Climatizador de ar branco ao lado de uma janela

Climatizador Midea AKAF é bom? Analisamos ventilador com umidificador

Climatizador de ar Midea AKAF tem versões para 110V (127V) e 220V e promete ser econômico

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O climatizador Midea AKAF é um dos mais comprados aqui do nosso site. O ventilador com umidificador tem capacidade para 7 litros de água, oferece três tipos de velocidades e está na nossa lista de melhores climatizadores de ar 2021. Entre os pontos negativos, o aparelho não é bivolt, mas você consegue encontrá-lo em versões de 110V (127V) ou 220V. Ficou interessado em saber se o umidifcador Midea é bom e vale o seu preço? Confira a análise de ficha técnica que fizemos abaixo!

Antes de conhecer mais sobre o aparelho, é importante entender as principais diferenças entre um climatizador e um ar-condicionado tradicional. Enquanto o ar diminui (ou aumenta) a temperatura do ambiente de forma brusca, o climatizador de ar só refresca e ventila o cômodo, de maneira sutil. Ele basicamente funciona como um ventilador, mas também espalha partículas de água fria no ambiente. Desta forma, ele tem uma potência menor que a de um ar-condicionado, mas também consome menos energia elétrica.

Leia também: cliimatizador de ar funciona?

Climatizador Midea Liva AKAF de frente em fundo branco
Abaixo, veja nossa análise do climatizador de ar Midea AKAF (Imagem: Divulgação/Midea)

Ficha técnica do climatizador de ar Midea:

  • Ciclo de ar: frio
  • Funções: climatizador, purificador, umidificador, ventilador
  • Três tipos de velocidades
  • Capacidade máxima de água: sete litros
  • Recursos: indicador de nível de água, rodas para transporte, swing, timer
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Potência: 60W

Confira como comprar um climatizador

Climatizador Midea tem reservatório para sete litros de água

Parte de trás do climatizador de ar Midea AKAF
Climatizador Midea chega com reservatório espaçoso (Imagem: Divulgação/Midea)

O climatizador Midea conta com um reservatório de água removível com capacidade para até sete litros, e promete ser fácil de abastecer e de lavar. Para você saber a quantidade de água, o aparelho tem um indicador na parte da frente que mostra o seu nível, e emite um "bip" caso ela esteja no fim.

O aparelho tem as seguintes dimensões: 275mm de largura, 675mm de altura, 260mm de profundidade e 6,1kg. Para facilitar o seu dia a dia com o aparelho, ele conta com rodinhas acopladas, o que deixa o seu transporte bem mais fácil. Basta apenas puxá-lo pela alça para levá-lo aos diferentes cômodos da sua casa.

Midea AKAF ventila, umidifica, resfria e purifica o ar

Climatizador Midea AKAF de frente com zoom no display de recursos e funções
Climatizador de ar Midea AKAF se destaca com purificador de ar (Imagem: Divulgação/Midea)

O ventilador com umidificador Midea conta com diversas funções: ele é climatizador, purificador, umidificador, ventilador, além de ter recursos especiais, como o swing e o timer. Se você quiser deixar o ambiente mais gelado, o climatizador Midea ainda conta com duas caixas para guardar bolsas de gel. Você pode congelá-las e depois encaixá-las no reservatório de água.

Para quem se preocupa com a qualidade do ar do ambiente onde vive, a boa notícia é que o climatizador Midea também melhora a qualidade do ar, já que conta com três filtros que ajudam a eliminar fungos, bactérias e impurezas do ambiente. Para deixar sua vida mais prática, esses filtros também são fáceis de limpar.

Além dessas funções, o climatizador Midea possui três tipos de velocidades: o modo Natural, Normal e Dormir. Já o fluxo de ar pode ser alternado pela da função Oscilar, que faz as aletas internas do climatizador Midea movimentarem-se para os lados.

Voltagem, potência e consumo do climatizador da Midea

O climatizador Midea AKAF tem versões em 110V e 220V. Ou seja, ele não é bivolt, mas oferece as duas versões para você ter em sua casa. Sua potência é de 60W, valor inferior a de um ar-condicionado, por exemplo. O aparelho não tem selo Procel, símbolo que informa quanto de energia o eletrdoméstico consome. Mas a Midea promete que o climatizador é sim econômico.

Quer saber como calcular a potência certa de um ar-condicionado para quarto? Veja as nossas dicas aqui

Vale a pena comprar o climatizador de ar Midea Liva AKAF?

O climatizador Midea pode ser uma excelente opção para aliviar o calor e deixar a sua casa mais confortável em qualquer época do ano. Com preço médio de R$ 550 (em setembro de 2021), o climatizador Midea AKAF tem uma boa relação custo-benefício por trazer diversas funções interessantes. Seus sete litros de capacidade de água, três níveis de filtragem, opção de refrescar usando gelo e rodinhas são, sem dúvida, destaque.

O aparelho é indicado para quem não precisa necessariamente de um aparelho com grande potência. Ou seja, se você tem um cômodo muito quente, comprar um ar-condicionado pode ser mais eficiente. Por outro lado, o climatizador refresca mais que o ventilador tradicional. Outra vantagem do climatizador é manter a umidade do ar, o que é um bônus interessante para crianças e pessoas com alergias e problemas respiratórios.

Descubra qual é o melhor para o seu estilo de vida: climatizador ou ventilador?

Conheça mais sobre os pontos positivos e negativos do climatizador Midea

Prós:

  • Filtro que purifica o ar
  • Duas caixas de gel para resfriar mais o ambiente
  • Controle remoto

Contras:

  • Não tem aquecimento
  • Não é bivolt (apesar de ter versões para as duas voltagens)

Confira a lista com os melhores ares-condicionados portáteis para aproveitar no verão de 2021