Churrasqueira para apartamento: como escolher?

Procurando uma churrasqueira para o seu apartamento? Veja como escolher o modelo ideal

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Um final de semana reunido com os amigos ou familiares, acompanhado de um churrasco, é a combinação perfeita, né? A melhor churrasqueira para apartamento vai depender do espaço que você tem disponível. Por exemplo, em varandas e sacadas, todos os modelos se adequam bem, mas se você pretende colocar a churrasqueira em um espaço interno, é importante estar atento, além do espaço, à maneira de exaustão da fumaça.

Para te ajudar, nós preparamos um guia de compras explicando sobre os mais diversos modelos de churrasqueira, como as elétricas, a gás, carvão, ecológica ou infravermelho, bem como o tamanho e instalação, para você entender qual modelo seria ideal para o seu apartamento. Dê um zoom e confira!

Confira aqui os 10 itens que não podem faltar no seu churrasco!

Tipos de Churrasqueira

Na hora de comprar uma churrasqueira para apartamento ideal, você vai encontrar diversos modelos, por isso, é importante avaliar com cuidado todas as características, incluindo suas vantagens e desvantagens. Pense também sobre o espaço disponível para colocar a churrasqueira.

Churrasqueira Elétrica para apartamento

A churrasqueira elétrica é simples de instalar, porém consome bastante energia. (Imagem: Divulgação/Cadence)
A churrasqueira elétrica é simples de instalar, porém consome bastante energia. (Imagem: Divulgação/Cadence)

A churrasqueira elétrica para apartamento pode ser ideal para ambientes internos ou com poucas janelas, já que ela quase não gera fumaça, não precisa de carvão para assar as carnes e podem ser fixadas em móveis da cozinha, por exemplo. Alguns modelos ainda apresentam versão giratória, que possibilita a rotação dos espetos, assando a carne por igual de forma prática.

Essa é uma churrasqueira compacta, fácil de manusear e ideal para o dia a dia já que não acumula gordura em suas partes internas. Um ponto de atenção sobre esse modelo é que ela exige um alto consumo de energia, então se você busca utilizar de forma frequente, ela pode provocar um aumento na sua conta de luz.

Saiba mais sobre a cozinha inteligente e como ter uma na sua casa, clicando aqui.

Churrasqueira a gás para apartamento

As churrasqueiras a gás precisam de uma instalação mais complexa (Imagem: Divulgação/Arke)
As churrasqueiras a gás precisam de uma instalação mais complexa (Imagem: Divulgação/Arke)

A churrasqueira a gás são modelos que se assemelham a pequenos fogões ou assadeiras, podendo ser alimentadas por gás natural ou botijões. Com opções de modelos fixos ou móveis, é uma ótima opção para ambientes fechados, já que quase não faz sujeira, faz pouca fumaça e sua limpeza é simples. Para utilizá-la, é só apertar o botão que ela acende e aquece de forma rápida.

Um ponto positivo sobre essa churrasqueira é que ela é mais ecológica, dispensando uso de carvão ou energia elétrica, dependendo apenas do gás. A desvantagem nesse caso é que a instalação pode ser um pouco mais cara, e ela precisa de mais espaço do que as churrasqueiras elétricas, por exemplo.

Churrasqueira a carvão para apartamento

A churrasqueira a carvão é ideal para quem não dispensa aquele churrasco tradicional, com gostinho defumado na carne. Esse modelo gera bastante fumaça, então precisa de um ambiente aberto, como sacadas ou áreas externas, além de precisar também da instalação de dutos para que ocorra a exaustão da fumaça de forma correta.

Uma vantagem dessa churrasqueira é a enorme variedade de modelos disponíveis no mercado, além de um aproveitamento inteligente de calor. Mas, por ser o modelo que mais gera fumaça, precisa de um planejamento de profissionais para adaptá-la da forma correta ao espaço disponível.

Churrasqueira ecológica para apartamento

As churrasqueiras ecológicas para apartamento não produzem fumaça. (Imagem: Divulgação/Americanas)
As churrasqueiras ecológicas para apartamento não produzem fumaça. (Imagem: Divulgação/Americanas)

As churrasqueiras ecológicas são modelos portáteis, que podem ser utilizados em qualquer ambiente, já que não fazem fumaça, precisando apenas que haja ventilação. Esses modelos fazem uso de carvão normal, que é disposto nas laterais, assando a carne de forma rápida e ainda entregando o gostinho do churrasco tradicional.

Essas churrasqueiras são feitas com material resistente, e suas partes internas são removíveis para facilitar a limpeza após o churrasco. Você consegue encontrar as churrasqueiras ecológicas com pés ou sem os pés para você apoiar onde preferir, como em uma mesa, por exemplo.

Churrasqueira Infravermelho para apartamento

A churrasqueira de infravermelho é um dos modelos mais caros, mas o resultado é, geralmente, melhor do que o da churrasqueira elétrica tradicional. (Imagem: Divulgação/Midea)
A churrasqueira de infravermelho é um dos modelos mais caros, mas o resultado é, geralmente, melhor do que o da churrasqueira elétrica tradicional. (Imagem: Divulgação/Midea)

As churrasqueiras infravermelho contam com alto desempenho, funcionando através do seu queimador infravermelho, onde é gerado o calor para assar as carnes. Ela também requer o uso de gás, e são de fácil instalação, se adaptando em qualquer ambiente, podendo ficar em móveis ou bancadas fixas. Sua vantagem é que é uma churrasqueira menor, que funciona em diversos ambientes e não faz muita sujeira.

Tamanho e instalação

O tamanho e instalação da churrasqueira para apartamento é muito importante de ser avaliado antes da compra. Como dito acima, existem modelos que precisam de uma instalação mais complexa com profissionais, além disso, você deve avaliar no seu apartamento, onde vai ter espaço para dispor essa churrasqueira, para comprar uma com tamanho ideal.

Churrasqueira elétrica de bancada

As churrasqueiras elétricas de bancada exigem um gasto um pouco maior, mas são ótimas para ambientes internos. Os modelos variam de tamanho, te dando a possibilidade de escolher o que melhor cabe na sua casa, e um ponto positivo é que essas churrasqueiras permitem maior facilidade de manuseio e deslocamento. Sua instalação é bem simples, bastando apenas conectar na tomada, esperar esquentar, e estará pronta para assar as carnes.

Churrasqueira portátil

As churrasqueiras portáteis podem ser encontradas em diversos modelos como a bafo, carvão, a gás e elétrica. Com tamanhos variados, a vantagem dessas churrasqueiras portáteis é que você pode ter em casa, disposta onde preferir, e ainda pode levar em viagens para curtir com amigos e familiares. Por ser portátil, sua instalação é bem simples, podendo realizar sozinho, onde estiver.

Churrasqueira com pés

As churrasqueiras com pés demandam um espacinho extra na sua casa. (Imagem: Divulgação/Britânia)
As churrasqueiras com pés demandam um espacinho extra na sua casa. (Imagem: Divulgação/Britânia)

Assim como as portáteis, as churrasqueiras com pés podem ser encontradas em diversos modelos e tamanhos variados. A vantagem aqui é que você não precisa uma superfície para dispor, e alguns modelos ainda contam com pés removíveis para você escolher o que funciona melhor naquele determinado ambiente.

Dicas para escolher a churrasqueira para apartamento ideal

Aqui, vamos trazer mais algumas dicas que podem te ajudar a escolher o modelo de churrasqueira para apartamento perfeito para sua casa.

  • Fique atento ao local onde será instalada a churrasqueira, por conta da quantidade de fumaça, se o espaço for interno, nem todos os modelos funcionam bem, mas sendo um espaço externo, praticamente todos os modelos se adaptam da melhor forma.
  • Confira o tamanho da churrasqueira que você está buscando. Se pretende ter um modelo que possa ser transportado facilmente, opte por churrasqueiras portáteis, que são mais leves e mais práticas de carregar.
  • Avalie o quanto você pode gastar com a churrasqueira e procure os produtos de mais qualidade nessa faixa de preço
  • Por fim, procure sempre por produtos bem avaliados, com boa recomendação dos seus usuários, para saber que está fazendo o melhor investimento.

Está pensando em comprar um fogão? Confira aqui as melhores marcas