Entenda antes de comprar em Climatizador de Ar

Climatizador de ar funciona?

Saiba o que é um climatizador de ar e se é a opção certa para você.

climatizador de ar
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Ainda não muito popular, o climatizador de ar pode ser uma ótima alternativa para aliviar o calor e também para deixar sua casa mais confortável em qualquer época do ano. Mas para isso, é preciso saber direitinho como ele funciona, quais suas possibilidades e, claro, as vantagens destes aparelhos.

Em primeiríssimo lugar, vamos deixar bem claro: embora um climatizador de ar funcione, e muito, na hora de ajudar a deixar sua casa mais fresquinha, ele não refrigera o ambiente.

Na verdade, o climatizador de ar funciona como um ventilador. Só que, como você pode usar água gelada ou o próprio gelo, o ar volta para o ambiente mais fresco, aliviando o calor, além de umidificar o ambiente. Para deixar o resultado mais eficiente, alguns modelos usam bolsas ou caixas de gel que saem direto do congelador para o aparelho.

Ou seja, o que ele faz é diminuir a temperatura do quarto ou da sala. Alguns modelos também contam com aquecimento, então se você mora em locais onde faz mais frio, um climatizador quente/frio vai funcionar para deixar a temperatura mais agradável a ano inteiro.

 

Leia também: Qual a diferença entre ar condicionado e climatizador?

Por que comprar um climatizador de ar?

Pessoas com problemas respiratórios, como alergias ou rinites, costumam ter problemas em ambientes com ar condicionado. Como o climatizador de ar funciona sem ressecar o ambiente (muito pelo contrário), ele não causa desconforto. E você ainda pode escolher um climatizador com purificador, que funciona para deixar o ar mais limpo e com melhor qualidade.

Veja preços de climatizadores:

Enquanto os ventiladores comuns jogam ar quente de volta, os climatizadores funcionam para refrescar o ar antes de devolver para o ambiente, sendo uma opção mais adequada no calor mais forte.

Todo climatizador de ambiente é portátil, e é bem fácil transportar o aparelho de um cômodo para outro.

Outra vantagem é o custo, não só do próprio aparelho, mas também na conta de luz: o climatizador de ar é bem mais barato e gasta muito menos energia que um ar condicionado, mesmo os mais econômicos. E ainda ajuda a cuidar do meio ambiente, já que não joga gás na camada de ozônio.

Ah, uma dica: pelo seu funcionamento, os climatizadores de ar são mais indicados para locais secos, com baixa umidade do ar, e não tão quentes como algumas regiões. Nesses casos eles podem até ajudar um pouco, mas não vão dar o resultado que o verão forte pede. E o ideal é que sejam usados em cômodos menores.

Então, antes de comprar um climatizador de ar, o mais importante é levar em consideração o ambiente e o clima da sua cidade.

 

Leia também: Melhores Climatizadores de Ar do Momento


O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em climatizador de ar