Grelha para fogão: vale a pena comprar?

Saiba tudo sobre as grelhas de fogão, desde o material até a utilização do item

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Para quem mora em apartamento ou casa sem quintal, uma grelha para fogão (ou churrasqueira de fogão) é uma ótima opção na hora de assar carnes e legumes. Ela tem bom custo-benefício, é compacta, não faz muita sujeira e não solta fumaça. E, muito importante, prepara alimentos de forma saudável.

A churrasqueira ou grelha para fogão se parece com uma panela redonda, só que tem um buraco no meio, onde a boca do fogão fica encaixada, além de diferenciais como uma base para colocar água e uma grelha para distribuir os alimentos. Há algumas que são fechadas no meio e possuem aberturas nas laterais, sendo mais conhecidas como assadeiras para fogão. Dê um Zoom e conheça todas as características da grelha para fogão!

Dicas de 5 itens de até 2.000 reais para você comprar para sua cozinha

Material da grelha para fogão

Toda grelha para fogão é feita de alumínio, só que alguns modelos apresentam acabamento antiaderente, que evita que a gordura que desprenda dos alimentos e grude em seu interior. A churrasqueira da Panelux, além do revestimento antiaderente, tem grelha em aço inox, o que dá maior resistência à panela.

Outras churrasqueiras vêm com tampa de vidro, que facilita a visualização dos alimentos enquanto estão grelhando, sem a necessidade de levantá-la durante o preparo. É um diferencial que contribui para que os pratos fiquem prontos mais rápido, pois evita, como no caso das tampas de alumínio, que o calor escape cada vez que é preciso verificar a receita.

Dimensões da grelha para fogão

A churrasqueira para fogão tem 30 centímetros e tem revestimento de teflon. (Imagem: Divulgação/Alumínios Fortaleza)
A churrasqueira para fogão tem 30 centímetros e tem revestimento de teflon. (Imagem: Divulgação/Alumínios Fortaleza)

Uma churrasqueira de fogão varia entre 28 e 33 centímetros de diâmetro ou seja, é um acessório leve que cabe em qualquer prateleira da cozinha. Sua única desvantagem é justamente ser compacta, o que a torna adequada para solteiros ou uma família pequena.

Um modelo de bom tamanho é a Churrasqueira para fogão Fortaleza que tem 30 cm. Feita 100% de alumínio e com revestimento antiaderente, a panela possui cabos anatômicos e antitérmicos que dão mais comodidade e segurança ao manuseá-la.

Tipos de grelha para fogão

Modelos que têm grelhas que são muito espaçadas entre si não são uma boa opção para assar alimentos finos ou pequenos – eles podem escapar e cair entre as aberturas. Já as grelhas muito estreitas têm como ponto negativo a dificuldade na limpeza.

Os tipos fechados, com furos nas laterais, são bons para quem deseja assar pizzas, mas não são adequados para carnes, pois podem acumular gordura e produzir fumaça e cheiro forte na casa. Porém, há aqueles mais versáteis, como a Churrasqueira para Fogão Grill Oriental Alumínio, que tem um sistema difusor que gira distribuindo uniformemente o calor sob a grelha. Nela é possível se preparar carnes, tortas, bolos e pão de queijo.

Como usar uma grelha para fogão

Para manusear os alimentos numa grelha para fogão, é importante ter os utensílios adequados para sua segurança. Dê preferência a pinças e espátulas com cabo mais longo. Antes de colocar os alimentos para assar – sejam carnes diversas ou legumes -, adicione a água e deixe aquecendo por alguns minutos para chegar à temperatura ideal de cozimento.

Depois, é só distribuir as peças de carne, frango, peixe ou legumes e tampar para fazer com que o ar quente circule de maneira uniforme e impedir a saída de fumaça. O resultado são alimentos saborosos e saudáveis, pois toda a gordura que solta das carnes cai na água que fica no compartimento debaixo da grelha.

Leia também: