)

Já que é época de carnaval, vale a pena deixar o ambiente colorido e divertido para os seus familiares. Pense em pratos, toalhas de mesa, copos e itens decorativos que possam deixar o ambiente bem alegre. Uma boa dica é revisitar aquele armário de festas e reaproveitar o que tem em casa já.

Outro ponto fundamental para ter no seu carnaval em casa é a música. Se você já não tiver uma caixa de som em casa, opte por aqueles modelos sem fio, que podem ser levados para qualquer lugar, e são bem compactos e com baterias de mais qualidade.

Confira aqui os 10 itens que não podem faltar para um churrasco na laje!